Gerando Saúde na Maternidade

saúde na maternidade
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Carregando mapa ....

Data / Hora
01/09/2018 a 04/12/2018
Dia inteiro

Localização
Sesc Santo André

Categorias


Sesc Santo André realiza projeto Gerando Saúde na Maternidade 

Programação oferece oficinas, vivências e bate-papos com profissionais sobre temas relacionados à gestação e primeira infância 

Dança Materna, Banho e Balde – créditos divulgação 

Entre os períodos de desenvolvimento do ser humano, a primeira infância – do nascimento aos seis anos de idade – é determinante para a evolução saudável de uma criança. Por meio do cuidado, estímulo e afeto, uma grande janela de experiências e descobertas se abre, trilhando caminhos por onde a criança desenvolve seu potencial e aprendizados que podem ser levados para o resto da vida. 

A preocupação com este período importante da vida tem crescido nos últimos anos, diante de diferentes discussões que emergem de temas relevantes à maternidade, como o aumento da mortalidade infantil, segundo dados do Ministério da Saúde; o surgimento de novas abordagens sobre doenças e riscos aos bebês, mães e famílias; e a forte tendência em humanizar as etapas durante a gestação e fortalecer vínculos nos primeiros anos de vida. Essas são apenas algumas temáticas a serem exploradas em um cenário cada vez mais desafiador para mães e pais. 

Realizado desde 2013 pelo Sesc Santo André, o projeto Gerando Saúde na Maternidade promove encontros e reflexões sobre as possibilidades na assistência e cuidados na primeira infância. Em sintonia com debates e movimentos contemporâneos, a unidade realiza de setembro a dezembro de 2018 uma programação especial do projeto, com oficinas, vivências, rodas de conversa, e uma série de ações que conectará pais – biológicos ou não – e diferentes profissionais, com abordagens diversificadas que incentivam a estruturação de vínculos essenciais e afetivos com a criança. 

A programação do projeto busca trazer discussões amplas e humanizadas, com ações que não envolvem apenas a mulher grávida, mas trabalham as relações de toda a família e pessoas que acolhem a criança. Valorizando o conhecimento de forma coletiva, o Gerando Saúde na Maternidade respeita a individualidade de cada família e bebê. Os encontros são gratuitos e livres para todos os públicos. 

Em setembro, a programação do projeto promove bate-papos e palestras em diferentes dias do mês. Sábados, dia 1º, às 11h30, e 15, às 14h30, os dentistas do Sesc Santo André realizam a roda de conversa Aleitamento Materno, Saúde Bucal do Bebê e da Gestante, com temáticas que vão desde os benefícios da amamentação, desenvolvimento da face e dentição da criança, a como lidar com incômodos e limpeza dos primeiros dentes e alterações que acontecem na boca das mães durante a gestação. 

As nutricionistas Joice Neris e Weruska Barrios vêm à unidade dia 22, sábado, às 14h30, para a palestra Dicas de Alimentação na Gravidez. A ingestão de alimentos durante a gestação é fundamental para a saúde e desenvolvimento do bebê, assim como na fase de amamentação. Além das dicas das nutricionistas, os participantes poderão tirar dúvidas sobre a introdução de alimentos para os bebês após os seis meses de vida, e como estimular a criança a consumir alimentos saudáveis como frutas, legumes e verduras. 

No dia 25, terça-feira, às 19h30, o coletivo ComMadre realiza o bate-papo Plano de Parto, uma roda de conversa para abordar informações sobre os passos durante a gestação, refletindo e discutindo as opções desde a internação até a alta. As enfermeiras obstetras Karina Trevisan, Luciane Amorim e Thaís Bernardo Rodrigues orientam os participantes a conhecerem os diferentes momentos do parto ao pensar sobre as escolhas com segurança e manter diálogo prévio e constante com a equipe que irá assistir todos os procedimentos do pré-natal aos cuidados pós-parto. 

