Convivendo

Home office em quarentena | dicas para atingir a harmonia

home office em quarentena
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Em meio à nova pandemia de coronavírus, muitas empresas estão implementando políticas voluntárias ou obrigatórias de trabalho em casa. Isso significa que muitos de nós estão lidando com um desafio incomum: trabalhar em casa pela primeira vez, em período integral.

Mesmo que você já tenha feito isso antes, trabalhar em casa por causa do coronavírus pode parecer um mundo totalmente novo. Pode ser que dure um longo período de tempo, em vez de um dia aqui e outro ali (e você não tem certeza de quanto tempo vai durar…). Toda a sua empresa está envolvida. E você não pode socializar pessoalmente fora do trabalho.

Essas dicas ajudarão você a ter sucesso tanto na realização do trabalho quanto na manutenção do seu bem-estar mental:

Dicas para o seu home office enquanto está em quarentena

home office em quarentena
Foto por Grovemade / Unsplash

Garanta a segurança do seu trabalho.

A primeira dica para o seu home office em casa é garantir que o seu trabalho continue protegido contra hackers. Os golpes online aumentaram durante a pandemia, com o mundo todo conectado, trabalhando e comprando online. Há várias formas de proteger sua privacidade e trabalho:

  • Aplicativo VPN: Se você ainda não sabe o que é VPN, trata-se de uma camada de proteção que é adicionada à sua conexão, protegendo e criptografando todos os seus dados online.
  • Antivírus: Nunca se esqueça de manter o seu antivírus atualizado.
  • Antimalware: Irá remover qualquer software malicioso do seu PC.

Vista-se como se fosse trabalhar num escritório

home office em quarentena
Foto por Ruthson Zimmerman / Unsplash

Pode parecer uma dica simples, mas crucial. É tentador ficar de pijama o dia todo, mas o seu dia pode ficar muito mais lento para começar e menos produtivo em geral.

Você não precisa se vestir da maneira mais formal possível para o trabalho, mas o simples ato de trocar de roupa serve como um sinal de que é hora de acordar e fazer as coisas. Não subestime o poder de vestir roupas adequadas para exibição pública. Isso faz você se sentir humano e confiante e ajuda a traçar a linha entre estar no trabalho e estar em casa. “Sentir-se humano” pode parecer algo estranho de se pensar ativamente, mas é especialmente importante em um momento como este, quando o colapso de suas rotinas diárias pode fazer você se sentir isolado da sua vida “normal” e do mundo “real”.

Você também pode gostar

Designar um espaço de trabalho para ser o seu home office em quarentena

Um dos grandes desafios, quando se trata de trabalhar remotamente, é manter o trabalho e a vida doméstica separados. Se você nunca se desconectar totalmente do trabalho, sua produtividade no trabalho sofrerá e sua vida doméstica também poderá sofrer um impacto.

Se você está acostumado a ir a um escritório todos os dias, a separação entre trabalho e casa é física, então é desejável recriar o máximo possível um espaço de trabalho físico designado em casa. Você pode zombar da ideia de uma sala separada para um escritório em casa se você mora em um apartamento pequeno. Seu espaço de trabalho não precisa ser seu próprio quarto, mas deve ser o mais separado possível do resto da sua casa.

home office em quarentena
Foto por Markus Spiske / Unsplash

Tente tornar seu espaço de trabalho confortável e com uma cadeira ergonômica em que você possa sentar oito horas por dia, além de algumas decorações. Encontre uma área com boa iluminação natural, se possível. Mesmo que você não passe muito tempo ao ar livre, perder o tempo que passa ao ar livre durante o trajeto pode começar a pesar rapidamente, e isso só acontecerá mais rapidamente se você não receber luz natural.

Entrar no seu home office em quarentena o ajudará a “ativar” no início do dia e começar a trabalhar. Por outro lado, sair do seu espaço de trabalho também ajudará você a “desligar” no final do dia e a desengatar completamente. É por isso que também é importante não se espalhar pela casa – embora possa parecer ótimo poder passar da mesa para o sofá e para a cama, se você deixar o laptop entrar no espaço de inatividade, fica mais difícil manter o trabalho separado da sua vida em casa.

Se você estiver trabalhando em uma mesa que precisa usar fora do trabalho ou em uma sala em que gaste muito tempo, arrume seu trabalho todas as noites para tornar o final do seu dia decisivo e, quando sentir que necessita, aprenda a meditar no trabalho em casa.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]