Comportamento Convivendo

Quem são os hipsters?

Homem usando uma jaqueta e touca na cor marrom. Para complementar o look hipster, calça jeans e camiseta azul. Ao fundo, uma loka e duas bicicletas compõem o cenario.
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Existem muitos estilos e tendências que uma pessoa pode seguir. Um deles, que é muito comentado na atualidade, é o estilo hipster. Algumas pessoas são identificadas como hipsters pela forma como se vestem, pelas músicas que ouvem, pelos filmes que assistem e pelos pensamentos que reproduzem.

Em 1940, quando surgiu o termo hipster, o significado era diferente do que esse conceito representa atualmente. Naquela época, hipsters eram jovens brancos de classe média que gostavam do estilo musical jazz.

Duas mulheres, sendo uma negra e outra loura, fazendo estilo fofoca. Ambas estã sentadas lado a lado.

Os artistas de jazz, que é uma expressão musical da cultura negra, eram inspirações para esses jovens brancos. Então, eles tentavam reproduzir o estilo de vida desses artistas. Colocavam-se contra a indústria da música, viviam em bares e apreciavam o ritmo musical marcado por batidas suaves e vozes graves.

Em 1990, o conceito de hipster voltou a aparecer, mas com um sentido diferente. A partir desse momento, os hipsters passarem a ser aqueles que recusam a cultura de massa, que adotam um estilo que une o punk, o beat, o hippie e o grunge.

Homem com barba e bigode, usando cachecol lilás, óculos preto e um chapéu bege. Está olhando para o infinito. Ao fundo outras pessoas compõem o cenário.

Cada um desses estilos se desenvolveu no período pós-guerra e são provenientes de movimentos sociais marginais, que se desenvolveram à margem dos padrões impostos pela sociedade. O que se assemelha a esses movimentos, atualmente, é a música indie, caracterizada como um estilo independente e alternativo, ouvido pelos hipsters.

Jovens Boêmios

Na literatura desse período, escritores como Jack Kerouac e Norman Mailer classificaram os hipsters como pessoas que levavam a vida sem compromisso, quase adotando um estilo nômade, transitando pelas ruas sem muito objetivo. Seria como dizer que os hipsters eram jovens boêmios.

Três mulheres em ambientes diferentes. Uma está usando um casaco preto de frio com gola de pele a outra, ao centro está usanndo uma touca marrom, segurando uma mochila e a moça da direita da foto uma camiseta e um óculos escuro.

Com o passar do tempo, essa definição de hipster foi perpetuada. Em vias gerais, existem algumas características principais que caracterizam uma pessoa como hipster, de acordo com a definição disseminada a partir dos anos 90. A seguir, você vai conhecer quais são essas características do estilo hipster!

Aprenda a identificar um(a) hipster:

1) Uma pessoa que faz compras em brechós, usando roupas, calçados e acessórios que trazem um ar retrô. Em geral, usam óculos com formatos arredondados e cores sóbrias.

2) Uma pessoa que é vegana, vegetariana ou que expõe a preocupação com o meio ambiente, consumindo, majoritariamente, produtos ecológicos.

Homem com barba e bigode pretos, braços tatuados, abotoando uma camisa branca com estampas na cor preta, de manga curta.

3) Uma pessoa que vive em um bairro gentrificado, isso é, um bairro que está passando por uma modernização com a chegada de novas marcas e lojas onde ficavam casas antigas ou a população de baixa renda.

Você também pode gostar:

4) Uma pessoa que não consome produtos que fazem parte da cultura pop, que todo mundo também consome. É uma pessoa que se recusa a assistir os sucessos mais recentes no cinema e a ouvir as músicas mais tocadas. Predominantemente, assistem a filmes de produção independente e ouvem músicas do estilo indie.

Quatro mulheres vestidas em estilo hipster. Duas estão usando vestidos na cor nude e as outras duas, vestidos no tom azul. Ao fundo parede com folhagem. Todas estão segurando um buquê de flores coloridas.

5) Uma pessoa que vive em uma área urbana e frequentemente tira fotos nesse lugar, tendo como acessórios para os cliques um copo de café, um conjunto de luzes do tipo pisca pisca ou um guarda-chuva estiloso.

Se a pessoa que você estiver observando seguir todas essas características, é muito provável que ela faça parte de um estilo de vida hipster!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]