Infelizmente, esse ato tem se tornado cada vez mais uma moeda de troca. Acima de tudo, as pessoas têm compreendido que aquilo que dão a alguém precisa ser recompensado com algo em retorno. Para quem compreende que reciprocidade vai além disso, esta atitude é vista como um extremo egoísmo.
Afinal, o que é a reciprocidade?
Esta é uma palavra pouco mencionada pelas pessoas. Mas sabe o que é mais interessante? Não é preciso falar sobre, pois ela se encontra nos pequenos detalhes do dia de cada um.
Ter um sentimento recíproco vai além de gostar de alguém e saber que essa pessoa também gosta de você. Por isso é que a reciprocidade está nos pequenos detalhes e na entrega que um dá pelo outro.
Desta maneira, o respeito, o carinho, a compreensão e muitos outros detalhes são meras atitudes daqueles que procuram ser recíprocos. Essa doação e esse recebimento são pilares essenciais para nutrir os relacionamentos, principalmente os amorosos.
Se você está tendo problemas com alguma relação especial, analise a reciprocidade envolvida. Ela pode ser determinante em alguns casos. Mesmo que doa, deixar ir pode ser o ato mais generoso que você pode fazer por essa pessoa.
Reciprocidade e as expectativas
Somos seres que nasceram para amar e para sermos amados incondicionalmente. A reciprocidade, nos tempos atuais, tem se relacionado bastante com expectativas. Logo, as pessoas estão exigindo essa troca e não estão aceitando que ela deve acontecer de livre e espontânea vontade.
Esperar que o outro retribua o que você fez por ele é uma atitude que está se tornando muito comum, mas tome cuidado com a importância que você dá a isso. Acima de tudo, fazer algo aqui esperando algo lá é um ótimo caminho para se frustrar.
Se você deseja um relacionamento cheio de reciprocidade com seu parceiro, deixe que isso aconteça de forma natural e sem cobranças. A mesma postura deve ser adotada quanto a filhos, pais, amigos etc.
Você também pode gostar:
- Dois olhares, dois modos de ser
- Sobre a reciprocidade em todas as suas formas
- 10 dicas para viver bem de acordo com a regra de Ouro e a Ética da Reciprocidade
A reciprocidade é uma ponte
Ao contrário do que todos determinam ser reciprocidade, pela espiritualidade ela é vista como uma ponte. Existem duas pessoas e estas devem se movimentar, se tocar e interagir de forma harmoniosa e positiva quanto a dar e receber.
Para que esse sentimento positivo se eleve ainda mais, é necessário adquirir a capacidade de aceitação, suportação e sustentação do prazer, tudo isso de forma gradual. Por esse motivo, encontrar a reciprocidade pode ser uma das tarefas mais difíceis no decorrer da vida.
Todas essas capacidades possuem relação direta com o equilíbrio do espírito e das emoções. A busca por equilíbrio pessoal e emocional é a única porta que deve ser acessada todos os dias, principalmente se você deseja ter uma vida plena e feliz.