Existem muitos estilos e tendências que uma pessoa pode seguir. Um deles, que é muito comentado na atualidade, é o estilo hipster. Algumas pessoas são identificadas como hipsters pela forma como se vestem, pelas músicas que ouvem, pelos filmes que assistem e pelos pensamentos que reproduzem.
Em 1940, quando surgiu o termo hipster, o significado era diferente do que esse conceito representa atualmente. Naquela época, hipsters eram jovens brancos de classe média que gostavam do estilo musical jazz.
Os artistas de jazz, que é uma expressão musical da cultura negra, eram inspirações para esses jovens brancos. Então, eles tentavam reproduzir o estilo de vida desses artistas. Colocavam-se contra a indústria da música, viviam em bares e apreciavam o ritmo musical marcado por batidas suaves e vozes graves.
Em 1990, o conceito de hipster voltou a aparecer, mas com um sentido diferente. A partir desse momento, os hipsters passarem a ser aqueles que recusam a cultura de massa, que adotam um estilo que une o punk, o beat, o hippie e o grunge.
Cada um desses estilos se desenvolveu no período pós-guerra e são provenientes de movimentos sociais marginais, que se desenvolveram à margem dos padrões impostos pela sociedade. O que se assemelha a esses movimentos, atualmente, é a música indie, caracterizada como um estilo independente e alternativo, ouvido pelos hipsters.
Jovens Boêmios
Na literatura desse período, escritores como Jack Kerouac e Norman Mailer classificaram os hipsters como pessoas que levavam a vida sem compromisso, quase adotando um estilo nômade, transitando pelas ruas sem muito objetivo. Seria como dizer que os hipsters eram jovens boêmios.
Com o passar do tempo, essa definição de hipster foi perpetuada. Em vias gerais, existem algumas características principais que caracterizam uma pessoa como hipster, de acordo com a definição disseminada a partir dos anos 90. A seguir, você vai conhecer quais são essas características do estilo hipster!
Aprenda a identificar um(a) hipster:
1) Uma pessoa que faz compras em brechós, usando roupas, calçados e acessórios que trazem um ar retrô. Em geral, usam óculos com formatos arredondados e cores sóbrias.
2) Uma pessoa que é vegana, vegetariana ou que expõe a preocupação com o meio ambiente, consumindo, majoritariamente, produtos ecológicos.
3) Uma pessoa que vive em um bairro gentrificado, isso é, um bairro que está passando por uma modernização com a chegada de novas marcas e lojas onde ficavam casas antigas ou a população de baixa renda.
Você também pode gostar:
4) Uma pessoa que não consome produtos que fazem parte da cultura pop, que todo mundo também consome. É uma pessoa que se recusa a assistir os sucessos mais recentes no cinema e a ouvir as músicas mais tocadas. Predominantemente, assistem a filmes de produção independente e ouvem músicas do estilo indie.
5) Uma pessoa que vive em uma área urbana e frequentemente tira fotos nesse lugar, tendo como acessórios para os cliques um copo de café, um conjunto de luzes do tipo pisca pisca ou um guarda-chuva estiloso.
Se a pessoa que você estiver observando seguir todas essas características, é muito provável que ela faça parte de um estilo de vida hipster!