Autoconhecimento

Que tipo de cliente é você?

Consumidora comprando algo empacotado em sacola branca,
Escrito por Gabriela Maso

Dia 15 de Março foi celebrado o Dia do Consumidor e é muito comum ouvirmos: “o cliente tem sempre a razão”; e por quase toda a minha vida (até recentemente), essa foi a “verdade” que me governou como consumidora e era a partir desse pedestal que eu me relacionava com muitos fornecedores.

Graças à autoconsciência, observação e muitos tropeços, fui entendendo que essa relação não se resume simplesmente a “estou pagando, quero absolutamente tudo o que você tem e não tem a oferecer!”.

Se existe uma verdade na afirmação de que “o cliente tem sempre a razão” é a de que é uma crença limitante do inconsciente coletivo criada nos anos 1900 por um empresário do ramo de lojas de departamento, que culminou em funcionários improdutivos por satisfazerem a todos os pedidos de clientes quase mimados e uma geração de consumidores crentes de que seus fornecedores devem sangrar para satisfazer a todos os seus pedidos.

A relação comercial é uma troca! Uma pessoa/empresa soluciona um problema e o cliente/consumidor paga por isso.

Existe um equilíbrio nessa troca. 

Da perspectiva do cliente, você consegue reconhecer quando está sendo bem atendido? Sabe agradecer um bom atendimento? Recomenda as empresas/profissionais de sua confiança? Procura ter uma relação de igualdade, parceria, ganha/ganha e equilíbrio com seus fornecedores? Se não, saiba que é um bom momento para repensar. O Universo sempre nos cobrou por equilíbrio e o equilíbrio de qualquer relação comercial acontece quando todas as partes foram honradas.

Da perspectiva profissional/empresa, você sabe tratar com seu cliente? Sabe cobrar pelo seu trabalho? Algumas pessoas sentem que o cliente está “fazendo um favor” ao comprar dele e talvez a origem seja essa crença limitante de que qualquer coisa que o cliente diga ou peça é a verdade absoluta.

Se você tem essa crença de que “o cliente tem sempre a razão” e deseja empreender, certamente vai ter dificuldades em demonstrar seus limites comerciais aos seus clientes e estará sempre cedendo e se deparando com os mesmos problemas para os mesmos clientes; ou você já é empreendedor e talvez isso já esteja acontecendo na sua vida!

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Vamos limpar essa crença limitante agora!

Abraços,

Gabi Maso.

    Sobre o autor

    Gabriela Maso

    A minha formação profissional começou na área de Exatas; passei por Tecnologia da Informação e Finanças, em empresas multinacionais durante 12 anos. Sempre fui muito feliz nessas áreas, mas nunca deixei de procurar ferramentas que pudessem me ajudar a entender o motivo pelo qual um grande vazio e uma sensação de deslocamento me perseguia durante a minha caminhada. Fiz Terapia convencional durante mais de 10 anos, Coaching, Cursos holísticos voltados para ferramentas elementais, como "pedras que curam", e física quântica, quando eu finalmente entendi que eu poderia oferecer muito mais ao universo através das minhas experiências pessoais, entendimento e técnica do ThetaHealing.

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