Biblioteca Online

5 jogos de vídeogame para se emocionar e começar a jogar

Quem não faz parte do chamado universo gamer, muitas vezes, imagina que jogos de videogame são para pessoas que pagam caríssimo em um console de videogame, como o Playstation, ou compram monitores e computadores de última geração para rodá-los.

Isso, porém, é um grande engano! Com muito pouco dinheiro e um computador bem simples, é possível começar a jogar e a cair de cabeça nas emoções que um game pode proporcionar. Além disso, qualquer um pode jogar e se acostumar, assim como qualquer um pode se tornar leitor ou passar a gostar de assistir a filmes.

Preparamos uma lista com 5 jogos que podem ser um bom primeiro passo nesse mundo e que podem emocionar bastante durante a jogatina. Ademais, todos os jogos indicados aqui podem ser comprados e baixados por meio do aplicativo Steam, disponível para todos os tipos de computador.

1 – Brothers

Capa do jogo eletrônico Brothers.
Divulgação / Starbreeze Studios / 505 Games / Steam

Nesse jogo bastante emocionante, você controla, ao mesmo tempo, dois irmãos que precisam viajar por um mundo cheio de magia, com criaturas místicas e pessoas misteriosas, para encontrar uma cura para a doença que está afetando o pai dos garotos. Olha, prepare-se para algumas lágrimas se decidir jogar!

Na história, enquanto você entende a personalidade de cada um dos irmãos, passa a ver a beleza e a cumplicidade da relação deles e passa a sofrer com eles após cada decepção ou comemorar cada vitória. É um jogo simples, que exige apenas que você controle a direção dos personagens e que tem apenas um botão para fazer as ações.

2 – Don’t Starve

A capa do jogo Don't Starve. Nessa, em forma de ilustração, criaturas monstruosas e um homem.
Divulgação / Klei Entertainment / roguelike

Essa é uma ótima opção para quem deseja reunir os amigos e dar bastante risada, construindo boas memórias juntos. No mundo desse jogo, os sobreviventes são colocados num universo cheio de perigos, da escuridão da noite a cachorros selvagens que aparecem repentinamente.

Para sobreviver, precisam se unir, procurar recursos e coordenar a criação de um ambiente de sobrevivência com camas, fogões e muitos objetos mágicos e bizarros para garantir que resistam mais um dia e também, é claro, que se divirtam. Junte os amigos e prepare-se para se divertir muito, mas não vale brigar, hein?

3 – Journey

A capa do jogo Journey. Nessa, a ilustração de um deserto. Sobre a areia dele, uma criatura misteriosa.
Divulgação / Sony Computer Entertainment / Thatgamecompany / PlayStation Store

Esse jogo bastante curto, com uma história que vai tomar apenas de 2 a 3 horas do seu dia, traz uma história bastante bonita, sensível e delicada. É um game que não tem falas, mas que tem uma trilha sonora impressionante e que coloca o jogador no universo do jogo.

A história começa com o personagem, uma figura encapuzada e vestida de vermelho, num deserto, sem maiores explicações. Conforme avança na história, o jogador vai começando a entender o tocante passado do personagem e por que ele está ali naquele mundo, além de aonde deseja chegar.

4 – Life is Strange

A capa do game Life is Strange. Nessa, uma garota de cabelos curtos.
Divulgação / Dontnod Entertainment / Square Enix / Feral Interactive / Black Wing Foundation

Esse é um jogo que apresenta muito bem um gênero bastante popular de games: aquele em que cada decisão que você toma altera o futuro e o final da história, então cada jogador vai chegar a um fim diferente, dependendo das escolhas que fizer, o que rende conversas muito interessantes com amigos que tenham jogado também.

Nessa história, o jovem Max Caulfield, estudante de fotografia, descobre que tem o poder de rebobinar o tempo, então se empenha para descobrir o que aconteceu com sua melhor amiga, Chloe, que morreu em condições misteriosas, para que possa salvá-la. É uma história muito tocante e emocionante, que o coloca como “diretor” do “filme”.

Se quiser experimentar o jogo para decidir se é do seu gosto, o primeiro capítulo dele está disponível gratuitamente na plataforma Steam, basta criar uma conta e fazer o download.

5 – Valiant Hearts: The Great War

A capa do jogo eletrônico Valiant Hearts, que exibe 4 soldados diferentes.
Divulgação / Ubisoft / Ubisoft Montpellier

Guerras são devastadoras e ninguém sai dela ileso. No fim das contas, não há vencedores, porque todos perdem muito quando os países onde vivem decidem entrar em um conflito armado. Essa é a maior lição desse jogo, que se passa durante a Primeira Guerra Mundial e o coloca no controle de 4 diferentes personagens.

Se você der uma lida nas avaliações dos jogadores que foram até o fim desse jogo, verá que “chorei” é um dos comentários mais frequentes, porque nos afeiçoamos aos personagens enquanto vemos o sofrimento deles no desenrolar da guerra cruel e mesquinha.

Você também pode gostar

Está vendo como jogar não é algo para apenas algumas pessoas? Que tal incluir esse hábito em sua vida e se emocionar com games, assim como se emociona com séries e filmes? Todo mundo pode começar a jogar e, quem sabe, chegou a sua vez de descobrir nos games um hobby que pode mudar a sua vida!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br