Arena de Inovação vai mostrar projetos de alimentação e agricultura sustentável

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Data / Hora
20/10/2016
11:00 - 19:00

Localização
Centro Cultural São Paulo

Categorias


Nutrição e agricultura sustentável para o desenvolvimento local será o mote da 3ª Arena de Inovação do Município de São Paulo – um evento da Agência São Paulo de Desenvolvimento (AdeSampa) que tem como objetivo aproximar pesquisadores, estudantes, criadores de startups e poder público por meio de atividades ligadas à ciência, tecnologia e inovação.

Os três painéis de debates, que acontecerão no dia 20/10 no Centro Cultural São Paulo entre 11h e 19h têm entrada gratuita. 

Para trazer o assunto “Nutrição, Excedente, Escassez e Desperdício”, o primeiro painel (12h) vai contar com duas ganhadoras do Projeto Vai TEC (Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas da Adesampa): Luciana Heuko, do C.E.B.O.L.A. e Aline Amorim Souza do Portal da Xepá. Farão parte da conversa ainda Susana Prizendt Muda, do Movimento Urbano de Agroecologia de São Paulo, Eliana Martins, do Banco de Alimentos, e Karen Leal da Silva, do Programa Mesa Brasil do SESC. A ideia é mostrar iniciativas de pequenos produtores que ajudam a combater o desperdício alimentar e despertam a consciência do consumidor, como o aproveitamento de todas as partes de um único ingrediente para preparar diversos pratos.

O segundo painel (14h30) será “Agricultura Familiar Empreendedora e Desenvolvimento Local”. Os projetos apoiados pelo Programa Vai Tec que vão compor esta mesa serão Orgânicos no Prato, representada por Vinicius Nascimento, e Da Cisterna ao Jardim, com Antônio Paulo de Araújo Jr. Para enriquecer ainda mais o debate estarão presentes Marina Esposito, do Agroapp e Luiz Henrique Bambini, Assessor do Departamento de Alimentação Escolar da Secretaria de Educação, além da Lia Goes, agente de Desenvolvimento Local da Adesampa em Parelheiros e Thales Gomes, também da Adesampa na mediação.

Por fim, o painel “Agricultura Urbana” (16h50), um tema que tem despertado o interesse cada vez maior das pessoas que moram na cidade, será colocado em pauta também por especialistas junto aos vencedores do Vai Tec. Edson Santos de Oliveira, do Planta Periferia, Regina Chaves, do CBAU e Vilma Vilarinho, do Tomatinhos Urbanos serão os representantes do Vai Tec. Já os especialistas serão Pedro Almeida da AAZL – Associação de Agricultores da Zona Leste e Prof. Diamantino Pereira da USP LESTE – EACH. O painel terá moderação de Luis Henrique, do COSAN – Departamento de Agricultura e Abastecimento.

Esta edição da Arena de Inovação faz parte da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, cujo tema este ano é “Ciência Alimentando o Brasil”, numa alusão ao dia Mundial da Alimentação (16/10).

SOBRE O VAI TEC (Programa de Valorização de Iniciativas Tecnológicas)
Criado pela AdeSampa (Agência São Paulo de Desenvolvimento), o programa Vai Tec estimula a criação, o acesso, a formação e a participação da população, no desenvolvimento tecnológico de São Paulo. Para isso, subsidia projetos com ideias inovadoras para melhorar a qualidade de vida na cidade. Já foram realizadas duas edições do programa que selecionaram 139 projetos, contemplados com até R$ 25 mil na primeira edição e R$ 27 mil na segunda. Um dos diferenciais é que os projetos de regiões periféricas ganham mais pontos nos critérios de seleção, oferecendo maiores chances para empreendedores de regiões vulneráveis.

SOBRE A ADESAMPA

A Agência São Paulo de Desenvolvimento (AdeSampa) é um serviço social autônomo vinculado por cooperação a Secretaria de Desenvolvimento Trabalho e Empreendedorismo da Prefeitura de São Paulo.
A AdeSampa tem por finalidade promover a execução de políticas de desenvolvimento, especialmente as que contribuam para a atração de investimentos, a redução das desigualdades regionais, a competitividade da economia, a geração de emprego e renda, o empreendedorismo, a economia solidária e a inovação tecnológica.

Serviço

3ª Arena de Inovação
Centro Cultural São Paulo
Rua Vergueiro, 1000 – São Paulo
Inscrições aqui
Evento no Facebook

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]