Dia Internacional da Felicidade

Chirles de Oliveira
Escrito por Chirles de Oliveira
Mapa não está disponível

Data / Hora
20/03/2019
10:00 - 17:00

Localização
Unibes Cultural

Categorias


Portal Felicidade Sustentável promove comemoração ao Dia Internacional da Felicidade, com presença da Monja Coen

Evento gratuito acontece em São Paulo no próximo dia 20 de março, no Unibes Cultural

O Dia Internacional da Felicidade foi proclamado pela Assembleia Geral da ONU em 2012, já que “a busca da felicidade é um dos objetivos fundamentais do ser humano” e porque precisamos de “uma abordagem mais inclusiva e equilibrada ao crescimento econômico que promova o desenvolvimento sustentável e o bem-estar”. A ideia foi lançada pelo Butão, que desde 1972 adota como estatística oficial de crescimento a “Felicidade Nacional Bruta“, analisando além do crescimento econômico, os aspectos psicológicos, culturais, ambientais e espirituais.

Aqui no Brasil, a Monja Coen – missionária oficial da tradição japonesa Soto Shu no país e fundadora da comunidade Zen Budista, é uma das maiores porta-vozes da busca por bem estar e felicidade, tendo escrito e publicado mais de dez títulos sobre o tema. “Felicidade, para mim, significa sentir-se completo, inteiro, adequado às circunstâncias e àquilo que estamos fazendo. No budismo, falamos de nirvana, um estado de paz e tranquilidade que alcançamos com a sabedoria”, explica. “Não há nada fixo, nem permanente, estamos em constante transformação. Cada filme que vemos, livro que lemos, encontro que temos, aula que assistimos nos modifica. E a percepção disso pode nos dar um bem-estar muito grande. Como é que você aprecia esse momento?” A apreciação do momento presente, segundo a guru, é um dos exercícios essenciais para sermos felizes e plenos.

É por este motivo que ao idealizar o evento em comemoração ao Dia Internacional da Felicidade 2019, Chirles de Oliveira – fundadora do portal Felicidade Sustentável, sabia que a presença da Monja seria um adendo valioso à lista de palestrantes selecionados à dedo. A festa terá como palco o Unibes Cultural em São Paulo e objetiva criar um espaço de colaboração, crescimento e propósito, ao longo de suas quase 7 horas de programação. “O mindset da felicidade é aquele que contempla a simplicidade, que valoriza o tempo, o sono, a saúde, que cultiva emoções positivas, que saboreia os bons momentos com os amigos e familiares. E que ainda desenvolve um senso de responsabilidade, de propósito com foco no coletivo e no planeta.“ afirma Chirles.

Além da palestra da Monja Coen no evento, que será 100% gratuito e 100 % colaborativo, a comemoração terá outros painéis, meditações, música e convidados especiais.

Confira a programação:

10h00 – Credenciamento

10h30 – Abertura pelo Unibes Cultural

10h35 – Palestra Felicidade Sustentável: você pode fazer a diferença no mundo – Chirles de Oliveira

11h10 – Palestra: Um papo sobre empreender com propósito e felicidade – Coralinas.org

11h45 – Meditação com Tambores – Maria Eugênia Anjos

12h30 – Intervalo para o almoço

13h45 – retorno DJ com Músicas da Felicidade

14h20 -Palestra: Propósito de vida em ação – Renata Rocha

14h55 – Sorteios: Mimos da Felicidade

15h10 – Palestra Atenção Plena e Felicidade – Claudia Comaru

15h45 – Palestra: O que é felicidade? – Monja Coen

16h45 – Palavras de encerramento

17h00 – Fim

Será ofertado Reiki durante a programação

Para saber mais

Chirles de Oliveira criou o portal Felicidade Sustentável em 2015 com a missão de inspirar vidas, formar pessoas e desenvolver organizações que mudam o mundo. A Mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP é também certificada em Ciências Holísticas e Economia para Transição pela Escola Schumacher Brasil, em Psicologia Positiva pelo IBCoaching e em Felicidade Interna Bruta, pelo Instituto Feliciência. Além disso, é praticante e professora de yoga e também colabora como colunista para o portal Eu Sem Fronteiras.

Além do evento em março, Chirles e seus colaboradores têm em vista para 2019 o lançamento de 2 livros, 1 e-book e uma websérie sobre “As 10 emoções positivas para uma Felicidade Sustentável“. Para saber mais acesse http://felicidadesustentavel.com.br/dia-da-felicidade

Sobre o autor

Chirles de Oliveira

Chirles de Oliveira

Sou jornalista de formação, mestre em Comunicação e Práticas de Consumo pela ESPM/SP, pós-graduada em Marketing e Propaganda e atuo como docente do ensino superior na graduação e pós-graduação.

Na minha busca pela sustentabilidade e felicidade experiencial, fiz a certificação em Ciências Holísticas e Economia para Transição pela Escola Schumacher Brasil, trabalhei como voluntária na comunidade Schumacher College, sou facilitadora em Felicidade Interna Bruta pelo FIB-Feliciência e tenho formação em Psicologia Positiva pelo IBC - Instituto Brasileiro de Coaching. Sou professora e praticante de Yoga.

Busco o autoconhecimento e penso que o grande desafio da vida é equilibrar o lado profissional, pessoal, social e espiritual. Eu, sinceramente, acredito no poder da transformação, da ressignificação das experiências da vida, da resiliência, da gratidão, da gentileza e compaixão. Eu acredito que podemos desenvolver um mindset da felicidade e desmistificar os preconceitos em relação ao tema.

E assim, por inspiração, surgiu o blog Felicidade Sustentável em março de 2015, cuja missão é informar, inspirar, compartilhar as boas práticas, agregar valor à vida e senti-la pulsando em alta potência! É vida que flui e promove sempre bons encontros!

Agora o blog transforma-se em um portal com conteúdos online e ofertas de cursos, workshops e palestras com embasamento na Ciência da Felicidade, na Psicologia Positiva, na Neurociência, no Sistema FIB e pela história de vida (Walk the Talk).

Não damos receitas de felicidade (só receitas saborosas e saudáveis! rsrs), mas esperamos que cada um encontre aqui algumas “pílulas” ou trilhas para viver a Felicidade Sustentável, no seu tempo, respeitando a sua individualidade e despertar… Porque, como canta Caetano Veloso, “cada um sabe a dor e a delícia de ser o que é”.

Vamos juntos por uma vida mais feliz e sustentável?

Email: [email protected]
Site: felicidadesustentavel.com.br Facebook: blogfelicidadesustentavel
Instagram: @felicidade_sustentavel
href="https://www.youtube.com/channel/UC8zFsDGrCfJppf9mtotcz4Q">
Felicidade Sustentável