Abaixo segue a programação completa do projeto Gerando Saúde na Maternidade, com os encontros de setembro a dezembro. 

Gerando Saúde na Maternidade – Sesc Santo André 
De setembro a dezembro. 
Grátis. Livre para todos os públicos. 

SETEMBRO 

Aleitamento Materno Saúde Bucal do Bebê e da Gestante, com dentistas do Sesc Santo André 

Dias 1/9, sábado, às 11h30 e 15/9, sábado, às 14h30. 

Na Área de Convivência. 

Bate papo sobre os benefícios da amamentação para a saúde bucal do bebê, para o desenvolvimento da face das crianças e na formação da dentição. Falaremos também quais os sintomas e como lidar com os incômodos dos primeiros dentinhos e a limpeza dos mesmos no recém-nascido. Além disso, abordaremos as alterações que acontecem na boca das mães durante a gestação, os riscos e benefícios de manter a higiene bucal nesta fase.

Dicas de alimentação na gravidez e na amamentação, com Grão Consultoria Nutricional 

Dia 22/9, sábado, às 14h30. 

Na Área de Convivência. 

A alimentação na gestação pode influenciar na saúde e desenvolvimento do bebê, por isso, a necessidade de pensar na ingestão de alimentos mais saudáveis neste período e durante a amamentação, também para evitar o ganho excessivo de peso, hipertensão arterial e diabetes gestacional. Além das dicas das nutricionistas e da possibilidade de tirar as dúvidas sobre alimentação na gestação e na amamentação, falaremos sobre a fase de introdução de alimentos em bebês após seis meses de vida. É nesta fase que a criança é estimulada a consumir alimentos como frutas, legumes e verduras. Mas, como fazer? Qual a textura ideal? Como montar um cardápio equilibrado? Qual a composição do prato de um bebê? São muitas dúvidas que as famílias apresentam diante de tantas informações e que as nutricionistas poderão esclarecer neste dia. 

Joice Neris é nutricionista, Bacharel em Nutrição – Fainc, SP. Especialista em Nutrição na Infância e Adolescência – UNIFESP, SP. 

Weruska Barrios é nutricionista, Bacharel em Nutrição – Centro Universitário São Camilo, SP. Especialista em Nutrição Humana – IMEN, SP Mestranda em Ciências e Inovação, UNIFESP, SP. 

Plano de Parto, com ComMadre. 

Dia 25/9, terça-feira, às 19h30. 

No Espaço de Brincar. 

Roda de conversa para abordar informações sobre todos os possíveis passos pelos quais passam as parturientes e acompanhantes, refletindo e discutindo opções desde a internação até a alta, levando os envolvidos a conhecerem e a pensarem sobre cada momento do parto, podendo fazer escolhas com segurança e mantendo um diálogo prévio, constante com a equipe que irá assistir todos os procedimentos. Abordaremos nesse encontro temas como: o que é plano de parto? A importância de um plano de parto e orientações gerais sobre como fazer um plano de parto. 

Karina Fernandes Trevisan possui Enfermagem Obstétrica formada pela Universidade Federal de São Paulo-UNIFESP, é Mestre em Saúde Materno Infantil e Doutora em Cuidados em Saúde, ambas pela USP. Trabalhou com a assistência ao parto humanizado em sala de parto e como diretora de serviços de enfermagem na implantação de ações na humanização da assistência. Hoje atua na assistência ao pré-natal, parto e pós-parto, além de consultora em aleitamento materno na ComMadre. 

Luciane Amorim da Silva Bueno é Enfermeira Obstetra pela Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto – USP, Pós-graduada em Enfermagem Obstétrica pela UNIFESP e em Gerenciamento de Serviços de saúde pelo Albert Einstein. Trabalhou como enfermeira obstetra durante oito anos em um grande hospital de São Paulo e hoje atua na assistência ao pré-natal, parto e pós parto, além de consultora em aleitamento materno na ComMadre. 

