Convivendo Educação

Sua fala é sua fachada

menina debruçada em cima de uma mesa cheia de livros com um relógio despertador em cima.
Rogério Prado
Escrito por Rogério Prado
De tão comum, chegou a perder a graça. Estou falando daquelas coletâneas de fotografias de fachadas de comércios repletas de erros ortográficos e gramaticais. Como professor de Língua Portuguesa, já usei muito tais fotos em minhas aulas.

O que pouca gente sabe é que a má utilização da Língua Portuguesa não prejudica apenas muros, anúncios e fachadas de estabelecimentos comerciais.
 A maneira como você fala e escreve também gera o mesmo efeito nocivo e prejudicial para a pessoa que exibe erros graves de fala e escrita.

Indiferente ao seu nível de escolaridade e área de atuação profissional, falar e escrever bem é um diferencial cada vez mais raro no mercado de trabalho. O que torna tais conhecimentos cada vez mais valiosos para quem busca manter-se atuante, ou obter melhores postos de trabalho.

Não se iluda. A mesma massa social que valoriza e cobre de glamour a ignorância e desconhecimento de regras gramaticais básicas entre cantores, jogadores de futebol, youtubers e outras personalidades, é a mesma que irá te criticar e até mesmo te ridicularizar, se você cometer um imenso vacilo gramatical.

FALA

Se na música não se valorizam os textos bem escritos, corretamente acentuados e pontuados, na vida real e no concorridíssimo mercado de trabalho, a realidade é totalmente outra e não pode ser ignorada: O seu jeito de falar e escrever é uma importante informação de seu currículo, além de ser algo impossível de ser falsificado.

E em época de WhatsApp, Facebook, Twitter, Instagram e tantas outras redes sociais, é preciso tomar cuidado redobrado para não ser o motivo de piada entre familiares e amigos, por escrever de maneira absurda. Talvez por isso as pessoas estejam preferindo cada vez mais o envio de áudios.

Sabendo disso tudo e tendo pouco tempo, nossos vídeos surgem como uma alternativa prática, fácil, rápida e, principalmente, gratuita, para você melhorar seus conhecimentos de Língua Portuguesa.

São apenas 2 minutos para você aprender um conhecimento novo e já colocá-lo em prática, pois na descrição dos vídeos há listas de exercícios para fácil download. Então lembre-se que as provas de Língua Portuguesa não terminaram na escola, pelo contrário, elas existem todas as vezes em que você abre a boca para falar algo, ou escreve algo nas redes sociais.

 

A maior diferença é que na escola, há recuperações diversas, enquanto na vida a reprovação é instantânea.


Você também pode gostar de outros artigos do autor: Dicas para se comunicar melhor. De olho na ortografia.

Sobre o autor

Rogério Prado

Rogério Prado

Professor Rogério Prado é graduado em Letras, coach sentimental, escritor, poeta, especialista em comportamento, palestrante e produtor do canal do Youtube Vida em Abundância - palavras que transformam tua alma.

E-mail: [email protected]
Telefone/WhatsApp: (44) 99974-7726