5 dicas para identificar narcisistas

Rafael Souza / Unsplash

Círculo traçado

5 dicas para identificar narcisistas

Rafael Souza / Unsplash

As pessoas que têm transtorno de personalidade narcisista apresentam algumas características nada agradáveis. Identificá-las é uma maneira de ajudá-las a tratar os comportamentos que não combinam com a vida em sociedade. Saiba como fazer isso!

Sensação de superioridade

A sensação de superioridade é comum em pessoas narcisistas. Elas sentem que são melhores do que todo mundo, agem como se a vida delas fosse melhor e mais interessante do que as outras e costumam impor as próprias ideias em todas as oportunidades.

Ali Morshedlou / Unsplash

Necessidade de validação

Para as pessoas narcisistas, é fundamental que todo mundo reconheça o quanto elas são incríveis e especiais. Por isso elas não lidam bem com críticas ou com discussões que revelam que estão erradas. Elas só gostam de quem as enaltece o tempo todo.

Kaspars Grinvalds / Shutterstock

Demonstrações de inveja

Mesmo que os narcisistas mostrem que são melhores do que as outras pessoas, eles sabem que têm falhas. E quando descobrem que alguém não tem essas mesmas falhas, automaticamente demonstram muita inveja, minando esse indivíduo com comentários negativos.

Prostock-studio / Shutterstock

Ausência de empatia

A empatia só é possível quando uma pessoa reconhece que os sentimentos dos outros também são válidos e merecem ser respeitados. No entanto as pessoas narcisistas sentem que são o centro do mundo e que só as emoções delas são importantes. Logo, elas não são empáticas.

Olesya Kuprina/ Shutterstock

Exploração de pessoas

Para conseguirem o que querem, os narcisistas costumam explorar a boa vontade e as habilidades de outras pessoas. Eles conseguem fingir emoções que os ajudam na manipulação e depois descartam quem os ajudou com facilidade.

Stock-Asso / Shutterstock

E aí, existe alguma pessoa narcisista no seu círculo social? Se ela reproduz os sinais que apresentamos, você pode conversar com ela para que ela busque um tratamento adequado. Afinal, essa pessoa também é digna de respeito, de cuidado e de amor.

Radharani / Shutterstock