Thais Bernardo Rodrigues de Araujo é Enfermeira Obstetra formada pela Faculdade Santa Marcelina e especialista em Saúde da Família pela UNIFESP. Atuou como Enfermeira da Estratégia de Saúde da Família em Unidade Básica de Saúde. Atualmente está na assistência ao pré-natal, parto e pós parto, além de consultora em aleitamento materno na ComMadre na ComMadre. 

OUTUBRO 

Bebês na Piscina, com instrutores do Sesc Santo André. 

Dias 3, 10, 17 e 24/10, sábados, às 11h30. 

Na Piscina Coberta. Necessário Credencial Plena e exame dermatológico atualizado. Inscrições no local com 30 minutos de antecedência. 

Dentro da água, os bebês ganham consciência do corpo, aprendem a movimentar-se de modo diferente, experimentam novas sensações. A prática os encoraja a serem mais confiantes, mais sociais, a terem maior autonomia, além de contribuir para o desenvolvimento sensorial, motor e até melhorar o sono dos pequenos. Durante as ações serão apresentados e utilizados diversos suportes aquáticos de acordo com a idade dos pequenos: pranchas, tapetes, macarrões, brinquedos, com orientações de como estimular o bebê no ambiente aquático. Daremos dicas de como segurar corretamente e confortavelmente o bebê, como estimular a água nos olhos desde o banho, como reconhecer reflexos motores a ampliar a gama de movimentos dentro da água. Uma ótima oportunidade para explorar novas sensações, para se divertir, com os pais e com as outras crianças. 

Mãos que Criam, com instrutores do Sesc Santo André. 

Dias 20/10 e 8/12, sábados, às 15h30. 

No Espaço de Brincar. 

O fazer manual favorece momentos de conversas e trocas de experiências, que são importantes para as famílias que vivenciam a primeira infância ou a espera de um bebê. Nestas oficinas criaremos objetos personalizados e que são úteis para a rotina dos bebês. 

Ultrassom Natural e Pintura na Barriga, com Pâmella Souza. 

Dia 27/10, sábado, às 16h. 

Na Sala de Práticas Corporais. Inscrições no local com 30 minutos antes. 

Entre tantas mudanças no corpo e na mente durante a gestação, o crescimento da barriga é algo notável. Uma das formas de eternizar e criar vínculo nesse momento é realizar a Pintura de Barriga. Nesse encontro com as gestantes e suas famílias, vamos explorar delicadamente a apalpação do ventre, o chamado ‘ultrassom natural’, descobrindo a posição do bebê, estimando seu tamanho e realizando a pintura na barriga, estimulando assim, o vínculo daqueles que esperam pelo novo membro da família. 

Pâmella Souza é educadora perinatal e doula certificada pelo GAMA (SP). Facilitadora de cursos para capacitação de doulas em formação, ministra cursos para profissionais levando técnicas para aprofundamento no cuidado corporal na gestação e parto em SP, BA, MS, PR e no Paraguai. 

Segredos da Placenta, com Raquel Carvalho e Pâmella Souza. 

Dia 30/10, terça-feira, às 19h30. 

No Espaço de Brincar. 

Nesse encontro abordaremos a importância da placenta, suas funções e benefícios, em como ela pode ser fundamental, por exemplo, na reanimação neonatal e ainda evitar hemorragias. Ao falar sobre placenta, Raquel e Pâmella convidam os participantes a conhecerem um pouco mais sobre o parto de lótus, técnicas medicinais feitos à base de placenta e seus benefícios, também sobre os alimentos importantes na sua dieta para que sua placenta se desenvolva saudável e possa cumprir melhor seu papel. Apresentaremos brevemente as práticas rituais das famílias no mundo todo que fazem amuletos e recordações que protegem o bebê. 

