Autoconhecimento

Como superar o final de um relacionamento

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

VOCÊ É MUITO MAIS QUE UM RELACIONAMENTO

O término de um relacionamento faz parte dos mais variados ciclos que a vida oferece. A gente ama, se entrega, confia, deposita todo nosso carinho em uma pessoa que acreditamos que ficará pra sempre… A liquidez das novas relações caracteriza o modelo de interação entre duas pessoas, ou seja, os indivíduos estão mais suscetíveis a abrir mão de algo sólido e para o qual é preciso dar 100% de si. No entanto se existiu esforço, responsabilidade e se você abriu mão de certas coisas para ver seu parceiro(a) feliz, a culpa não é sua.

Nada que seja forçado deve acontecer. A naturalidade é um dos fatores indispensáveis para a confirmação de um bom relacionamento. Pressão, cobranças e impedimento de ser quem você é são motivos cruciais para saber que estar sozinho agora é melhor que a toxicidade de uma companhia.

Amar a si mesmo, aprender a estar consigo e dar valor a isto faz com que sua presença basta. O autoconhecimento é fundamental durante este processo. Do que você gosta? O que te faz bem? O que deseja fazer neste momento? Conseguiria responder estas três questões neste momento?

Dê um tempo para si mesmo e dedique todas as 24 horas para satisfazer suas vontades. Saiba que o primeiro passo para amar ou adorar alguém é o prazer com o seu próprio íntimo.

fim de um relacionamento

A partir de agora temos um compromisso, que é a sua felicidade.

Não estamos dizendo que o término de um relacionamento seja fácil, porque de fato não é. Contudo faz-se necessário continuar a caminhada.

As noites em claro e as recaídas serão obstáculos para o seu objetivo. Por isto separamos 5 dicas para te ajudar.

1 – É preciso aceitar a separação

O filósofo Heráclito de Éfeso escreveu a seguinte frase durante o século 540 a.C: “A mesma água nunca passa duas vezes por baixo da mesma ponte”. A mesma coisa acontece com os seres humanos. É necessário estar em evolução contínua e ter consciência de que você é diferente do que foi ontem, assim como o relacionamento, que não será mais o mesmo.

2 – Saiba que tudo passará

Tudo é incerto na vida, menos a certeza de que morreremos um dia e de que a própria vida é efêmera. Sabemos que na hora em que a saudade bate a vontade de uma ligação ou uma simples mensagem vê juntas, porém deve-se ter em mente que uma hora ou outra tudo vai passar.

fim de um relacionamento

Você também pode gostar:

3 – Seus sentimentos são sua responsabilidade

Em determinados momentos, culpamos nosso(a) ex-companheiro por aquilo que estamos sentindo, então o(a) responsabilizamos por estarmos sozinhos agora. A partir do momento em que deixamos uma relação, porém, toda decisão é individual. Só você pode superar e deixar de lado o que está sentindo, então respeite o processo e procure controlar seus sentimentos. A responsabilidade agora é toda sua.

4 – O fim do ‘felizes para sempre’

Com toda certeza você já ouviu a expressão “que seja eterno enquanto dure”. Histórias, risos, carinhos, conversas e momentos íntimos foram compartilhados, mas isto fez parte de um ciclo que, agora, chegou ao final. Aceite este término e tenha em mente que sua felicidade começa neste momento.

5 – Adapte-se a novos ambientes

fim de um relacionamento

Ficar preso aos mesmos lugares onde você sabe que pode encontrar seu ex prejudica sua saúde mental. Conheça novos novas pessoas também. O app de relacionamento BMatch é uma boa alternativa, já que pode ser usado para buscar interesses em comum.

O fim de um relacionamento pode ser traumático, mas é preciso se reconstruir e se reinventar. Saiba que você é maior que qualquer relacionamento. Ame-se em primeiro lugar e preserve as boas lembranças, já que agora você é uma nova pessoa e nada vai te impedir de conquistar sua felicidade.

Em suma, leve consigo o conceito do filósofo existencialista Jean Paul Sartre: “Não importa o que fizeram com você. O que importa é o que você faz com aquilo que fizeram com você”. Então siga em frente. Supere!

Escrito por Geovanni Henrique da Silva 

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]