Estudos já confirmaram que ter um animal de estimação em casa pode ajudar a combater quadros graves de depressão, mas é sempre necessário lembrar que a adoção deve ser muito bem pensada e avaliada antes de ser feita. Para quem enfrenta o dilema de ter ou não uma companhia de quatro patas (ou menos) em casa, algumas dicas podem ser mais que bem-vindas na hora de tomar a decisão.
Com isso em mente, separamos alguns benefícios em ter um animal de estimação na família e o que ele pode trazer ao seu lar e a todos que habitam nele. Confira:
Melhora a sensação de bem-estar
Se você alguma vez já teve um bichinho em casa, deve se lembrar da sensação de alegria que tê-lo por perto dava ao ambiente. Isso tem uma explicação. Um estudo realizado pela Universidade de Cambridge em 2002 concluiu que a adoção de algum animal de estimação pode ajudar algumas pessoas a desenvolver melhor sua própria segurança e auto-estima, além da sensação de bem-estar que o amigo pet pode proporcionar. Imagine se toda sua família puder se beneficiar desses efeitos.
Você também pode gostar:
- Por que os animais são extintos?
- Os animais pensam e têm sentimentos?
- 6 fatos que comprovam que os animais fazem bem a mente
Estreita as relações familiares
Não é segredo para ninguém que uma família mais unida é mais feliz e consegue passar por momentos de dificuldades com muito mais facilidade do que as famílias que mal se falam direito. Mas como conseguir isso em um tempo em que a individualidade parece dominar? A resposta, é claro, é com um animal de estimação. Outro estudo revelou que a presença de um animal de estimação diminui as brigas entre casais e até aliviam o estresse do cotidiano, além de tornarem as tarefas mais agradáveis.
Ajuda a ter uma vida mais saudável
Mais uma vez, a Universidade de Cambridge nos presenteou com outro estudo sobre como a presença dos animais de estimação só trazem benefícios aos humanos. Desta vez, para a nossa saúde. Segundo os dados, donos de cães e gatos costumam ir ao médico com menos frequência, e também se recuperam mais rapidamente caso fiquem doentes. Até as crianças que convivem com animais desde cedo ficam menos suscetíveis a alergias. Incrível, não?
Deixa as crianças mais felizes
Para uma família, não existe coisa melhor do que ver suas crianças saudáveis e, é claro, felizes. Neste quesito, os animais de estimação também são mestres. Isso porque os pets costumam ajudar as crianças da casa a desenvolverem mais facilmente amizade e amor, sem falar na responsabilidade. Até as crianças mais tímidas e reservadas se beneficiam com a presença dos animais, melhorando suas habilidades de interação e comunicação.