Sesc Santo André dá continuidade ao projeto Gerando Saúde na Maternidade no segundo semestre de 2019

Sala com mulheres sentadas assistindo parto no telão
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Carregando mapa ....

Data / Hora
01/11/2019 a 01/12/2019
Dia inteiro

Localização
Sesc de Santo André

Categorias Não Categorias


Sesc Santo André dá continuidade ao projeto Gerando Saúde na Maternidade no segundo semestre de 2019

Programação oferece oficinas, vivências, espetáculos e bate-papos com profissionais sobre temas relacionados à gestação e primeira infância

Bebê tomando banho de balde

Colo, Chão, Amor e Movimento e Banho de Balde

Entre os períodos de desenvolvimento do ser humano, a primeira infância é determinante para a evolução saudável de uma criança. Por meio do cuidado, estímulo e afeto, uma grande janela de experiências e descobertas se abre, trilhando caminhos por onde a criança desenvolve seu potencial e aprendizados que podem ser levados para o resto da vida.

Realizado desde 2013 pelo Sesc Santo André, o projeto Gerando Saúde na Maternidade promove encontros e reflexões sobre as possibilidades na assistência e cuidados na primeira infância. Em sintonia com debates e movimentos contemporâneos, a unidade realiza no segundo semestre de 2019 uma programação especial com oficinas, vivências, rodas de conversa, e uma série de ações que conectará pais – biológicos ou não – e diferentes profissionais, com abordagens diversificadas que incentivam a estruturação de vínculos essenciais e afetivos com a criança.

A programação começa dia 10 de setembro com o Cine Parto – Cinema de Parto Humanizado, um bate-papo gratuito sobre as diferentes fases e tipos de parto a partir de experiências e histórias reais trazidas pelo Além D’Olhar, formado por Vivian Scaggiante e Suzanne Shub. As pioneiras em fotografia e vídeo de parto humanizado no Brasil também ministram o curso Vídeo de Parto Além D’olhar, que aborda o respeito à intimidade do parto, o valor financeiro e emocional do trabalho, técnicas de narrativas visuais, entre outros conhecimentos.

Dia 28/9, a educadora perinatal Pâmella Souza vem ao Sesc Santo André para a vivência Ultrassom Natural e Pintura na Barriga, um encontro entre gestantes e suas famílias para explorar a apalpação delicada do ventre e a descoberta da posição do bebê, técnica conhecida como ultrassom natural. Ao final, os participantes realizarão a pintura na barriga do novo membro da família que está por vir.

Ultrassom Natural e Pintura na Barriga – foto Bia Fotografia

Foto de barriga gestante com pintura

No mês de outubro, dia 8, o projeto Gerando Saúde na Maternidade convida a pedagoga e jornalista Priscila Maranho para o encontro O que seu bebê pode fazer sozinho?. Inspirada pela Abordagem Pikler, que busca sensibilizar os pais para educação de 0 a 3 anos, Priscila abordará importantes aquisições neurais que acontecem nesse período da vida, além da importância do vínculo, cuidados com excesso de estímulos, a importância do chão, a motricidade livre e autonomia infantil. Dia 26 do mesmo mês, a Cia. Caixa do Elefante apresenta o espetáculo Cuco, no qual as fronteiras do tempo, das formas e dos sentidos transitam entre o real e o imaginável, a partir de experiências lúdicas e estéticas dos bebês.

Durante o mês de novembro, de 2 a 23/11, os Educadores das Atividades Físico-Esportivas promovem a vivência Bebês na Piscina, uma experiência sensorial no ambiente aquático, onde os bebês adquirem consciência corporal, aprendem movimentos e experimentam novas sensações. Para participar dessa atividade serão necessários Credencial Plena do Sesc e exame dermatológico válidos.

A temática da prematuridade preenche a programação de novembro. No início do mês, dia 9, o Sesc Santo André recebe a Semana da Prematuridade do ABC, um simpósio que busca conscientizar o público sobre a importância da prematuridade incentivando a reflexão e mudança de práticas do dia-a-dia. Durante o dia, acontecem as palestras e mesa redonda comandada pela equipe da CLIA Psicologia, Saúde & Educação, que busca um trabalho terapêutico voltado para desenvolvimento pessoal em seus aspectos psicológicos, emocionais, intelectuais, familiares e sociais. Confira a programação completa de atividades da Semana da Prematuridade do ABC ao final do release.

