Autoconhecimento

Sim e Não

Homem com as mãos estendidas em sinal de dúvida. No fundo, ilustração de ponto de interrogação e as palavras YES e NO em cada uma das mãos
Bulat Silvia / Getty Images / Canva
Escrito por Karina Schuler

Os termos “sim” e “não” são resultados da rotina de vida diária. Desde a infância, vivenciamos a convivência entre essas duas palavras. Às vezes a mãe diz “sim”, outras vezes, “não”. Às vezes o pai diz “sim”, outras vezes, “não”. Essas palavras estão presentes na vida de cada dia. Essas palavras estão na educação, no sistema escolar de ensino e em tudo aquilo que vamos vivenciar. Ao ser criança, aprendemos que essas palavras existem e que elas dizem o que podemos ou não fazer.

Quando nos tornamos adolescentes, essas palavras novamente vêm nos visitar. Geralmente por meio dos nossos pais, recebemos novamente o “sim” e o “não”. Na escola, na convivência com os colegas, entre amigos, talvez namorados, dentre outras relações e situações, novamente essas duas palavras aparecem em diversos momentos na vida do adolescente. O “não” geralmente não é muito bem recebido. O “sim” gera alegrias e contentamento. Porém qual é a verdadeira realidade desse “sim” e desse “não”? O que eles querem nos dizer? Para que servem essas duas palavras tão pequenas e tão importantes?

Na verdade, essas palavras são importantes pois elas atuam na direção das nossas vidas. A palavra “sim” gera a permissão e a palavra “não” gera a não permissão. Para isso, devemos buscar conhecer o sentido real da existência de ambas as palavras. As duas são igualmente importantes. Na linguística, são palavras muito bem utilizadas e que representam aquilo que permitimos e o que não permitimos. Psicologicamente, são palavras fortes e com muito significado. Elas querem dizer algo para nós ou sobre nós. Podemos receber o sim e o não, bem como podemos dizer esses mesmos sim e não.

Com total naturalidade, eles devem ser muito bem-vindos em seu Eu Interior. Saber viver é assumir o poder das palavras de maneira mais adequada e vivenciá-las com maturidade emocional. Essa maturidade emocional faz com que o “sim” seja repleto de alegria e felicidade; e o “não” recebido seja um ato de liberdade alheia ou mesmo um ato que fala sobre a permissão do outro ser; já o “não” falado significa o respeito próprio que você tem por si mesmo, gerando limites saudáveis na convivência. Essa é a base para as boas relações. Viver ótimos relacionamentos depende dessas duas palavras bem vivenciadas, primeiramente, no interior de cada ser.

Você também pode gostar:

Saber dizer “sim” e “não” é uma realidade que deve acontecer, já que precisamos gerar honestidade e sinceridade em nossas vidas. Todas as pessoas vão vivenciar situações que poderão dizer “sim” e “não”. Essas duas palavras são a natureza da vida e devem ser recebidas com toda a naturalidade. Viver bem é o resgate desse “sim” e desse “não” que já emanam de sua essência. Ative-o e reflita sobre o que você permite e o que você não permite. Ame-se e se respeite ao revelar o seu sim e o seu não.

Ao receber essas palavras, aceite-as com naturalidade e com amor. Entenda que todas as pessoas têm o direito de escolher. Elas podem fazer isso. Elas podem dizer “sim” ou “não”. Isso é natural e não deve gerar mágoas ou ressentimentos.

A vida deve ser livre em todos os sentidos, a começar pela execução das palavras.

Amor & Luz!

Karina Schuler

Especialista em psicologia corporal

Sobre o autor

Karina Schuler

Fisioterapeuta, especialista em medicina chinesa, medicina ayurvédica, formação em medicina germânica de Heilkunde, especialização em psicologia corporal, psicoterapeuta holística, master PNL, master coach sistêmico, formação em terapia quântica, terapia energética e cristais. Aromaterapeuta, cromoterapeuta, radiestesista, reikiana, formação em yoga integral e artístico, formação em pilates clínico.

Idealizadora de métodos especializados e exclusivos em essência plena, saúde sistêmica, empresa sistêmica, essência esportiva e essência artística.

Esses métodos são exclusivos para ascensão pessoal, saúde plena, empresas, atletas e artistas.

Palestras – Cursos & Workshops – Vivências – Treinamentos & Consultorias.

Meditações Essência Estrelar & Inspirações Essência Estrelar – Métodos Próprios.

Escritora – em breve lançamento do meu primeiro livro.

Sou uma eterna estudante e profissional do que eu mais amo.

Artista, pianista, cantora, compositora e atriz. Artista plástica e artesanato por amor!

Acredito na vida de cada ser, no seu brilho e na sua estrela interior!

Estou disponível para ajudar na criação de um Universo de mais luz!

Amor & luz!

Gratidão!

Abraço fraterno!

Contatos:

E-mail: karina.modella26@gmail.com
Facebook: SpazioModella
Instagram: @karinaschuleroficial

Linkedin: Karina Schuler
Telefone: (48) 99134-8194