Autoconhecimento Meditação

Método fluir consciente de meditação

Para hoje, Viviane Manso e o mestre Nisargan, do Espaço Presença, trazem uma explicação sobre um procedimento revolucionário para meditação. Essa nova prática denominada “Método Fluir de Meditação”, desenvolvida pelo próprio mestre, é uma técnica que traz uma possibilidade muito mais libertadora para o praticante, uma vez que ela apresenta uma gama diversificada em relação à música, à postura, à respiração, entre outras questões que envolvem o hábito da meditação e que ajudam na sua realização de forma mais autônoma.

Homem de olhos fechados e mãos unidas em frente ao corpo meditando
Madison lavern | Unsplash

Antes de criar essa nova metodologia, Nisargan ministrava cursos de meditação baseados nas técnicas de Osho. A cada domingo ele oferecia um procedimento específico, em que todo o material para uso era cedido por ele. Cada curso contava com três meses de duração e era oferecido aproximadamente por dois anos.

Durante esse período, Nisargan começou a observar que essas técnicas, aplicadas aos moldes atuais, fazem com que algumas pessoas não se adaptem, porque esses métodos possuem tempos determinados, com pacotes fixos para as suas práticas.

Dentro dessas técnicas de Osho, tem alguns estágios que se a pessoa não faz a técnica toda, ela não vai ter a oportunidade de fazer aquele estágio, uma vez que este só está inserido dentro daquela técnica específica.

Com isso, Nisargan observou que poderia haver uma flexibilização nas técnicas de meditação de Osho, deixando-as mais maleáveis em relação ao tempo utilizado para a sua prática, não sendo mais necessária a aplicação de uma hora para desenvolvê-la.

Nesse caso, a pessoa tem a liberdade de poder escolher alguns estágios e ajustá-los com uma certa arte de combinação, fazendo a sequência certa, pegando os estágios mais mobilizadores, criando a possibilidade de eles estarem juntos, ou não, em que a pessoa pode escolher por fazer um estágio e não fazer o outro, por tempos menores que os já praticados anteriormente.

Você também pode gostar

A grande descoberta de tudo isso foi que não existe a necessidade de ser inserido só um estágio dentro de um determinado pacote, mas que os estágios podem ser montados em outros contextos. A pessoa pode ter flexibilidade de fazer aquilo se ela tiver tempo, se ela quiser fazer uma meditação de meia hora, com estágios que ela esteja precisando. É uma flexibilidade não só de tempo mas também de estágios. Enfim, é uma técnica mais livre, de acordo com a necessidade de cada pessoa.

Então, gostou do assunto? Quer saber sobre esse novo método de meditação que traz uma flexibilização para quem a pratica? Confira mais detalhes e compartilhe com os seus amigos.

Sobre o autor

Anand Nisargan

Anand Nisargan

Anand Nisargan é o criador do ESPAÇO PRESENÇA e focalizador de seus Retiros de Meditação.

Formado em Medicina na Unicamp, em 1994 abandonou seu trabalho como médico psiquiatra para tornar-se instrutor de meditação.

Bebeu da fonte do Mestre Osho em sua própria presença física e foi membro de suas comunas na Alemanha, Itália e Brasil, sendo tradutor de dezenas de seus livros e vídeos. Autor do livro “A Arte de Estar Presente”.

Site: espacopresenca.com.br
E-mail: [email protected]
Telefone: (12) 99700.5670 (Vivo | WhatsApp)