Cristianismo Espiritualidade

O perdão divino

Grupo de oração rezando com a bíblia aberta
thainoipho / Canva
Escrito por Vander Luiz Rocha

Estávamos debatendo um tema quando o monitor entrou na sala e nos esclareceu. Disse-nos ele que a vida terrena é tão somente um momento dentro do infinito divino, embora aos que a vivem pareça-lhes eterna e única. O propósito dessa experiência é fomentar representações propícias ao desenvolvimento naquilo que cada vivente carece.

Ao rico foi dado experimentar a opulência e lhe será cobrado como a utilizou, ao pobre é oferecido aprender a tolerância e assim em diante, todos serão examinados sobre o que aprenderam. Ao voltarem à terra repetirão as matérias em que não se saíram bem.

― Então aqui estamos por castigo, penando os nossos erros? ― Perguntei.

― Nada de castigos, Deus é bom pai e o bom pai ensina a fazer melhor, nós, viventes terrenos, gozamos do perdão divino ― respondeu prontamente o monitor.

― Ora! Se tenho que repetir a lição, que perdão é esse?

Daqui em diante somente ele falou, nós apenas ouvimos.

― Lembremos:

Pedro, aproximando-se do mestre, o perguntou: “Até quantas vezes pecará meu irmão contra mim, e eu lhe perdoarei? Até sete?” .

Homem com as mãos juntas orando sobre bíblia aberta
thainoipho / Canva

Como resposta obteve que não até sete; mas, até setenta vezes sete. Isto é, infinitamente.

Matutemos sobre alguns ensinamentos:

Segundo a filosofia do yôga, o perdão é um dos caminhos do dever. É uma virtude que abre a porta para a luz. É uma bênção tanto para quem recebe como para quem concede.

Em Salmos 86:5 tem-se:

Pois tu, Senhor, és bom, e pronto a perdoar, e abundante em benignidade para todos os que te invocam.”.

A adúltera, após ser apresentada sob a acusação, do divino emissário ela teve como resposta: “Vai-te, e não peques mais”.

E, como um grande final, estuda-se a parábola sobre filho mais moço, identificado comumente como filho pródigo, que o pai, em júbilo, o aceitou de volta.

Em um, vê-se o dever e a bênção, em dois temos a benignidade pelo perdão, em três deu-se nova oportunidade e em quatro a aceitação do filho para o recomeço.

Você também pode gostar

Assim sendo, o que é perdão ficou lúcido uma vez que perdoar é dar, a quem errou para conosco, a oportunidade de repetir as mesmas experiências tantas vezes quantas necessárias até que acerte, ou seja, setenta vezes sete.

O renascer terreno, portanto, se dá por perdão divino para que assimilemos melhor o não bem aprendido antes.

O monitor se retirou e ficamos a refletir.

Sobre o autor

Vander Luiz Rocha

Nascido em Conselheiro Lafaiete–MG em 19/09/1939, é um escritor e palestrante brasileiro, conhecido por suas contribuições na área de literatura e desenvolvimento pessoal. Com uma abordagem que combina a arte de dissertar, usando técnicas de roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível com reflexões profundas sobre a vida, ele visa inspirar e motivar seu público através de suas obras e palestras.
Como autor, aborda temas variados, desde ficção até não ficção, sempre buscando transmitir mensagens que promovam o autoconhecimento e a superação.

Suas palestras costumam ser dinâmicas e envolventes, permitindo que os participantes se conectem com suas experiências e aprendizados.
Além de sua atuação como escritor e palestrante, Vander também é colunista em portal web e está envolvido em projetos sociais ou iniciativas que visam impactar positivamente a comunidade.

Seu trabalho é uma combinação de criatividade, empatia e um forte desejo de auxiliar os outros a encontrarem seu próprio caminho.

Suas obras são:
1. Manual do Passe Espírita;
2. O Andarilho do Cosmo. (Metáfora sobre o caminhar do espírito);
3. Confluências–Coletânea de novelas. (Ou macrocontos);
4. Voltei, Quero Viver. (História contada por um abortado);
5. Deixo-lhe a Rosa;
6. O Baile do Palhaço;
7. Alma maculada;
8. A Noite da Formatura (Espiritualista)
9. Escapando da Paranoia. — Relata momentos difíceis vividos nos dias da ação militar em 1964;
10. Acidente no Motel;
11. Ady-Hes: A Missão;
12. Um Artista Brilhante;
13. Seja Bem-vindo, Filho!

Os livros são encontrados em: Amazon

Contatos
Email: correiovlr@outlook.com
Facebook: nossos.literatos
Instagram: @vanderluizrocha
Youtube: @vanderluizrocha398
Telefone: (11) 994069005