Educação

Ciência, avanços científicos e a importância de cientistas e pesquisadores

Cientista bioquímica trabalhando em um laboratório.
shisuka / Canva

Todos os avanços científicos que aproveitamos na saúde, na educação, na tecnologia e nos nossos momentos de lazer são fruto da dedicação de pesquisadores e cientistas. Mas será que nós estamos dando o devido valor a isso? Informe-se sobre os principais avanços da ciência em 2023, com o artigo de Fernanda da Conceição.

A ciência encontra-se presente em processos simples, complexos e contém diversos conhecimentos. De acordo com Aristóteles, a ciência é o conhecimento que pode ser comprovado por testes e ensaios. Galileu Galilei é considerado o pai da ciência moderna. A ciência contribui na criação de novas tecnologias, no desenvolvimento de tecnologias que existem, nos permite compreender as leis da natureza e possibilita avanços na educação, medicina, engenharias, telecomunicações, indústrias e nas organizações das civilizações ao longo dos séculos.

Os cientistas e pesquisadores são profissionais que desenvolvem pesquisas em diversas áreas do conhecimento (Figura 1), baseando-se em metodologias científicas nos testes e comprovação de hipóteses científicas. Os trabalhos desses profissionais consistem em desenvolver pesquisas, publicar artigos científicos, participar de congressos científicos e acadêmicos, realizar palestras em universidades e congressos, realizar treinamentos em pesquisas cientificas, explicar os temas pesquisados em jornais, mídias sociais, televisão, redes de conexão de pesquisadores e cientistas.

Cientista apontando para uma pesquisa em um computador.
Autoria de Fernanda Moreira da Conceição

Os principais avanços da ciência em 2023 são: a nova geração de vacinas de mRNA para malária, tuberculose, herpes genital, HIV, fibrose cística, câncer e vários tipos de doenças pulmonares; novos instrumentos de observações espaciais mais profundos, como o telescópio Euclides, que estará na órbita solar para mapear o universo em 3D. O céu do hemisfério sul a partir do Chile será registrado com a câmera de 3 bilhões de pixels do telescópio Vera C. Rubin. Aguardamos da ciência novas missões espaciais previstas, como o lançamento do HAKUTO-R do Japão e do Chandrayaan-3 da Índia. Onze astronautas tem planos de estudar o espaço com o foguete Starship, da Spacex.

Você também pode gostar:

A ciência tem realizado ensaios clínicos buscando tratamento para diversas doenças genéticas e apresentando resultados aprovados para terapia em pacientes com alterações na cadeia de DNA. Os cientistas e pesquisadores estão animados com o grande avanço de medicamentos, métodos de diagnóstico e controle para diabetes e Alzheimer.

Sobre o autor

Fernanda Conceicao Moreira

Copywriter, Colunista, Paisagista, Engenheira Agrônoma, Editora de Conteúdos, Escritora, Ph.D. em Agronomia, Fisiologista Vegetal, Pesquisadora Independente e Professora de Cultura Italiana Renascentista.
E-mail: fernandamoreiradtna@gmail.com
Facebook: Fernandanoreiradtna
Instagram: @fernandamoreiradtna
Telefone: 38 99883 - 9667