Dicas de SEO para artigos

O Google e outros mecanismos de busca utilizam várias ferramentas e algoritmos para entregarem os melhores resultados aos usuários. Ao fazer isso, garante que cada pessoa encontre uma boa resposta para sua dúvida ou um produto e/ou serviço que sane a sua necessidade.

Por isso que nós estamos cada vez mais aprendendo e colocando em prática o SEO (Search Engine Optimization), que, ao ser traduzido, significa algo como “Otimização dos Motores de Busca”. O que isso significa para você? Significa que trabalhamos para que nossos artigos se enquadrem o melhor possível nas métricas do Google, para que o site receba mais acessos orgânicos e, consequentemente, os seus artigos sejam mais visualizados.

Por que eu deveria trabalhar o SEO dos meus artigos?

  • Seus artigos podem ficar na primeira página de pesquisas do Google para o tema que ele aborda;
  • Consequentemente a pessoa terá contato com seu nome, empresa e serviços oferecidos;
  • O artigo pode se converter em uma compra ou atendimento para você.

E se meu foco não é vender?

Se o seu foco é compartilhar conhecimento ou informações importantes para a jornada evolutiva de cada um, trabalhar corretamente o SEO nos artigos ajudará que mais pessoas cheguem ao seu conteúdo e aprendam com você!

Seja qual for seu objetivo com os artigos, usar técnicas de SEO é uma forma de fazer com que você obtenha resultados mais rápidos, por isso separamos algumas dicas caso você deseje otimizar seus artigos.

Dicas para um texto otimizado

Um artigo para a internet é diferente de um artigo para outras plataformas como jornais, revistas ou artigos científicos. O Google entende que um texto simples, objetivo e com uma linguagem acessível é melhor porque todas as pessoas, independentemente do seu grau de escolaridade, entenderão o que está escrito ali.

Outros pontos importantes para a otimização de artigos são:

Não copiar ou replicar conteúdo existente na internet

Quando replicamos algo que já está publicado, o Google entende que nosso conteúdo é uma cópia, portanto não tem tanta relevância. Você pode fazer referências e citações usando aspas e indicando a fonte original.

Defina um tema e uma palavra-chave

Suponhamos que você queira falar sobre Reiki, então “Reiki” é seu tema e palavra-chave. Sabendo disso, proponha-se a escrever sobre isso sem desviar do assunto e aproveite para repetir algumas vezes, não muitas, o termo “Reiki” ao longo da redação. Também fica legal usar o termo em subtítulos como: por que fazer Reiki?; como receber Reiki a distância?; e assim por diante.

Aposte em parágrafos e sentenças curtas

Para facilitar a leitura, é interessante que os parágrafos tenham cerca de três sentenças e que você utilize mais pontos finais do que vírgulas.

Exemplo:

“O burnout é causado pela sobrecarga no trabalho e o acúmulo de estresse. Atualmente, grande parte da população sofre com isso, principalmente por falta de informação. Para evitar que essa mal lhe atinja, você precisa ter atenção aos seus limites e também procurar por práticas para aliviar o estresse”.

Observe que há três sentenças, todas finalizadas com ponto final. O parágrafo ficou curto, mas trouxe informação e você pode continuar desenvolvendo mais informações em outros parágrafos.

Otimize seu título

Pense no título do seu artigo como o convite para o leitor, a porta de entrada para o que você quer dizer e compartilhar com o público. Reflita também sobre os títulos ou as chamadas que chamam sua atenção na internet para ler determinado conteúdo. Unindo esses pensamentos, você consegue criar um bom título para o seu artigo.

Aqui temos algumas dicas para construir seu título:

— Foque no tema do artigo: se você quer falar sobre tapetes de yoga, dê destaque ao termo “tapetes de yoga” e complemente da forma que seu coração mandar;

— Evite títulos muito extensos;

— Evite títulos com apenas uma palavra, porque às vezes não indica ao leitor sobre o que o artigo fala;

— Títulos que explicam o que tem no artigo são uma boa pedida, como: “O que é Constelação Familiar, por que fazer e onde fazer?”.

Para aprender mais sobre como criar um bom título, leia este artigo: https://neilpatel.com/br/blog/o-guia-passo-a-passo-para-escrever-titulos-poderosos/

Use listas

Quando você quiser citar ingredientes, dicas rápidas, passo a passo, entre outras coisas, aposte no uso de listas.

