Autoconhecimento Comportamento

15 atitudes que vão mudar a sua vida

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Sempre queremos mudar algo em nossas vidas. O que mais almejamos é mudar atitudes para alcançar a sonhada felicidade. Mas adotar novos comportamentos não é algo fácil e não fazemos isso da noite para o dia. Mudar hábitos não é fácil, porém, não é coisa de outro mundo. O que você precisa entender é que precisa dar um passo de cada vez. O mundo não foi criado em 7 dias? Pense nisso antes de querer dormir de um jeito e acordar uma nova pessoa. Você realmente quer mudar sua vida de maneira consciente? Então, confira 15 atitudes para renovar sua existência em 100 dias.

  • Agradecer

Se lamentar o tempo todo é uma enorme perda de tempo. Seja grato pela sua saúde, sua família, seus amigos… Pode parecer piegas, mas agradecer pelas coisas boas dá ânimo para lutar por seus objetivos. Para exercitar a gratidão, anote as coisas que são importantes
em sua vida.

  • Cuidar da saúde

Nos próximos 100 dias, beba mais água, coma 3 porções de frutas, 5 porções de vegetais diariamente e troque os sucos industrializados pelos naturais. Invente um cardápio com 10 opções de café da manhã, vinte refeições e 10 lanches saudáveis.

Inclua a meditação e os exercícios de respiração em seu cotidiano.

  • Organizar seu espaço

Não deixe nada espalhado pela casa para não atrapalhar a circulação. Guarde livros, revistas, CDs e DVDs em caixas para garantir a integridade deles. Na cozinha, deixe talheres nas gavetas, panelas, pratos e demais utensílios nos armários. Organize também sua mesa de trabalho. Caso ser organizado for uma missão impossível, espalhe lembretes pela casa com os dizeres:

Se pegou, DEVOLVA

Se abriu, FECHE

Se derrubou, PEGUE

Se tirou do lugar, DEVOLVA

Trocar lâmpadas queimadas e consertar o que estiver quebrado também está no pacote. Doe coisas que perderam utilidade (e que estejam em bom estado) para instituições ou organize “clubes de trocas” com familiares e amigos.

  • Cuidar do seu tempo

O tempo é precioso e não admite desaforos. O que você está fazendo com o seu? Será que não o está desperdiçando com besteiras? Passe menos tempo nas redes sociais e viva a vida real. Aproveite também para planejar o dia na noite anterior e priorizar as atividades realmente importantes.

Nos próximos 100 dias, acorde um minuto mais cedo a cada dia. Abra a janela e faça alongamentos assim que sair da cama. Você se sentirá muito mais disposto.

  • Dar o melhor de si

Faça suas atividades com excelência. Em casa e no trabalho, preze sempre pela qualidade, não para os outros, mas pelo prazer de ver que fez bem feito.

  • Planejar as finanças

Registre seus gastos numa planilha do Excel ou no bom e velho caderninho. Adote outras medidas, como: ir ao supermercado com uma lista e, após ter almoçado ou jantado, reavaliar seu plano de telefonia móvel e ver se pode trocar por um mais barato.

Deposite os trocos no cofrinho e pesquise investimentos adequados ao seu perfil. Quem guarda dinheiro nunca fica no aperto e pode fazer planos.

  • Estimular a mente

Aprenda uma palavra diariamente, faça uma frase com ela ou pesquise outras com a mesma letra. Quer estimular a mente ainda mais? Que tal ler aquele livro que você sempre abandonou ou sequer começou?

  • Deixar aflorar sua criatividade

Leve com você um caderno para anotar inspirações, coisas que achou interessante e também desenhar.

  • Ampliar seu círculo de amizades

Não recuse convites para cinemas, festas, almoços, jantares… Saia com amigos de escola, da faculdade, de trabalho… Além de ampliar seu círculo de amizades, você também pode fazer contatos profissionais.

  • Reavivar seu relacionamento

Durante 100 dias, anote diariamente uma qualidade do parceiro e faça um planejamento de tudo que deseja fazer com ele; ao final, entregue tudo para a pessoa. Não se esqueça de dizer “eu te amo”, desejar “bom dia”, “bom trabalho e “boa noite”. Caso morem juntos, abrace, beije e proponha caminharem juntos por 20 minutos.

  • Não ser intransigente

Nem com os outros nem com você. Seja mais tolerante com quem o cerca e com você. Não faça cobranças absurdas nem se martirize.

  • Fazer uma boa ação

Pode ser ouvir atentamente o desabafo de alguém. Pode ser parar de julgar e colocar-se no lugar do outro. Pode ser elogiar pessoas próximas ou quem prestou algum serviço…

  • Pensar antes de falar

Às vezes, dá uma vontade de falar umas boas verdades, não é mesmo? Mas pensar mil vezes antes de falar evita que a gente fale besteiras e se arrependa depois.

  • Analisar as propostas anteriores

Ao final de cada semana, analise o que propomos. Ao final dos 100 dias, faça o mesmo exercício. Veja o que saiu do papel, o que foi feito com excelência, onde falhou e o que fazer para melhorar.

  • Manter essas atitudes

Conserve os bons hábitos e veja o que ainda pode ser incorporado a sua vida.

Interessante essas dicas, não? Diga quais atitudes você adotou para mudar sua vida e quais os impactos que elas tiveram.


Escrito por Sumaia Santana da Equipe Eu Sem Fronteiras

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]