Raquel Carvalho é Obstetriz formada pela USP, trabalha na assistência ao Parto Domiciliar Planejado e Hospitalar Humanizado. Idealizadora da equipe de assistência à gestação e parto, REM Respeito e Empoderamento Materno. Placenteira à frente da Segredos da Placenta desde 2015. 

Pâmella Souza é educadora perinatal e doula certificada pelo GAMA (SP). Facilitadora de cursos para capacitação de doulas em formação, ministra cursos para profissionais levando técnicas para aprofundamento no cuidado corporal na gestação e parto em SP, BA, MS, PR e no Paraguai.

NOVEMBRO 

III Simpósio Interdisciplinar sobre a Prematuridade 

No Espaço de Tecnologias e Artes. 

Dentro da programação da III Semana de Prematuridade do Grande ABC, que será realizada entre os dias 12 e 18 de novembro, o Sesc Santo André, em parceria com a CLIA Psicologia, Saúde e Educação, realizará palestra, oficina e bate-papo no dia 17 de novembro, sábado, com o tema “Prematuridade: atenção integral à mãe e ao bebê”. Programação abaixo. Pré-inscrições na Central de Atendimento ou no Portal do Sesc SP de 17/10 a 6/11. Resultado dia 7/11. 

Palestra 

Prematuridade: Atenção Integral à Mãe e ao Bebê, com Aline Costa, Fabiana Sarilho, Ana Paula Magosso e Rita de Cássia Monteiro 

Das 10h30 às 13h. 

Oficina 

O Fortalecimento do Vínculo por meio da Massagem, com Fabiana Sarrilho 

Das 14h30 às 16h30. 

Exibição e bate-papo 

Cine Materna: O Início da Vida, com Ana Paula Magosso e Aline Costa 

Das 16h30 às 18h30.

Aline Costa, Psicóloga Clínica, formada pela Universidade Metodista de São Paulo, Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP; Coach; Palestrante; Pesquisadora financiada pela CAPES/FAPESP, com pesquisas relacionadas á gestação, parto, pós-parto, e perinatalidade. 

Fabiana Sarilho de Mendonça, Fisioterapeuta graduada pela FCNM, Mestre em Ciências da Reabilitação pela UNINOVE. Especialização em Fisioterapia em neonatal e pediátrica pela GAMA FILHO e Psicomotricidade pela UNIFAI. Graduanda em Terapia Ocupacional pela FMABC. 

Ana Paula Magosso Cavaggioni, Psicóloga Clínica graduada pela UMESP, Doutoranda em Psicologia da Saúde pela UMESP, Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP, com pós-graduação lato sensu em Neuropsicologia Clinica, pós-graduação lato sensu em Avaliação e Intervenção Psicológica em Crianças e Adolescentes pela Cognos – Formação Profissional e desenvolvimento Pessoal. Especialista no Método RAMAIN e no Método DIA-LOG. 

Rita de Cássia Monteiro Cardoso, Terapeuta Ocupacional graduada pela UNIFESP – Escola Paulista de Medicina, cursando especialização em neurologia pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Experiência profissional em neurologia, neuropediatria, gerontologia, reabilitação física de MMSS e saúde pública (equipe multidisciplinar).

Amamentação e Retorno ao Trabalho, com Isa Crivellaro. 

Dia 27/11, terça-feira, às 19h30. 

No Espaço de Brincar. 

A volta ao trabalho costuma ser um momento de grande atenção para as famílias, não só pelo fato de ser uma das primeiras situações que envolvem se afastar de seus bebês, mas também porque inúmeras dúvidas surgem com relação à manutenção da amamentação. Nesse bate-papo vamos discutir sobre a importância da amamentação após a volta ao trabalho e como a família pode se preparar para esse momento. 