Usar listas facilita a leitura dos nossos usuários e também deixa o artigo bonito.

Use subtítulos

Principalmente se o seu artigo tem o objetivo de trazer informações sobre algo, dividi-lo em subtítulos facilita a leitura e também facilita que o leitor saiba que ali tem a informação que ele está procurando.

Exemplo:

Suponhamos que seu texto seja sobre pilates e você queira mostrar os benefícios da prática. Você pode introduzir o assunto e depois desenvolver subtítulos como:

  • Benefícios do pilates;
  • Quem pode e quem não pode fazer pilates;
  • Onde fazer pilates;
  • Como o pilates mudou minha vida;
  • E assim por diante.

Use palavras de transição

Palavras de ligação servem para unir as orações, frases ou parágrafos de forma a facilitar a leitura. Essas palavras servem como um guia para o leitor, indicando que o assunto será continuado, explicado, concluído etc.

Porém, embora seja recomendado usar palavras de transição, o excesso delas pode prejudicar o seu texto. Por isso tente dosar o uso delas de forma equilibrada em seu texto.

Alguns exemplos de palavras de transição:

— Para introduções:

  • Antecipadamente;
  • Antes de mais nada;
  • A princípio;
  • De antemão;
  • Acima de tudo;
  • À primeira vista;
  • Desde já;
  • Primeiramente;
  • Antes de tudo;
  • Sobretudo;
  • Primordialmente;
  • Em primeiro lugar.

— Para marcar o tempo:

  • Agora;
  • Apenas;
  • Constantemente;
  • Depois que;
  • Desde que;
  • Enquanto;
  • Em seguida;
  • Logo depois;
  • Imediatamente;
  • Frequentemente;
  • Ao mesmo tempo;
  • Posteriormente;
  • Então;
  • Eventualmente;
  • Finalmente;
  • Anteriormente;
  • Nesse ínterim;
  • Simultaneamente;
  • Atualmente;
  • Nesse meio tempo;
  • Ao passo que;
  • Antes que;
  • Às vezes.

— Semelhança ou comparação:

  • Analogamente;
  • Da mesma forma;
  • De acordo com;
  • Igualmente;
  • Sob o mesmo ponto de vista;
  • Assim também;
  • Bem como;
  • Conforme;
  • De maneira idêntica;
  • Segundo;
  • Tanto quanto;
  • Tal qual;
  • Por outro lado;
  • Assim como;
  • Em contrapartida;
  • Igualmente;
  • Ao contrário.

— Para conclusão:

  • Enfim;
  • Em síntese;
  • Em suma;
  • Definitivamente;
  • Afinal;
  • Dessa forma;
  • Assim;
  • Logo;
  • Por fim;
  • Acima de tudo;
  • Como resultado;
  • Por último;
  • Portanto;
  • Em conclusão.

Escreva com simplicidade e muito amor

É importante que nós conheçamos o público que vai ler os artigos. Geralmente, quem chega ao Eu Sem Fronteiras está procurando autoconhecimento, espiritualidade, evolução, crescimento, entre outras coisas, e na maioria das vezes está passando por um momento de vulnerabilidade.

Sabemos que a jornada espiritual pode ser difícil e muitas vezes nós só a começamos porque alguma dor está insuportável, então começamos a procurar respostas.

Por isso, independentemente do seu objetivo, escreva com amor, acolhimento, com um linguajar simples e amigável.

Afinal, nosso objetivo é que esses textos cheguem ao máximo de pessoas possíveis, por isso, quanto mais acessíveis nossos artigos forem, melhor será para todos!

Vamos levar informação amorosa para o mundo?

Nós estamos nos atualizando, aprendendo e testando coisas novas, porque somente assim acompanhamos o mundo e colaboramos com ele da melhor forma.

Todas essas dicas e orientações que passamos aqui, e muitas vezes compartilhamos via e-mail também, têm o objetivo de ajudar que a sua mensagem chegue mais rapidamente, mais clara e assertiva para aqueles que precisam recebê-la.

O Universo faz a parte dele e nós fazemos a nossa!

Contudo não se sinta pressionado a encaixar todos os seus textos nessas caixinhas, porque algumas reflexões não cabem em métricas, mas quando quiser otimizar as informações, essas dicas podem lhe ajudar e nós também estamos à disposição para auxiliar você nos processos criativos com seus artigos.