Prematuridade também é tema da palestra Prematuridade e seus efeitos ao longo da vida, mediada por Susana Rosa Lopez. A pediatra vem à unidade para falar sobre intervenções que começam na primeira infância para assegurar os melhores resultados possíveis em termos de desenvolvimento da criança no futuro. O bate-papo acontece dia 12/11.

O Sesc Santo André convida os bebês e suas famílias para a vivência Colo, Chão, Amor e Movimento + Banho de Balde, com a preparadora corporal e especialista em bebês Tatiana Tardioli. Um encontro para os familiares sentirem, pensarem e experimentarem o mundo pela ótica dos pequenos, com suas possibilidades e impossibilidades de movimento e comunicação em cada fase de seu desenvolvimento. Choro, colo, sono, amamentação e banho farão parte desta conversa, que acontece nos dias 30 de novembro e 1º de dezembro.

Para encerrar a programação do segundo semestre de 2019, o Gerando Saúde na Maternidade realiza a palestra Do Amor à Filiação – Adoção, com a advogada Daniele Fernandes. O bate-papo promove uma troca de experiências sobre processos adotivos e os trâmites legais para alcançar a adoção de forma legalizada, além das fases de aproximação, convivência e criação de vínculos afetivos.

A preocupação com este período importante da vida tem crescido nos últimos anos, diante de diferentes discussões que emergem de temas relevantes à maternidade, como o aumento da mortalidade infantil, segundo dados do Ministério da Saúde; o surgimento de novas abordagens sobre doenças e riscos aos bebês, mães e famílias; e a forte tendência em humanizar as etapas durante a gestação e fortalecer vínculos nos primeiros anos de vida. Essas são apenas algumas temáticas a serem exploradas em um cenário cada vez mais desafiador para mães e pais.

A programação do projeto busca trazer discussões amplas e humanizadas, com ações que não envolvem apenas a mulher grávida, mas trabalham as relações de toda a família e pessoas que acolhem a criança. Valorizando o conhecimento de forma coletiva, o Gerando Saúde na Maternidade respeita a individualidade de cada família e bebê. Os encontros são gratuitos e livres para todos os públicos.

Abaixo segue a programação completa do projeto Gerando Saúde na Maternidade, com os encontros de setembro a dezembro.

Gerando Saúde na Maternidade – Sesc Santo André

SETEMBRO

Cine Parto – Cinema de Parto Humanizado, com Além D’olhar

Dia 10/9, terça-feira, 19h30 às 21h30.

Grátis. Livre para todos os públicos.

Inscrições no local 30 minutos antes.

Na Sala de Múltiplo Uso.

O parto é um momento muito esperado pela família. Neste encontro exibiremos 4 breves vídeos de partos humanizados hospitalares e domiciliares, com informações ricas e histórias reais. Faremos um bate papo sobre as diferentes fases dos partos, os diferentes tipos de parto, suas possibilidades e possíveis dúvidas que ainda possam surgir. Venha se emocionar com histórias riquíssimas do parir e nascer.

Além D’Olhar Fotografia tem 16 anos no mercado e 10 anos de experiência com partos humanizados, domiciliares e hospitalares. Vívian e Suzanne, são proprietárias da empresa e pioneiras na fotografia e vídeo de parto humanizado no Brasil. Além D’Olhar fotografia é o maior doador de imagens para o filme documentário “O Renascimento do Parto” e empresa associada na produção dos filmes, “O Renascimento do Parto 2 e 3”.

Ultrassom Natural e Pintura na Barriga, com Pamella Souza

Dia 28/9, sábado, às 19h.

Grátis. Livre para todos os públicos.

Inscrições no local 30 minutos antes.

Na Sala de Práticas Corporais.

Entre tantas mudanças no corpo e na mente durante a gestação, o crescimento da barriga é algo notável, e uma das formas de eternizar e criar vínculo nesse momento é realizar a Pintura de Barriga.

Nesse encontro agradável com as gestantes e suas famílias, vamos explorar delicadamente a apalpação do ventre, descobrindo a posição do bebê, estimando seu tamanho e estimulando assim o vínculo daqueles que esperam pelo novo membro da família. Após uma sessão de relaxamento seguimos a vivência guiando a apalpação do ventre e na sequência realizamos a pintura do bebê. Podem participar gestantes de qualquer idade gestacional com os acompanhantes de sua livre escolha.

