Educação

A importância da educação

Homem negro sentado em uma biblioteca. Ele sorri. Há um livro a sua frente.
rido / 123RF
Escrito por Luis Lemos

A oportunidade não cai do céu. Constrói-se na relação consigo mesmo, com os outros e com Deus. E as relações são interiorizadas pela educação. Por isso a educação é tão importante na nossa vida.

Aprendemos com os nossos pais, com os nossos amigos, com os vizinhos, com as instituições sociais e religiosas. A vida do ser humano é uma constante aprendizagem.

Aprende-se a toda hora, a todo momento e em todo lugar e toda situação; aprende-se mesmo até com a morte! E por que não? Com a morte é que se aprende mesmo!

Não falo aqui da aprendizagem formal, aquela aprendizagem da escola, da universidade. Falo aqui da aprendizagem da vida. Daquela aprendizagem que você tem na prática, no cotidiano.

Esse tipo de educação impõe obrigações nas pessoas, sobretudo em países exageradamente capitalistas como o nosso. Em primeiro lugar, é preciso formar a consciência crítica.

Sem a criticidade, as pessoas tornam-se massa de manobra, objetos do sistema econômico, e elas passam a valer somente o que têm, o que produzem, o que vestem, o que consomem…

Menina de costas olhando por uma janela.
Kate Williams / Unsplash

Em segundo lugar, é preciso aprender a dizer não para os exploradores. Nunca devemos abaixar a cabeça para os exploradores, para os preconceituosos, os intolerantes.

Muita gente sabe, mas infelizmente poucos colocam em prática: nenhum direito é de graça. Todo direto é conquistado pela luta. Os direitos não chegam pelos correios. Por isso a importância da educação.

Ninguém nasce sabendo. No entanto todos nós somos capazes de aprender. Alguns aprendem com mais facilidade. Outros precisam de maior “investimento”, dedicação, tempo para que a aprendizagem ocorra.

Nos últimos anos as dificuldades só aumentaram para quem quer continuar aprendendo. No Brasil de hoje, milhares de jovens estão de fora da escola e das universidades. E o pior, sem perspectiva de retorno.

Muitos estão lutando apenas pela sobrevivência, procurando trabalho para manter o mínimo necessário para continuar vivendo. Sem demagogia, existem muitos empecilhos, muitas dificuldades e muito estorvo para os jovens.

Você também pode gostar

É engraçado. Muitos dizem que quem quer estudar consegue estudar. Eu sei que quem se esforça consegue aprender mais do que quem não se esforça. No entanto só o esforço não basta.

É preciso oportunidade para que o estudante, o jovem, demonstre suas habilidades e competências. Sem oportunidade, ninguém vai a lugar nenhum. Mais oportunidade para os jovens, pelo amor de Deus!

Por fim, a mentira não contribui em nada para a nossa felicidade. Ao contrário, ela só traz infelicidade. Quando estamos ao lado da verdade, nossas relações são sinceras. Sejamos sinceros, sejamos felizes!

Sobre o autor

Luis Lemos

Luís Lemos é filósofo, professor, autor, entre outras obras, de “Jesus e Ajuricaba na Terra das Amazonas – Histórias do Universo Amazônico” e “Filhos da Quarentena – A esperança de viver novamente”.

Email: luisc.lemos@hotmail.com
Instagram: @luislemosescritor
Facebook: @luislemosescritor
Twitter: @luisclsilva
Youtube: Gota de Filosofia