Autoconhecimento

6 habilidades da vida que você não aprende na escola

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Escola não é a única fonte de conhecimento

A escola é um ritual muito importante na vida de cada ser humano. É nela que você, por anos e anos, aprende a ter convívio social, sobre a história do seu país e do mundo, geografia, ciências, matemática e tantas outras coisas que, de fato, são importantes, principalmente até decidir qual profissão tem mais a ver com você.

Porém, não só da escola se faz a educação humana. Muitas coisas que existem cada um de nós precisa aprender além dos limites das salas de aula convencionais. Há conceitos, princípios, opiniões e jeitos que só são possíveis de aprender com vivência, ou seja, literalmente vivendo a vida.

Aproveitar o tempo

Na escola – a não ser que algum professor faça um breve comentário sobre o assunto e diga “que o tempo passa rápido demais” –, você não irá aprender sobre como aproveitar o tempo da vida. Ela realmente passa rápido, mas se você souber aproveitá-la, conseguirá fazer de cada dia um novo motivo para ser feliz.

Experimente novos alimentos, tente novas coisas, vença medos, viva todo tipo de situação para que você realmente possa sentir que está aproveitando o seu tempo. A escola cansa? Sim, cansa. Mas depois tem faculdade, trabalho… Sempre teremos obrigações impostas de acordo com a forma de vida da sociedade.

Porém, nossas obrigações não podem se transformar em desculpas para não aproveitarmos o tempo livre. Então, deixar a preguiça de lado e aproveitar a vida e o mundo é um dos itens que você não aprenderá na escola.

Amplie seus conhecimentos e evolua sua mente

Na maioria das vezes, as escolas seguem um padrão “quadrado” de ensino (ou seja, algo que foi pré-estipulado) e, com isso, as instituições se preocupam em passar aos alunos apenas as matérias obrigatórias.

As lições da escola são muito importantes. Porém, algumas outras também são, principalmente nos conhecimentos que adquirimos viajando, conhecendo outras culturas, tendo contato com a natureza, observando os mais velhos, entre tantas outras formas de evoluir com a vida. Com isso, você vai aprender a respeitar o mundo, a ser mais consciente, responsável, respeitoso, amável, educado e, é claro, mais feliz.

Você aprenderá o que realmente é importante na vida: viver sendo feliz e sem prejudicar outras pessoas.

Ser independente

Na escola, você sempre terá o seu professor para tirar suas dúvidas e te ajudar sempre que possível. Você tem o horário já estipulado para um intervalo, precisa usar uniforme, entre tantos outros detalhes e regras que fazem com que se acostume à rotina do colégio.

Na vida, você faz a sua rotina baseada em suas regras. É claro que existem regras na sociedade também, e até por isso que existem nas escolas, para você já se acostumar a fazer o certo.

Porém, você terá a liberdade de escolher para onde quer ir, que horas quer comer, onde irá morar, quando irá viajar, etc. Além disso, nessas situações, se algo der errado você precisará achar uma solução sem a ajuda de outra pessoa (na maioria dos casos). Tudo isso te tornará mais independente e dono de si próprio.

Ouvir o coração

Normalmente, a escola tem alguns focos: ensinar você a como se comunicar, a pensar e desenvolver pensamentos e a passar na faculdade. Apesar deles terem esse papel absurdamente importante em nossas vidas, afinal, se não conseguíssemos formular pensamentos e nos comunicar, a sociedade não existiria como é hoje, ao mesmo tempo a instituição de ensino pode te engessar.

Aprenda com ela todo o possível. Mas, fora dela, aprenda a ouvir seu coração. Seja passional e apaixonado pela vida, pela família, amigos, lugares, animais, praias, campos e com tudo o que você se identificar.

Aprenda a ouvir seu coração para você ter momentos de alegria e prazer, de amor e diversão.

Vencer medos, estabelecer metas e cumprir desafios

A vida te proporciona momentos mágicos. E talvez os melhores momentos sejam aqueles que sentimos evolução, quando vencemos algum medo antigo, superamos algum desafio difícil e conquistamos metas importantes. Por isso, é importante não ficar parado. Use seu tempo livre para evoluir como ser humano. Seja alguém que cresce a cada dia – mas por dentro, e não só na idade.

Ser quem você verdadeiramente é

Na vida, você deve se permitir encontrar seu próprio estilo, respeitar suas origens e ter orgulho da sua história. Tudo isso fará com que você seja a melhor versão de si mesmo.

Ter a coragem de ser quem você realmente é te fará ser alguém feliz de fato. Alguém leve, alegre, de bem consigo mesmo e muito feliz e confortável com a forma que escolheu viver.


  • Texto escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sua opinião é bem-vinda, sempre que colocada com a educação e o respeito que todos merecem. Os comentários deixados neste artigo são de exclusiva responsabilidade de seus autores e não representam a opinião deste site.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]