Autoconhecimento

Aproveitar a Vida

Um garoto com braços erguidos sendo ofuscado pela luz solar.
subbotina / 123rf
Escrito por Vander Luiz Rocha

Se pudéssemos colocar, em um pano branco, nódoas que representassem as críticas que recebemos quando buscamos o caminho do acerto, certamente ao final da marcação teríamos um pano negro.

Encontramos poucas ou até nenhuma pessoa que nos estenda a mão para nos ajudar a avançar, contudo temos muitos nos empurrando para trás, embora aquelas que desejam nos ajudar existam. E por que não as encontramos? Porque não é possível encontrar o bom estando no rumo do pior. Procuremos percorrer o bom caminho para que as tenhamos como companheiras. É como diz o ditado: “Junte-se aos bons e serás um deles; junte-se aos maus e serás pior que eles”.

Percebemos que o caminho do erro é fácil; o do acerto, nem tanto. Como já disse em escrito anterior, o mérito não está propriamente em acertar, mas em conseguir que a nossa jornada terrena se paute pela persistência em permanecer na mais acertada via.

É fácil desobedecer, é até mesmo tentador, contudo moldar-se pela disciplina exige esforço para que, na continuação, venha a se tornar hábito.

É como nos fala André Luiz, na obra “Nosso Lar”: “Na Terra, temos sempre a ilusão de que não há dor maior que a nossa. Pura cegueira: há milhões de criaturas afrontando situações verdadeiramente cruéis, comparadas às nossas experiências”.

Nesse ensinamento destaco, por ser pertinente, a frase “há milhões de criaturas afrontando situações verdadeiramente cruéis”.

Um homem careca debochando de um homem que faz semblante de decepção.
koldunova / 123rf

Já vi, em muitas ocasiões, indivíduos debochando dos que escolhem o melhor chamando-os de “caretas”, ou seja, pessoa fora da moda, antiquada; extrapolando, quem não usa drogas nem faz uso de substâncias alucinógenas ou alcoólicas. Debocham daqueles que não praticam o suicídio lento, contudo as consequências lhes serão proporcionais.

Afirmo com segurança que, para ser mais sensato, basta se educar e, quando experimentamos o saudável não queremos o oposto.

Sigamos a consciência que sempre nos aponta o preferível, porquanto é por ela que trazemos as experiências anteriores à atual vida terrena.

Li por aí esta frase não é minha, que diz: “O erro ensina o caminho do acerto

e o fracasso mostra o caminho da segurança.”

Você também pode gostar

Então aproveitemos a atual vida para que não tenhamos de revivê-la, passando novamente pelos maus momentos que hoje atravessamos.

Obrigado por me ouvir.

Sobre o autor

Vander Luiz Rocha

Vander Luiz Rocha, nascido na cidade de Conselheiro Lafaiete, no estado de Minas Gerais, Brasil, em 1939.

Criado dentro dos princípios da tradicional família mineira, teve no catolicismo a sua primeira religião.

Na adolescência, dos 7 aos 14 anos, fez, como interno, o Seminário Menor da Ordem dos Redentoristas, na época em Congonhas do Campo, MG. Naqueles momentos o cenário de vida foi o barroco e o fundo musical o canto gregoriano.

Deixando o seminário, tornou-se não religioso e se dedicou aos estudos e ao trabalho em Belo Horizonte. Inicialmente se formou em contabilidade e, posteriormente, graduou-se em administração, com o título de bacharel. A sua vida privada foi alimentada por essas profissões.

Em 1973, mudou-se com a família, esposa e três filhas para São Paulo, indo residir no ABC Paulista, em São Caetano do Sul, trabalhando em empresas da região, tendo se interessado pelo espiritismo e adotando-o em 1976 como escola de vida.

Após preparar-se em cursos feitos sob supervisão da Federação Espírita de São Paulo, SP, tornou-se servidor, no segmento palestrante, e expositor de cursos em casas de socorro espiritual, e com os socorridos muito aprendeu.

Nos dias atuais, continua a se dedicar à filosofia espiritualista, adaptando as palestras para textos escritos.

Possui várias obras editadas e ganhou prêmios literários.

Vide seus livros em nossosliteratos.com.br/livros-vlr.html

Contatos:
Email: vander@nossosliteratos.com.br
Site: nossosliteratos.com.br
Facebook: nossos.literatos
Instagram: @vanderluizrocha
Youtube:
Vander Luiz Rocha