Autoconhecimento Coaching

9 ideias que te impedem de crescer

crescer
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras
É comum pensarmos no que devemos fazer para crescer e evoluir, mas nem sempre refletimos sobre aquilo que nos faz emperrar no meio do caminho. Você já parou para pensar a respeito de tudo aquilo que o impede de crescer? Em um artigo publicado pelo blog Unwrap Your Mind, o autor Justin Dixion levanta alguns pontos importantes que, muitas vezes, não nos damos conta no momento de seguir nossos sonhos e viver a vida que realmente desejamos e almejamos.

As listas de coisas que deveríamos fazer para sermos felizes não faltam por aí. Entretanto, tais textos geralmente vêm recheados de atitudes e ações rotineiras. Não devemos descartar esse tipo de publicação, afinal de contas, e sem dúvida, podem ser muito úteis. Porém, muitas vezes a situação como um todo não é abordada.

No artigo “As 9 Ilusões Que Nos Mantém Presos” (em inglês “The 9 Illusions That Hold You Captive”), Justin Dixion levantou alguns fatos que muitas vezes nem percebemos, mas que nos mantêm estagnados em situações desconfortáveis ou até infelizes.

O primeiro desses destaques é a “vida fácil”, que não existe para ninguém. Todos têm problemas e precisam enfrentar desafios e obstáculos para alcançar os seus objetivos, mesmo que estes problemas sejam bem diferentes. É preciso aceitar esta realidade para entender que estes desafios não devem ser combustíveis para o desânimo ou para a desistência. Eles estão aí e precisam ser enfrentados.

Portanto, desejar a vida fácil é algo totalmente ilusório – quanto mais você desejar esse estilo de vida, mais frustrado ficará, porque é impossível alcançar uma vida que não tenha problemas.

Já o segundo ponto citado no texto trata do momento ideal, ou circunstância perfeita para concretizar os desejos. Esse momento não existe. Assim como a vida fácil, o momento perfeito é apenas uma ilusão que serve para nos afastar de nossos objetivos e nos consolar, mesmo que inconscientemente pelas derrotas e dificuldades. O jeito, então, é fazer o seu momento perfeito acontecer no aqui e agora, ou seja, no presente! Estabeleça prazos e metas predeterminados, para segui-los e se guiar nos momentos difíceis.

crescer

Em seguida entramos no chamado “plano mágico”. Esse ponto trata da visão de que tudo acontecerá exatamente como planejado e imaginado anteriormente. Doce ilusão! Isso não existe. Tudo pode mudar, a qualquer momento, e a vida pode nos surpreender positiva ou negativamente o tempo todo. O que resta fazer é aceitar este fato e saber contornar a situação quando tudo acontecer da forma mais inimaginável possível.

Justin Dixion também diz que é importante ter em mente que não existem decisões erradas. Todos cometemos erros, é claro, mas nenhum deles é capaz de destruir completamente os planos. Ao ter essa noção em mente, fica muito mais fácil lidar com os erros quando eles ocorrerem. É preciso encarar um erro como uma oportunidade de aprendizado e evolução.

Depois, o artigo fala de não se apegar ao passado e nem aos erros ou decisões feitas anteriormente. Cada dia é novo e nenhuma ação feita no passado pode determinar quem somos.

No sexto item da lista, somos lembrados de que sempre somos capazes de enfrentar as dificuldades que aparecem. Por mais difíceis que pareçam, elas nunca são maiores do que a capacidade de resolução. É como aquele ditado: “Deus nunca dá um fardo maior do que podemos suportar”. É exatamente isso que devemos lembrar na hora de enfrentar cada desafio na vida – tudo o que está em seu destino foi reservado para você, para que você cresça a cada dia.

Depois, lembre-se de que nem tudo está em suas mãos. Algumas situações, por mais esforço que você faça, dependem de forças maiores. Se tudo o que você podia fazer para alcançar seus objetivos já foi feito, então pode ser a hora de torcer, energizar, rezar ou se conectar, da forma que preferir, com uma ordem maior que existe no universo.

Quase no fim do texto, o autor mostra que é importantíssimo sabermos o quão essencial é a nossa relação com as outras pessoas. O universo está conectado fisicamente, e as vibrações de quem está ao nosso redor são parte da nossa vibração também. As vitórias dos outros são benéficas para nós, assim como as dificuldades deles também podem nos afetar. Nada acontece com o outro sem que isso também nos afete de alguma forma. Então, reflita o que você deseja vibrar no universo e lembre-se de que o que acontece ao seu redor irá, sim, causar consequências em sua vida.

E por fim, “As 9 Ilusões Que Nos Mantém Presos” mostra que, por mais que tudo pareça perdido, sempre haverá algo bom acontecendo. Sempre tem o copo meio cheio ou o lado bom da história. Sempre. E pensar nisso nas horas difíceis pode ser um respiro muito importante para sua determinação e força de vontade.

Nunca se esqueça de que tudo tem um lado positivo. Mesmo as situações mais difíceis da vida, no mínimo, fazem com que você cresça, evolua e tenha aprendizados novos. É preciso enxergar cada dia como uma nova oportunidade, e não como mais um dia perdido.


Escrito por Giovanna Frugis da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]