Educação Criativa para a Vida Sustentável

Flyer Educação Criativa
Anna Maria Oliveira
Escrito por Anna Maria Oliveira
Map Unavailable

Data / Hora
07/11/2020 a 08/11/2020
10:00 - 13:00

Categorias


Em um mundo cada vez mais complexo e imprevisível a educação criativa para a vida sustentável é fundamental para lidar com os desafios da contemporaneidade. Sendo assim, integramos a criatividade, o riso, meditação, as narrativas e os valores humanos em uma imersão com cinco práticas que possibilitarão a descoberta e manifestações da potência do seu processo criativo.

PROGRAMA – PRÁTICAS E FACILITADORES

07/11 – 10h – 11h – Prática – Meditação + Yoga = Conexão

Vamos explorar algumas práticas de meditação e yoga lúdico na educação para que educadores e pais possam nutrir o cuidado consigo e se desejar com educandos, filhos e família.

Você vai acessar recursos aplicados em aulas, cursos e em escolas públicas, particulares e organizações sociais na cidade de São Paulo.

IMPORTANTE

1.Usar roupa confortável

2.Separar miudezas (pedrinhas, florzinhas, anéis, pulseiras, folhas secas e o que mais você quiser) em um prato ou badeja de fundo branco

3.Caderno e caneta para registros

Facilitadora – Anna Maria de Oliveira, mais de 25 anos atuando na área educacional em formação de educadores, liderança de equipes e desenvolvimento de projetos. Pedagoga, Professora, Consultora, Palestrante, Idealizadora da abordagem integrativa Meditação e Yoga Lúdico na Educação. Colunista no site EuSem Fronteiras, Revistas BlahPsi e Statto. Fundadora, Curadora de Projetos e Parcerias da Academia Confluência. Formadora voluntária na Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Paulo, desde 2017.

07/11 – 11h – 12h – Prática – Educação e Valores Humanos

“O dever principal da educação é preparar cada um para enfrentar os não saberes com lucidez”. Edgar Morin

A pandemia trouxe inseguranças, incertezas e forçou a mudança de hábitos em todos os setores da vida. Diante desse cenário somos chamados a revisar e nutrir os valores humanos essenciais para enfrentar a nova realidade e despertar a consciência ampliada sobre a vida e a educação.Vamos refletir a partir de duas práticas lúdicas, que poderão ser aplicadas com educandos, familiares e amigos.

Facilitador – Antonio Carlos Antunes, mais de 30 anos atuando em administração de empresas, empreendedorismo, palestras e liderança de equipes. Administrador de Empresas, Pós Graduado em Marketing, Empreendedor, Consultor, Professor, Palestrante, Terapeuta em Terapia de Vidas Passadas, Formação em Metodologias Integrativas para Educação Ambiental, Colunista site Eu Sem Fronteiras. Co-Fundador da Academia Confluência, Formador voluntário na Universidade Aberta do Meio Ambiente e Cultura de Paz, desde 2017.

07/11 – 15h – 16h – Prática – O Riso na educação

“Rir com o outro

Nunca do outro.”

Pensando na volta as aulas e como cada um vai retornar após meses de isolamento, por conta da COVID-19, a oficina busca inserir o riso no espaço educacional, de forma ética, política e atuante no estado emocional de quem vivencia, liberando endorfina e assim trazendo alegria e bem estar ao convívio. Ainda que tenhamos que usar máscara, ela não nos calará e nem nos privará de sorrir.

Buscamos com a prática, primeiro trazer leveza, alegria a quem a vivencia e segundo, possibilitar que esse aprendizado possa ser multiplicado. A escola não pode ser um lugar hostil, mas sim acolhedor, leve, divertido, onde o riso, o bom humor é sempre bem-vindo.

IMPORTANTE

1- Usar roupas confortáveis.

2- Ter uma garrafinha de água ao lado

3- Lenço de papel.

Facilitadora – Dulcimara Alves, atua a 17 anos como educadora, tendo colaborado em escolas, CEI, SASF, Centro Cultural da Brasilândia e CCA. Formada professora de arte, com Habilitação em artes cênicas, Pedagoga, Pós- graduada em dança e consciência Corporal. Já levou a vivência de Terapia do Riso para o SASF em Perus, Projeto Bem-me-quer e CCA Coração Materno.

08/11 – 10h – 11h – Prática – “As narrativas e o despertar dos sonhos”

Em tempos difíceis precisamos ouvir e contar histórias.

As narrativas são ao mesmo tempo a reinvenção do que se quer mudar e a preservação do que se quer manter e com elas podemos sonhar e realizar um mundo possível.A prática propõe uma narrativa com mensagens do passado, presente e futuro, da infância a maturidade.

IMPORTANTE

1 – Separar uma maçã

2 – Separar uma faca e um prato

Facilitadora – Adriana Rodrigues, arte-educadora, contadora de histórias e professora de Língua Espanhola.Formada em Letras e Pós-graduação em Humanidades: Educação, Sociedade e Política. Atua há 15 anos como Educadora, desenvolve formações em contação de histórias e trabalha com infâncias, adolescências e projetos acadêmicos de extensão e pesquisa.

08/11 – 11h – 12h – Prática – Desenhe o seu Processo Criativo

Em um mundo cada vez mais complexo e imprevisível como podemos utilizar as nossas habilidades Criativas transformar a nossa realidade? Vamos desenhar o seu processo criativo e manifestar as suas cinco habilidades criativas refletindo os desafios do Mind set do Futuro e Inspiriências.

Facilitador – Edinelson Silva – Formador na área social, apaixonado pela promoção e desenvolvimento humano, atuo com pesquisa e desenvolvimento sobre criatividade na educação há 10 anos, idealizador da abordagem sistêmica e tecnologia Espera Criativa com implementação nas escolas de Educação Infantil. Consultor de Projetos organizacionais e pessoais, Transformacional Design Thinking , Arte Educador, Agente Sócio Ambiental , Professor de Educação Física e Capoeira.

08/11 – 12h – 12h30 – Fechamento

Será emitido certificado digital.

Como participar do evento Link para ingresso https://www.sympla.com.br/educacao-criativa-para-a-vida-sustentavel__1019064

Dias e horários do evento

07/11 – 10h às 12h10

07/11 – 15h às 16h10

08/11 – 10h às 12h30

Sobre o autor

Anna Maria Oliveira

Anna Maria Oliveira

Atuo como palestrante, consultora, professora formadora na abordagem meditação e yoga lúdico na educação, desenvolvida por mim. Graduada em cursos complementares, como arte contemporânea, xilogravura, educadora brincante, reiki tibetano, técnicas corporais ayurveda, instrutora de yoga na educação com crianças.

Vasta experiência em educação pública e no terceiro setor.

Realizo atendimento individualizado para profissionais da educação, utilizando a abordagem consultoria integrada experiencial.

Fundadora da Academia Confluência, escola de desenvolvimento humano para autogestão.

CONTATOS
E-mail: [email protected]
Site: academiaconfluencia.com.br
Facebook: academiaconfluencia
Instagram: @academiaconfluencia
Linkedin: Anna Maria de Oliveira