Serão abordados temas de como a amamentação funciona e porque é possível seguir amamentando mesmo quando da volta ao trabalho, sobre ordenha manual e com bomba extratora: prós e contras de ambas as técnicas, como planejar e organizar uma rotina de ordenha antes e após o retorno ao trabalho, como armazenar e transportar o leite materno ordenhado, estoque de leite e jornada de trabalho, utensílios que podem ser utilizados na oferta do leite materno ordenhado ao bebê na ausência da mãe. Venha participar desse tema de extrema importância para os bebês e para as famílias. 

Isa Crivellaro é Fonoaudióloga com graduação e pós-graduação pela FMUSP, consultora Internacional em Amamentação pelo International Board of Lactation Consultant Examiners (IBLCE) e membro da ILCA.

DEZEMBRO 

Dança Materna para Mães, Pais e Bebês de Colo, Engatinhantes e Banho de Balde, com Tatiana Tardioli 

Dias 1 e 2/12, sábado e domingo, às 14h30. 

Na Sala Múltiplo Uso. 

A Dança Materna para Gestantes potencializa uma vivência consciente da gravidez, um convite a experimentar-se na dança como forma de se conhecer, expressar e lidar com todas as transformações em curso neste momento da vida. Além do prazer de dançar, traz muitos benefícios físicos e emocionais para a família, beneficiando também seu bebê e contribuindo com a preparação para o parto e o pós-parto. Possibilita uma assimilação mais tranquila das mudanças que vão acontecendo no corpo, contribui com a preparação para o parto, quando é preciso conciliar momentos de ação e de entrega. A dança se dá a partir de improvisações direcionadas à exploração do movimento, percepção dos apoios, dos impulsos, da relação com o espaço, com o bebê e com as outras grávidas. 

O banho de balde é uma experiência extremamente prazerosa para o bebê, pois remonta ao aconchego no útero da mãe, pela contenção experimentada em função do formato do balde somada à imersão num meio líquido. Além das mães, os pais também estão convidados a participar da dança e do banho em seus bebês. Uma vivência que une dança e banho de balde especialmente conduzida para embalar as famílias, finalizada com massagem. Um convite para a dança, para a conexão, para o contato, terminando com a refrescância do banho de balde nos pequenos que sairão relaxados e prontos para um gostoso descanso no calor do verão! 

Tatiana Tardioli é bailarina, coreógrafa, preparadora corporal e especialista em bebês. Ministra as aulas no Dança Materna desde 2008 depois de mais de uma década de estudos, investigações e práticas em danças contemporâneas, populares, estudos de educação somática, fisioterapia e transdisciplinaridade. Acredita que dançar na gestação e com o bebê nascido, propicia momentos de cumplicidade muito preciosos na construção de um vínculo sadio e contribui para a saúde e o equilíbrio espiritual, emocional e físico da mãe e do bebê. 

Desmame Gradual e Gentil, com Isa Crivellaro. 

Dia 4/12, terça-feira, às 19h30. 

No Espaço de Brincar. 

A amamentação prolongada é extremamente benéfica pra mães e bebês, contudo, é comum surgirem dúvidas sobre como conduzir um desmame parcial (ou total) de crianças maiores, de maneira gradual e sem traumas. Desmame é o processo pelo qual a criança deixa de se alimentar através do aleitamento materno e passa a receber todos os nutrientes de que precisa através de outros alimentos. Nesse bate-papo iremos conversar sobre os anseios e desafios desse processo e apresentar estratégias que podem auxiliar para que esse seja um caminho permeado de amor, respeito e confiança.

SESC SANTO ANDRÉ 

Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André
Telefone – (11) 4469-1311

Estacionamento (vagas limitadas): Credencial Plena – R$ 5 (R$ 1,50 por hora adicional) | 
Outros – R$ 10 (R$ 2,50 por hora adicional). 

Informações sobre outras programações: sescsp.org.br/santoandre | facebook.com/SESCSantoAndre 

Assessoria de Imprensa do Sesc Santo André: 
Cauê Colodro | 11 4469-1312
Cibele Porzelt | 11 4469-1310
[email protected]

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]