Espiritualidade Transição Planetária

A transição planetária

Escrito por Tereza Gurgel

Em sua jornada pelo conhecimento, o ser humano desde cedo aprendeu que a Natureza ao seu redor segue um constante ritmo que se repete ciclicamente: gestação, nascimento, crescimento, maturidade, velhice e morte. Assim como a Natureza, todos os seres vivos e as sociedades parecem seguir também ciclos constantes através dos tempos.

Isso trouxe um certo conforto – os ciclos podiam ser antecipados e suas consequências controladas (até certo ponto) e, ao mesmo tempo, há uma angústia constante em querer entender, dominar e alterar estes ciclos em proveito próprio.

A maioria dos ciclos podem ser observados durante nossa vida, mas existem outros que tomamos consciência apenas por estarem registrados há milênios. Isto nos coloca diante uma indagação profunda sobre nossas origens e nosso futuro.

“A mim parece, ao inverso, que tudo é de demasiado valor para poder ser tão fugaz: procuro uma eternidade para cada coisa: seria permitido despejar os preciosos bálsamos e vinhos no mar? Meu consolo é que tudo o que foi é eterno: o mar os traz de volta.” – Nietzsche.

A alma humana anseia desvendar os mistérios, compreendendo muitas vezes grandes verdades através de mitos e crenças. A ideia de um eterno retorno nos oferece a possibilidade de nos tornarmos responsáveis por criar a maior e melhor realidade que pudermos – essa é a nossa “missão” enquanto seres aqui encarnados.

Homem em cima de uma roxa olhando o universo.

Você também pode gostar de:

O nosso planeta também tem uma história:

Atravessa períodos de intensa mudança e outros de “calmaria”. Certos acontecimentos são causados pela própria ação da humanidade, outros estão inseridos no grande e eterno ciclo cósmico. Como filhos deste planeta, sentimos quando algo grandioso se aproxima, pois pulsamos no mesmo ritmo do planeta.

Basta verificar que, do século passado até agora, a humanidade deu um gigantesco salto em relação às conquistas tecnológicas e científicas. Em um ritmo menos acelerado, seguiram-se mudanças no comportamento social. Antigos sistemas de crenças e valores se tornaram ultrapassados e isso acrescentou mais desconforto às pessoas, trazendo a sensação de estarem desconectadas do mundo e de si mesmas. O tempo parece escorrer das mãos e não se consegue realizar quase nada daquilo que se pretendia fazer. As reservas da Terra estão se esgotando mais rapidamente do que podem ser renovadas. No ar, sente-se que atingimos o limite e que nos será cobrada a fatura em breve.

Na verdade, temos que reconhecer que nossa maneira de agir, trabalhar e viver já não está mais de acordo com o ritmo do próprio planeta, nem com o nosso real ser.

Um dos grandes princípios herméticos postula que “o que está acima é como o que está abaixo; o que está dentro é como o que está fora.” Como somos seres formados por matéria – e toda matéria é, em última instância, vibração – o Universo também vibra conosco. Recebemos suas influências e também transmitimos a tudo o que vibramos.

Geralmente estamos com nossa atenção voltada apenas para nossa vida cotidiana e nossos problemas pessoais, assim, acabamos perdendo a visão macrocósmica. Mas temos que procurar adequar nosso viver com o macrocosmo: o Universo funciona como um grande pensamento divino.

Esta é a verdadeira transição que o planeta nos conclama: esforçarmo-nos por transformar radicalmente nosso sistema de crenças e valores, abandonando modelos ultrapassados que não servem mais e que só trouxeram destruição, ganância e morte. Crises, catástrofes e calamidades ainda acontecerão neste planeta, porém a nossa tarefa urgente é trabalhar arduamente para nos tornarmos seres cósmicos, reencontrando nosso ritmo divino em concordância com o Universo e todas as formas de vida nele contidas.

Referências:
Leis herméticas – Wikipédia
Mircea Eliade – Wikipédia

Você também pode gostar de outro artigo dessa autora. Acesse: Entendendo o seu carma

Sobre o autor

Tereza Gurgel

Formada em Psicologia (F.F.C.L. São Marcos - SP). Filiada à ABRATH (Associação Brasileira dos Terapeutas Holísticos) sob o número CRTH-BR 0271. Atua na área Holística com Reiki, Terapia de Regressão e Florais de Bach. Mestrado em Reiki Essencial Metafísico e Bioenergético Usui Reiki Ryoho, Shiki, Tibetano e Celtic Reiki. Ministra cursos de Reiki e atende em São Paulo (SP).

E-mail: zenrunic7@gmail.com
Site: mtgurgel.wixsite.com/mundoholistico
Skype: tk.gurgel