OUTUBRO

O que o seu bebê pode fazer sozinho?, com Priscila Maranho

Dia 08/10, terça-feira, às 19h30.

Grátis. Livre para todos os públicos.

Inscrições no local 30 minutos antes.

No Espaço de Brincar.

Inspirada pela Abordagem Pikler, que busca sensibilizar os pais para educação de 0 a 3 anos, falaremos sobre importantes aquisições neuro psicomotoras que acontecem na primeiríssima infância com temas como: a importância do vínculo, o cuidado com excesso de estímulos, a importância do chão, a motricidade livre e autonomia infantil.

Priscila Maranho é pedagoga e jornalista, Mãe, Pesquisadora de pedagogias libertárias, criadora de brinquedos e ambientes preparados, provocadora de experiências e aprendizagens. Fundadora do Tempo do Brincar, projeto com base pedagógica que dissemina a importância do Brincar e do respeito aos tempos da infância para o desenvolvimento íntegro do ser humano. Atualmente especializa-se na Pedagogia Waldorf pelo Instituto Impulso.

Cuco, com Cia. Caixa do Elefante

Dia 26/10, sábado, às 11h.

Grátis. Livre para todos os públicos.

Retirada de ingressos a partir das 10h30 na Bilheteria ou Loja Sesc.

No Espaço de Tecnologias e Artes.

Por meio das experiências lúdicas e estéticas dos bebês, do jogo entre o “esconder e o revelar”, o espetáculo cria uma atmosfera na qual as fronteiras do tempo, das formas e dos sentidos se intercambiam entre o real e o imaginável, entre o possível e o surreal. Espaço que acolhe fantasias, surpresa e tudo o que é possível a uma criança colecionar.

NOVEMBRO

Bebês na Piscina

De 2 a 23/11, sábados, às 11h30.

Grátis. Livre para todos os públicos.

Inscrições no local 30 minutos antes.

Na Piscina Coberta.

Necessário Credencial Plena e exame médico dermatológico válidos para participar.

Dentro da água, os bebês ganham consciência do corpo, aprendem a movimentar-se, experimentam novas sensações. A prática contribui para o desenvolvimento sensorial e motor dos pequenos.

Venha explorar o ambiente aquático e aprender e experimentar novas sensações com seu bebê. Várias oportunidades para explorar novas sensações e se divertir, com os pais e com as outras crianças.

Semana da Prematuridade do ABC, com Clia Psicologia, Saúde & Educação

Dia 9/11, sábado, às 10h30.

Grátis. Livre para todos os públicos.

Inscrições no local 30 minutos antes.

No Espaço de Tecnologias e Artes.

Este Simpósio busca levar conscientização e debate sobre Prematuridade à população, aos médicos e aos profissionais da saúde, incentivando a reflexão e mudança nas práticas do dia-a-dia a partir de diversas palestras que acontece dia 9 de novembro no Sesc Santo André.

GRUPO PÓS ALTA HOSPITALAR | 10H30

Como garantir a amamentação e manter o hidratado o bebê pós-alta hospitalar

Mediadora: Ana Paula Lima Bronzatti, Fonoaudióloga. Habilitação em fonoaudiologia escolar, clínica. Pós Graduação em Disfagia neo, pediátrica e adulta. Pós Graduação em Educação Especial. Capacitação e Aperfeiçoamento em Dislexia e TDAH. Aprimoramento em Clínica e Ambulatório de neuro-dificuldade.

Um diálogo sobre a relação mãe-bebê e as dificuldades pós-alta hospitalar.

Mediadora: Aline Costa, Psicóloga. Mestre em Psicologia da Saúde, Coach Vocacional, Palestrante e Pesquisadora em temas relacionadas ao Ciclo Gravídico Puerperal.

MESA REDONDA: PREMATURIDADE, O QUE ESPERAR? | 14H

Prematuro, até quando?

Com Susana Rosa Lopez Barrios

O que devo observar no desenvolvimento do prematuro? Ele brinca diferente?

