Comportamento Convivendo

Quais são as profissões do futuro?

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A tecnologia avança a cada dia. Quanto mais isso acontece, mais aumenta a necessidade humana de entrar em contato com a natureza. As profissões vêm se transformando com o passar do tempo e muitas já foram desvalorizadas pela automação de certos equipamentos. É normal que exista uma certa preocupação da humanidade e que questões como: “O que eu farei?” e “com o que trabalharei no futuro?” surjam com o avanço tecnológico, mas é preciso se acalmar e estar preparado para que todas as novidades não peguem ninguém de surpresa.

O futuro do trabalho é um ponto muito discutido, e há as mais diversas opiniões e hipóteses, mas uma coisa é clara em qualquer situação: o mundo se transformará! Entrar em pânico não é a melhor saída, pois sabemos que desde já a sociedade enfrenta diversos problemas com o mercado de trabalho. As poucas oportunidades e até mesmo a falta de estudo e de conhecimento causam uma grande falta de informação entre as pessoas, o que acaba gerando uma preocupação excessiva e até mesmo desnecessária, considerando que as possíveis profissões do futuro poderão ser exercidas por todos, desde que o conhecimento e o estudo recebam investimento desde já!

Conheça 15 apostas de profissões do futuro relatadas pelo Center for the Future of Work e também baseadas em pesquisas de universidades:

Imagem de uma unidade de disco rígido em sobre ela uma lupa.
Imagem de Bruno /Germany por Pixabay

1. Detetive de dados

Este profissional investigará mistérios contidos em big data. Os requisitos para essa possível profissão é possuir conhecimento sobre matemática, finanças e data science.

Na atualidade, a tecnologia já comanda grande parte do mercado de trabalho e é fácil encontrar um curso na área, até mesmo a distância, para permanecer conectado e ser um profissional tecnológico.

2. Sourcing: oficial de ética

A investigação e o acompanhamento de bens e serviços para fazer com que os gastos de uma empresa permaneçam alinhados a alguns padrões de ética serão os principais deveres deste profissional. Quais são os requisitos? Possuir experiência com ética corporativa e ter a capacidade de trabalhar em equipe.

3. Walker

Assim como um motorista de Uber, esse profissional será autônomo. Por meio de uma plataforma online, ele conversará e escutará idosos. O objetivo principal é dar atenção aos velhinhos que gostam de conversar! Não há muitos requisitos para essa profissão, mas ter a disposição de se locomover para fazer uma visita a algum cliente será um diferencial.

Não é de hoje que profissões mais humanas são de grande valia para a sociedade, mesmo que não sejam bem vistas por aqueles que tiveram a oportunidade de fazer uma faculdade.

4. Conselheiro de aposentados

Este profissional auxiliará no planejamento da aposentadoria, tendo em vista os pontos financeiros e ocupacionais do cliente. O cargo requer um conhecimento considerável de administração e contabilidade.

Imagem de dois senhores, um negro e outro branco e grisalho.  Eles estão eum um ambiente profissional. O homem mais velho está segurando em uma das mãos um aparelho celular e na outra uma pasta de couro preta. Eles estão conversando e sorrindo.
Imagem de Welcome to all and thank you for your visit ! ツ por Pixabay

5. Gerente de relação entre humanos-máquinas

O profissional desenvolverá um sistema que possibilite e facilite a interação entre máquinas e seres humanos. Ser neurocientista ou psicólogo, a isso somado um conhecimento em engenharia, em ciência da computação e em experiência com robôs, serão requisitos para o cargo.

6. Gestor de marketing com foco em e-commerce

Este profissional trabalhará para garantir a segurança das transações em sites comerciais na internet. Garante ainda um melhor posicionamento no mercado com base em estudos sobre o segmento de cada empresa. Para o cargo, possuir graduação em marketing, publicidade e propaganda ou em áreas da computação é de extrema importância.

7. Alfaiate remoto

O alfaiate digital trabalhará em uma cabine especial que possibilita encontrar as medidas precisas de um cliente. Para o cargo, os requisitos são: formação e experiência com moda e estar familiarizado com tecnologias.

8. Especialista em cloud computing

Os profissionais de TI poderão concorrer a este cargo, que terá como o foco gerenciar o armazenamento de dados em nuvem. O requisito para o cargo é ser formado em áreas da tecnologia da informação.

9. Curador de memórias

O curador de memórias pessoais contatará stakeholders e algumas outras fontes para recriar experiências e vivências de clientes que perderam a memória. Para isso, a realidade virtual será utilizada. Os requisitos para o cargo são: possuir um nível surpreendente de inteligência emocional, ser comunicativo e inovador.

Homem vestindo um terno azul. Ele segura em suas mãos um aparelho eletrônico. Ao fundo imagens de letras do alfabeto em cor azul claro compõem a imagem.
Imagem de mohamed Hassan por Pixabay

10. Corretor de dados pessoais

Este corretor será responsável por cuidar e vender os dados de um cliente, buscando aumentar ganhos em diversas bolsas de dados. Para o cargo, é preciso possuir vasto conhecimento em ambientes globais e ter um perfil mais crítico.

11. Controlador de estradas

Esse profissional irá monitorar e planejar estradas e espaços aéreos, criando plataformas para administrar carros e drones. Para o cargo, é imprescindível a habilidade de tomar decisões e ser organizado e conhecer o funcionamento de cada equipamento. O seu hobby de montar e desmontar aparelhos eletrônicos pode virar uma profissão em um futuro próximo!

12. Oficial de genética

O oficial de genética será responsável por facilitar a produtividade de uma organização e, por conseguinte, aumentar os seus lucros, criando a inclusão genética que opera em relação às leis de trabalho que são geneticamente melhoradas. Para o cargo, ter conhecimento avançado em biologia ou genômica é um requisito – experiência com genética é um diferencial.

13. Gestor de inovação

Este profissional fará com que a inovação não esteja ligada às novidades como produtos, por exemplo. Ele fará que ela seja uma forma de otimizar a redução de custos de uma empresa. Para o cargo, é necessário uma formação com ênfase em pesquisa de mercado.

14. Engenheiro de petróleo

O engenheiro do ramo petroleiro terá como a principal função estudar, pesquisar e encontrar técnicas mais eficazes para a extração do petróleo. Ser formado em engenharia de petróleo é uma obrigação dos candidatos.

Imagem de um profissional de engenharia (mulher) dentro de uma sala de laboratório  pesquisado e estudando forma de extração do petróleo.
Imagem de RAEng_Publications por Pixabay
Você também pode gostar

15. Gestor de resíduos

Esse gestor trabalhará para criar meios de transformar o lixo em fontes de energia e de renda. Requisitos: formação em engenharia química.

São inúmeras as possibilidades de profissões do futuro, e você pode se preparar para estar apto àquela que mais lhe agradar!

Não foque nas dificuldades atuais e saiba que todas as opções citadas acima, assim como as já existentes, são incrivelmente prósperas e podem te proporcionar uma boa vida!

Há muito tempo as profissões se atualizam e se transformam com o intuito de modificar e melhorar o mundo. Para ser beneficiado com essas mudanças, você precisa estar preparado e por dentro de tudo o que está acontecendo!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]