Nutrição

Os benefícios do gengibre

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Você conhece os benefícios do gengibre para a sua saúde? O gengibre é capaz de atuar como anti-inflamatório e antioxidante, além disso ajuda muito na prevenção de doenças como úlcera estomacal e câncer colorretal.

Essa raiz ainda é supereficaz para pessoas que possuem problemas gastrointestinais, pois ajuda a diminuir o vômito e as náuseas. Ainda sobre os grandes benefícios que fornece, o gengibre é muito útil para aqueles que desejam perder peso, pois seu uso acelera o metabolismo.

Se você tem problemas com pressão arterial, o gengibre também é muito eficaz para trazer a regulação desse problema. Você pode fazer o uso do gengibre em chás ou usar as raspas dele em sucos, saladas e até mesmo na água para se hidratar.

É importante alertar que o consumo dessa raiz deve ser moderado, pois o uso em excesso pode resultar em grandes problemas. Em pessoas diabéticas, o uso excessivo pode gerar hipoglicemia. No caso de pessoas com hipertensão, é possível ocorrer hipotensão. E, com relação a gestantes, o uso deve conter orientação médica.

Nutrientes presentes no gengibre

Benefícios do gengibre

Os benefícios do gengibre estão todos diretamente ligados à sua composição. Rico em substâncias termogênicas, ele é capaz de acelerar o metabolismo. Dessa forma, a queima de gordura corporal é muito mais fácil e eficiente, por isso o gengibre é tão bom para a perda de peso.

A partir da produção de um óleo essencial de gengibre, muitos componentes terapêuticos podem ser encontrados. Entre eles estão o cafeno, o zingebereno, a zingerona e o felandreno. Além disso, a raiz possui uma substância que se chama gingerol, que apresenta diversas propriedades antimicrobianas, antioxidantes e anti-inflamatórias.

O gengibre também é muito rico em cobre, potássio, vitaminas A, B, C e D, zinco e magnésio. Agora que já sabemos como essa raiz é cheia de benefícios, confira algumas receitas para fazer em casa.

Você também pode gostar:

Como consumir o gengibre

Benefícios do gengibre

Para consumir e se deliciar com os benefícios do gengibre, existem diversas maneiras. Uma das mais comuns é tomando o chá feito somente com a raiz. Além do mais, você pode adicionar gengibre em qualquer chá que desejar, o gosto fica maravilhoso e mais potente.

Por outro lado, as receitas comuns que realizamos em casa também aceitam muito bem o gengibre. Você pode por exemplo incluir a raiz na salada, no purê de batata ou na cenoura, em almôndegas e muito mais. Porém, não exagere na quantidade, pois, assim como os benefícios do gengibre são muito potentes, seu gosto também é.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]