Autoconhecimento

Aproveitar a Vida

Um garoto com braços erguidos sendo ofuscado pela luz solar.
subbotina / 123rf
Escrito por Vander Luiz Rocha

Se pudéssemos colocar, em um pano branco, nódoas que representassem as críticas que recebemos quando buscamos o caminho do acerto, certamente ao final da marcação teríamos um pano negro.

Encontramos poucas ou até nenhuma pessoa que nos estenda a mão para nos ajudar a avançar, contudo temos muitos nos empurrando para trás, embora aquelas que desejam nos ajudar existam. E por que não as encontramos? Porque não é possível encontrar o bom estando no rumo do pior. Procuremos percorrer o bom caminho para que as tenhamos como companheiras. É como diz o ditado: “Junte-se aos bons e serás um deles; junte-se aos maus e serás pior que eles”.

Percebemos que o caminho do erro é fácil; o do acerto, nem tanto. Como já disse em escrito anterior, o mérito não está propriamente em acertar, mas em conseguir que a nossa jornada terrena se paute pela persistência em permanecer na mais acertada via.

É fácil desobedecer, é até mesmo tentador, contudo moldar-se pela disciplina exige esforço para que, na continuação, venha a se tornar hábito.

É como nos fala André Luiz, na obra “Nosso Lar”: “Na Terra, temos sempre a ilusão de que não há dor maior que a nossa. Pura cegueira: há milhões de criaturas afrontando situações verdadeiramente cruéis, comparadas às nossas experiências”.

Nesse ensinamento destaco, por ser pertinente, a frase “há milhões de criaturas afrontando situações verdadeiramente cruéis”.

Um homem careca debochando de um homem que faz semblante de decepção.
koldunova / 123rf

Já vi, em muitas ocasiões, indivíduos debochando dos que escolhem o melhor chamando-os de “caretas”, ou seja, pessoa fora da moda, antiquada; extrapolando, quem não usa drogas nem faz uso de substâncias alucinógenas ou alcoólicas. Debocham daqueles que não praticam o suicídio lento, contudo as consequências lhes serão proporcionais.

Afirmo com segurança que, para ser mais sensato, basta se educar e, quando experimentamos o saudável não queremos o oposto.

Sigamos a consciência que sempre nos aponta o preferível, porquanto é por ela que trazemos as experiências anteriores à atual vida terrena.

Li por aí esta frase não é minha, que diz: “O erro ensina o caminho do acerto

e o fracasso mostra o caminho da segurança.”

Você também pode gostar

Então aproveitemos a atual vida para que não tenhamos de revivê-la, passando novamente pelos maus momentos que hoje atravessamos.

Obrigado por me ouvir.

Sobre o autor

Vander Luiz Rocha

Nascido em Conselheiro Lafaiete–MG em 19/09/1939, é um escritor e palestrante brasileiro, conhecido por suas contribuições na área de literatura e desenvolvimento pessoal. Com uma abordagem que combina a arte de dissertar, usando técnicas de roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível com reflexões profundas sobre a vida, ele visa inspirar e motivar seu público através de suas obras e palestras.
Como autor, aborda temas variados, desde ficção até não ficção, sempre buscando transmitir mensagens que promovam o autoconhecimento e a superação.

Suas palestras costumam ser dinâmicas e envolventes, permitindo que os participantes se conectem com suas experiências e aprendizados.
Além de sua atuação como escritor e palestrante, Vander também é colunista em portal web e está envolvido em projetos sociais ou iniciativas que visam impactar positivamente a comunidade.

Seu trabalho é uma combinação de criatividade, empatia e um forte desejo de auxiliar os outros a encontrarem seu próprio caminho.

Suas obras são:
1. Manual do Passe Espírita;
2. O Andarilho do Cosmo. (Metáfora sobre o caminhar do espírito);
3. Confluências–Coletânea de novelas. (Ou macrocontos);
4. Voltei, Quero Viver. (História contada por um abortado);
5. Deixo-lhe a Rosa;
6. O Baile do Palhaço;
7. Alma maculada;
8. A Noite da Formatura (Espiritualista)
9. Escapando da Paranoia. — Relata momentos difíceis vividos nos dias da ação militar em 1964;
10. Acidente no Motel;
11. Ady-Hes: A Missão;
12. Um Artista Brilhante;
13. Seja Bem-vindo, Filho!

Os livros são encontrados em: Amazon

Contatos
Email: correiovlr@outlook.com
Facebook: nossos.literatos
Instagram: @vanderluizrocha
Youtube: @vanderluizrocha398
Telefone: (11) 994069005