Energia em Equilíbrio

Sintomas de estresse: meios naturais de combatê-lo

Mulher feliz.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
Você acorda todos os dias com o estresse ao seu lado? De um tempo para cá ele tem se tornado seu grande amigo e vagueia com você por qualquer lugar? Talvez seja a hora de mudar essa realidade.

O estresse é responsável por mudar as ações do seu corpo físico. Quando você se estressa, seu corpo entende que está sendo atacado. Essa consciência física faz com que ele, automaticamente, se adapte ao modo de fuga ou luta.

Desta forma, este modo ajuda na liberação de algumas substâncias e hormônios tais como, norepinefrina que aquece o corpo para agir, cortisol e adrenalina. Existe também, o estresse positivo e negativo. Se você deseja saber mais sobre o assunto, vamos bater um papo!

O que é estresse?

Menina com estresse.

O estresse acompanha os seres humanos a muito tempo. Nossos ancestrais o usavam para detectar um ataque, naquela época, principalmente de animais. Ou seja, essa sensação nem sempre pode ser denominada como algo ruim.

Ela é uma resposta do organismo de seu corpo físico a algum impulso. Quando se está em alguma atividade que ocasiona estresse, o corpo tem uma reação. Seja no trabalho, em uma prova da faculdade, no trânsito, ao chegar um bebê, mudanças, etc… o corpo responderá a isso.

Com isso, se inicia uma combinação química e hormonal para preparar o corpo em sua defesa. Cortisol, norepinefrina e adrenalina em ação, podem te ajudar na fuga ordenando sangue para seus músculos, se for preciso correr como exemplo.

Essa é uma ação instantânea ocasionada pelo estresse. Porém, quando se vive ela por tempos muito longos, certamente algo está muito errado.

O estresse no trabalho: você está passando por isso?

Não só você mas todos nós estamos passando por um momento no mercado atual, que não está nos favorecendo como deveria. Isso vem trazendo muitos casos de estresse no trabalho e é bastante preocupante.

O desemprego fez com que um profissional se ocupe de tarefas que antes, eram feitas por 3 pessoas diferentes.Ou seja, o seu local de trabalho pode ter deixado de ser um lugar de produção e passado a ser um lugar de extremo estresse.

Com muitas tarefas para realizar em pouco tempo, a pressão é sentida e consequentemente, traz grandes problemas e riscos para a saúde.

O transtorno de estresse pós-traumático

Menina asiática.

O TEPT ou mais conhecido como transtorno de estresse pós-traumático, acontece devido a grandes atitudes de violência presenciadas na vida. Ao se lembrar da cena, e isso pode acontecer de forma inconsciente, o organismo produz as mesmas reações de determinado dia e situação.

Uma pessoa com TEPT é capaz de:

  • Sentir e sofrer, como se estivesse no lugar e presenciando ou vivendo certa situação de violência;
  • Criar a vontade de se isolar da sociedade para não passar por situações que relembre os acontecimentos;
  • Taquicardia, dores de cabeça, dificuldade para dormir, irritação, dificuldade de concentração;
  • Etc…

Tudo isso pode se fazer presente na vida de alguém com TEPT, constantemente.

Remédio para estresse: formas naturais que podem te ajudar

Aprenda a viver sem estresse e tenha uma vida mais tranquila! Os remédios convencionais são aconselhados em casos extremos. Contudo, compreender que a parte principal do estresse se encontra no campo espiritual, pode te ajudar e muito.

A meditação

Monge budista.

A prática da meditação, por exemplo, pode te ajudar a se limpar das toxinas presas em seu corpo. A meditação é comprovada cientificamente como o exercício mais eficaz para a conexão com o eu espiritual, eu interior, como você preferir chamar…

Se você não tem o hábito de realizar exercícios físicos (o que também poderia ajudar bastante), a meditação é leve, mental e espiritual. Com uma sequência de respirações e eliminações parciais dos pensamentos, é possível trazer plenitude para os dias. Não se magoe se não conseguir de primeira, tente outra vez.

Você também pode gostar de:

Florais de Bach

Floral de bach.

Outro método natural para ajudar no controle do estresse, são os florais de Bach. Essa terapia possui remédios com base em flores e algumas plantas. É muito usado para o desequilíbrio emocional, que é o principal responsável por alterar os campos energéticos e trazer a doença para o corpo físico.

Conhecidos como grandes ensinadores do amor, os florais de Bach tocam o eu interior de quem o utiliza. Com isso, a energia do amor é capaz de trazer a conexão ideal para cada ser e alinhá-lo com sua essência. Dessa maneira, há grandes chances de ter uma melhoria desse estresse, de maneira gradual.

Aromaterapia

Aromaterapia.

Essa terapia trabalha com óleos essenciais que, por sua vez, são usadas pelo paciente de alguma forma, levando uma sensação de bem-estar físico e mental. Dentre essas formas, aplicação na pele, inalação, diluição para o banho e outros, são muito eficazes.

Esses são alguns tipos de tratamentos naturais. Para quem já passou pela medicina tradicional e deseja tentar algo novo ou unificar os dois, vale a pena. Viver com estresse atrapalha sua vida toda, por isso, não deixe de tentar quantas vezes for preciso.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]