Relacionamentos

8 sinais de que talvez você tenha sido iludido — e como superar

Uma mulher debruçando seu rosto sobre as palmas das suas mãos.
fizkes / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Nos tempos em que vivemos, com relações “líquidas” e superficiais, é comum que conheçamos alguém, imaginemos que encontramos o parceiro ou a parceira ideal, porém pouco tempo depois, percebamos que tudo isso não passou de uma grande ilusão…

E é comum, depois de relações que terminam dessa maneira, que nos sintamos culpados por termos sido iludidos, o que é muito errado e desonesto conosco, que já estamos machucados após o término de uma relação.

Se você precisa de algumas dicas para identificar se está sendo iludido ou para lidar com os sentimentos que vêm após uma desilusão amorosa, confira nossas dicas!

Sinais de que você pode estar sendo iludido

1 – Não há vontade de assumir a relação

Uma mulher pensativa e, ao fundo - desfocado -, um homem deitado numa cama.
laflor de Getty Images Signature / Canva

Se ter um rótulo e assumir um relacionamento é muito importante para você, mas a pessoa do outro lado não quer fazer o mesmo, isso é um sinal de alerta. Cada um sabe de seus traumas e conhece o seu interior, então muitas vezes a outra pessoa tem receio de assumir uma relação. Mas se vocês já estão juntos há algum tempo, confiam no sentimento e no que têm juntos, manter essa resistência a assumi-la é um mau sinal.

2 – Não há conversas sobre o futuro

Quando duas pessoas se apaixonam e começam a construir uma relação que vai além de relações íntimas e de noites agradáveis, é normal que aconteçam conversas e planos para o futuro. Se você percebe que a pessoa evita incluir você no futuro dela, pode ser um grande sinal de que você não está nos seus planos futuros, então vale a pena ter uma conversa bem franca sobre isso.

3 – O discurso é diferente da prática

“Eu te amo” são só palavras se as ações da pessoa não demonstram esse amor que ela afirma que sente, não? Amar é mais do que dizer, é demonstrar com atos! Se você percebe que as palavras dessa pessoa servem para amolecer você e fazer com que ela consiga o que quer, mas suas atitudes são muito diferentes, é hora de considerar se você não está sendo manipulado e iludido para entregar o que ela quer.

4 – Você não faz parte da vida da pessoa

Você tenta conhecer os amigos e os familiares da pessoa, faz comentários cheios de carinho e amor nas redes sociais dela, mas nunca recebe o mesmo de volta; está sempre fazendo planos, mas nunca recebe o mesmo de volta… Portanto esses podem ser sinais de que você não faz parte de verdade da vida dessa pessoa, o que pode ser um sinal de alerta de que está sendo iludido por ela!

5 – Você está sempre correndo atrás

À esquerda, num sofá, um homem de costas. À direita, nesse mesmo sofá, uma mulher. A mulher olha para o homem, que está de costas em relação a ela.
digitalskillet de Getty Images Signature / Canva

É você quem vai atrás de uma briga ou de um desentendimento ou é o único responsável pelos planos para o fim de semana, por exemplo? Se sim, então é um sinal de que a pessoa não está tão comprometida quanto você com o relacionamento, apesar de jurar que está, o que pode ser um grande sinal de que você está sendo iludido. Por isso vale ao menos conversar sobre isso e exigir mais reciprocidade.

6 – Demonstra interesse excessivo por outras pessoas

Quem está num relacionamento sério e monogâmico não deveria ficar demonstrando interesse excessivo por outras pessoas, não é mesmo? Se você percebe isso, já comunicou, mas segue se sentindo desconfortável ao ver que segue acontecendo, talvez essa pessoa não esteja nem um pouco preocupada com o que você sente e, portanto, esteja iludindo você.

7 – Não demonstra interesse para além da intimidade

A pessoa demonstra todo interesse do mundo nos momentos românticos, íntimos e com beijos e relações sexuais, mas não quer saber se você teve um bom dia ou se quer conversar sobre o que está sentindo? Esse é um grande indício de que você está sendo iludido e foi colocado numa relação unicamente para suprir as necessidades e carências dessa pessoa, então é bom pelo menos tentar conversar sobre isso.