Com Fabiana Sarillo

A CLIA Psicologia, Saúde & Educação, fundada em março de 2005, busca um trabalho terapêutico que possibilite o desenvolvimento global da pessoa em seus aspectos psicológicos, emocionais, intelectuais, familiares e sociais. Organizada atualmente para atendimento especializado a bebês, crianças, adolescentes, adultos, idosos e gestantes, conta com um trabalho interdisciplinar envolvendo profissionais das áreas de Medicina, Psicologia, Neuropsicologia, Psicopedagogia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Fisioterapia e Terapia Ocupacional. Ao longo de sua existência, mantém seu compromisso em buscar uma compreensão mais ampla do ser humano e respeitar a singularidade de cada um por meio do trabalho consistente de sua equipe interdisciplinar.

Prematuridade e seus efeitos ao longo da vida, com Susana Rosa Lopez Barrios

Dia 12/11, terça-feira, às 19h30.

Grátis. Livre para todos os públicos.

Inscrições no local 30 minutos antes.

No Espaço de Brincar.

Intervenções que começam na tenra infância e visam tanto ao bem-estar dos pais como ao desenvolvimento das habilidades parentais, são provavelmente as abordagens mais úteis para assegurar os melhores resultados possíveis em termos de desenvolvimento da criança no futuro. Venha saber mais sobre a prematuridade, seus efeitos ao longo da vida, das possibilidades de propiciar uma criação sensível e segura destes bebês.

Susana Rosa Lopez Barrios é pediatra, mestre em práticas de saúde, doutora em ciências. Título de Especialista pela Sociedade Brasileia De Pediatria, Professora da Faculdade de Medicina USCS.

Colo, Chão, Amor e Movimento + Banho de Balde, com Tatiana Tardioli

Dias 30/11 e 1/12, sábado e domingo, às 14h30.

Grátis. Livre para todos os públicos.

Inscrições no local 30 minutos antes.

No Espaço de Brincar.

Um convite aos familiares para sentirem, pensarem e experimentarem o mundo pela ótica dos pequenos, com suas possibilidades e impossibilidades de movimento e comunicação em cada fase de seu desenvolvimento. Choro, colo, sono, amamentação e banho farão parte desta conversa.

O banho de balde é uma experiência extremamente prazerosa para o bebê, pois remonta ao aconchego no útero da mãe, pela contenção experimentada em função do formato do balde somada à imersão num meio líquido. Um bate papo, seguido de massagem nos bebês e um refrescante banho de balde nos pequenos, que sairão da aula relaxados e prontos para um gostoso descanso.

Cada mãe/pai deve levar um balde de volume entre 15 a 20L , uma toalha para o banho do bebê, e uma fralda comum ou cueiro. Atividade recomendada para crianças a partir de 1 mês (parto normal) ou 1 mês e meio (parto cesárea) até 1 ano e três meses.

Tatiana Tardioli bailarina, especialista em bebês, pós-graduada em “Crianças de Zero a Três”, pelo Instituto Singularidades. Desde 2006 aprofunda-se nos estudos do corpo e do desenvolvimento dos bebês também pelas abordagens da Coordenação Motora, GDS e mais recentemente da abordagem Pikler. Estudou “Bases fisiológicas e exercícios na gravidez e respostas fetais ao exercício materno” e “Exercícios no pós-parto e na gestação de risco”, com a Profa. Dra. Valéria Santos de Almeida, criadora do Método Gerar. Criou em 2008 a Dança Materna, que é um projeto pioneiro de atenção integral dedicado às mães e aos bebês, desde a gestação até os três anos de vida, que prevê também o trabalho com casais, antes e depois da chegada de seus bebês. Focado na primeira infância, proporciona amplos cuidados, sob os aspectos físicos, emocionais, relativos ao vínculo, ao desenvolvimento e à interação.

SESC SANTO ANDRÉ

Rua Tamarutaca, 302 – Vila Guiomar – Santo André

Telefone – (11) 4469-1311

Estacionamento (vagas limitadas): Credencial Plena – R$ 5 (R$ 1,50 por hora adicional) |

Outros – R$ 10 (R$ 2,50 por hora adicional).

Informações sobre outras programações:

sescsp.org.br/santoandre | facebook.com/SESCSantoAndre

Assessoria de Imprensa do Sesc Santo André:

Cauê Colodro | 11 4469-1312

Cristiane Isídio | 11 4469-1310

[email protected]

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]