Convivendo

7 causas que você pode apoiar agora mesmo

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O mundo pode ser um lugar melhor. Acredite! E se você ajudar, isso acontecerá mais rápido. E a cada dia você verá como pequenos atos podem fazer uma grande diferença para a sociedade e para o mundo. Que tal conhecer algumas causas que você pode apoiar e ajudar de alguma forma? Confira:

Reutilizar o lixo eletrônico

Um dos problemas para a natureza é que muitos resíduos são descartados sem serem reciclados. Aparelhos eletrônicos são trocados com tanta frequência que isso gera uma quantidade imensa de lixo que não está sendo reutilizado. Se você tem aparelhos eletrônicos velhos ou conhece alguém que tenha e queira se desfazer deles, procure alguma ONG que dê um fim sustentável para esse tipo de lixo. Na cidade de São Paulo existe o Centro de Descarte e Reúso de Resíduos de Informática, que fica no campus da USP. Para outras cidades, procure no Google qual organização está mais perto de você. Incentive o descarte desse tipo de lixo e contribua para o meio ambiente!

Uso consciente da publicidade

A publicidade infantil já foi alvo de debate e ainda gera muita polêmica entre os pais. Alguns comerciais e propagandas podem deturpar valores e insinuar ideias não saudáveis em questão de consumo e comportamento para as crianças. Por isso, surgiu o Projeto Criança e Consumo, uma iniciativa do Instituo Alana.

Proteja os animais

Ver um animal ser maltratado ou até mesmo ser morto é algo que perturba e nos faz questionar a bondade do ser humano. Se você se compadece pelos animais que muitas vezes estão em situações que os colocam indefesos frente ao abuso de algumas pessoas, ajude a protegê-los! A ONG World Animal Protection pode ser uma ótima escolha para você se engajar na causa da proteção dos animais.

O esporte inclui

Muitas crianças e adultos são salvos da marginalização da sociedade por causa dos esportes. A competição saudável e o desenvolvimento do corpo físico podem levar uma pessoa a mudar de vida e a se sentir mais parte da sociedade. Existem organizações no Brasil todo que ajudam atletas de comunidades carentes a poder se dedicar ao esporte. Um exemplo de ONG que atua nessa área é a Vemser, do Rio de Janeiro. Conheça mais sobre a organização e o trabalho que eles fazem.

Ajude a ciência

O trabalho de cientistas é longo e trabalhoso. O que está mudando é que agora, com as novas tecnologias, as pessoas podem ajudar os pesquisadores sem precisar sair de casa. Um dos projetos que mostra isso é o Asteroid Zoo. É um projeto onde você pode ajudar a analisar fotos e, com isso, melhorar o banco de dados com informações importantes para os cientistas.

Ajude os refugiados

Muitos conflitos no mundo são os responsáveis por fazer milhares de pessoas terem que abandonar a sua terra natal para tentar sobreviver em outros países. O Brasil recebe muitos desses refugiados, mas precisa de uma participação mais ativa da sociedade para ajudá-los a se integrarem. Uma das ONGs que trabalham com refugiados é o Instituto de Reintegração do Refugiado. Veja como o trabalho deles ajuda pessoas de diversas nacionalidades que chegam em nosso país.

Chega de assédio!

As mulheres já sofreram muito com o assédio sexual e está na hora de denunciar e procurar soluções para esse problema. Existem organizações que lutam para que o respeito a mulher seja cada vez mais uma realidade em nosso país.


  • Texto escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]