Um casal heterossexual evitando contato visual um com o outro.
stock-eye de Getty Images / Canva

Sempre que você tenta abordar um dos assuntos listados aqui ou os outros desconfortos que sente nessa relação, é recebido com agressividade ou com esquivas? Assim fica difícil, né? Nenhum relacionamento saudável pode existir sem diálogo e acolhimento, então é importantíssimo perceber que esse talvez seja um sinal de que você esteja sendo iludido!

Fui iludido, e agora?

Se você percebeu que foi iludido e decidiu colocar um ponto final nessa relação — ou se a pessoa que o iludiu colocou um ponto final de maneira bastante dolorosa —, é normal que esteja doendo muito, mas você precisa lidar com isso e certamente vai sair dessa situação! Confira algumas dicas para lidar com uma desilusão amorosa:

1 – Entenda e acolha sua dor

Não diminua sua dor nem permita que alguém faça isso. Só você sabe o quanto está doendo e o quanto isso pode ser traumático. Acolha sua dor, permita que ela exista e a sinta. Se precisar ficar uns dias lambendo as feridas, sentindo mesmo a tristeza, permita-se. Mas saiba que é preciso se levantar e seguir em frente.

2 – Não se sinta culpado

Depois que compreendemos que fomos iludidos, tudo parece ficar claro e é normal que pensemos: “Caramba, como eu fui burro em não perceber!”. Porém pensar assim não é justo consigo. Seria o mesmo que culpar alguém que teve o celular roubado por andar com o celular na rua. Não faz sentido, né? Se alguém se aproveitou do seu amor e da sua crença na relação, quem está errada é essa pessoa. Não foi nem é sua culpa!

3 – Entenda que você merece muito

Vivemos ouvindo que não devemos criar expectativas, mas isso é muito perigoso… Se você não tivesse expectativas, não teria se iludido e desiludido, certo? Mas talvez ainda estivesse preso naquela relação! Então tenha, sim, expectativas do que você espera de uma relação, porque isso é o que vai salvá-lo de aceitar menos do que merece! Se você é capaz de dar muito amor, há por aí alguém capaz de fazer o mesmo.

4 – Dê tempo ao tempo

Um homem em pé à beira da praia.
Sanal K de Pexels / Canva

Não está na disposição de sair por aí curtindo a vida de solteiro ou sente que jamais será capaz de amar e se apaixonar novamente? Tudo bem! Não tente antecipar nada e dê tempo ao tempo. No futuro, se tiver que acontecer uma relação de novo, vai acontecer. Então controle a frustração, a ansiedade e a decepção. Ninguém sabe o que o futuro reserva!

5 – Construa uma rede de apoio

Sofrer sozinho pode ser bastante doloroso! Por isso é importante ter uma rede de apoio composta de familiares e amigos que gostam de nós e que se preocupam com nosso bem-estar, porque eles serão bons ouvidos ou mesmo boas companhias quando você estiver se sentindo mal mas não quiser conversar. Cerque-se de pessoas amorosas e que querem ver você bem e sorrindo!

6 – Procure uma psicoterapia

Se você tem sentido que está muito doloroso, que alguns traumas ficaram dessa relação ou que está difícil seguir em frente ou até mesmo viver os seus dias com tranquilidade, talvez seja interessante buscar a ajuda de um terapeuta para conversar sobre isso e seguir esse processo de levantar a cabeça e se erguer. Não tenha vergonha de começar uma terapia, porque isso é se amar acima de tudo!

Você também pode gostar

Ilusões e desilusões acontecem de maneira única, então esses são apenas alguns sinais. Se estiver suspeitando de que está sendo iludido, converse com alguém e peça ajuda! Lembre-se: não sinta vergonha ou culpa por amar! Você não é a primeira nem será a última pessoa a passar por essa situação.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br