Quem nunca ouviu uma pessoa dizer para alguém que ela “filosofa demais?” Será então que filosofar é um verbo? Se a gente analisar o que significa a Filosofia, não é nada absurdo considerar a sua abrangência muito mais próxima de um verbo do que de um substantivo propriamente dizendo. Uma das diversas definições de Filosofia é que se trata do “estudo de problemas fundamentais relacionados à existência, ao conhecimento, à verdade, aos valores morais e estéticos, à mente e a linguagem”. Este humilde indivíduo que escreve esse artigo define com uma palavra: reflexão.
A Filosofia ajuda também a nos relacionar com as outras pessoas e para construir um mundo melhor. Por mais que a rotina nos tome bastante tempo e liguem às reflexões com “mentes desocupadas”, há uma grande importância em revermos nossas atitudes.
Não tem uma velha premissa que diz: “Quando alguém age sem pensar faz alguma besteira?” Pode ter certeza que as ações que transformaram o mundo foram pensadas e movidas por sentimentos que nos alimentavam por dentro. É óbvio que há situações em que há a necessidade de agirmos rápido, sem muito tempo para pensar, porém, você pode refletir posteriormente sobre como foi a sua ação instintiva. É possível treinar até mesmo as nossas condutas. Mesmo refletindo e analisando cada uma de nossas ações, é possível que a gente erre muitas e muitas vezes. Imagine como seria se não parássemos para pensar antes de agir? Pense (e repense) nisso!
Texto escrito por Diego Rennan da Equipe Eu Sem Fronteiras.