Espiritualidade

Saúde e espiritualidade, reflexão para a autocura

Mulher sorrindo segurando buquê de rosas perto do rosto
Drop the Label Movement/Unsplash
Gabriella Hausen
Escrito por Gabriella Hausen

Segundo a mentora Joanna de Ângelis, a medicina ayurvédica na Índia, a medicina chinesa e outros saberes e mentores, a saúde física é o resultado da saúde de todos os nossos “outros corpos” (energético, emocional, mental, espiritual) e vice-versa.

No livro “Momentos de Saúde”, Joanna de Ângelis comenta: “A criatura humana torna-se o que pensa, o que sustenta mentalmente e desenvolve até a fixação”. Portanto, aquilo que pensamos chega até o nosso físico, querendo ou não.

Já é muito falado dentro de alguns estudos, como na metafísica da saúde, sobre a importância do nosso equilíbrio de uma forma integral. Junto a isso, muitos mentores e espíritos em psicografia, cada vez mais, nos atentam para essa realidade. Pois o momento em que estamos, de transição, é um instante de grande força e desejo de despertarmos de vez, e não só isso, mas também de olharmos para a nossa autocapacidade de cura.

Ainda no livro “Momentos de Saúde”, a mentora Joanna comenta: “Graças à inferioridade humana, permanecem os fatores de perturbação e desordem na área da saúde, desenvolvendo as enfermidades dilaceradoras”. Em conjunto, explica: “À medida que a criatura se autodescobre e se autopenetra com os equipamentos do amor, constata que a saúde é uma conquista interior, que se reflete no corpo como resultado da harmonia íntima”.

Mulher olhando para fora da janela e segurando uma xícara
Sarah Dietz/Pexels

Mesmo depois de diversos auxílios e até provas, ainda é um tanto difícil para nós, seres humanos, percebermos que só depende de nós a conquista de nossa harmonia interna.

Por mais complicado que seja perceber, isso não depende do esposo, do filho, da mãe, do governante, da presidenta, mas sim dos nossos pensamentos, sentimentos, ações e hábitos.

O nosso ego e a nossa mente mais instintiva, em vez de olharem para a nossa parcela de responsabilidade e corresponsabilidade, muitas vezes preferem apontar o dedo e criticar, antes mesmo de fazerem uma boa avaliação interior. Esse mecanismo, chamado de “projeção”, dentro da psicologia analítica, seria uma defesa inconsciente para acharmos que temos razão, em vez de mudarmos. Ademais, o nosso corpo, não raramente, prefere continuar junto ao conforto em vez da mudança plena. Mudança essa que, inclusive, nos aproximaria e aproxima da nossa essência e dos nossos amigos e mentores espirituais.

Sobre algumas das formas com as quais podemos nos curar, existem diversas, estão aí as terapias holísticas, casas de umbanda, kardecistas, budistas, e assim por diante. Todavia, gostaria de compartilhar a visão de Joanna com isso, já que este texto foi inspiração minha a um grupo de estudos que usa como referência psicografias de “Divaldo Franco”. Ademais, Joanna de Ângelis continua: “O amor é a chave para o enigma da enfermidade-saúde”. Amor esse que não se encontra nos apegos e no amor Eros, aquele sexual, mas sim em um amor mais qualificado.

Você também pode gostar

Segundo Joanna, a caridade é, além de uma terapia para a paz interna, também “o modelo de aplicação correta para o amor”. Amor que nos conecta ao nosso Eu Divino, aquele que carrega e nos entrega a verdadeira cura.

Algo que aprendi e sigo aprendendo é sobre essa minha responsabilidade de ser “plena”, de buscar a minha própria harmonia e felicidade, junto de meus entes e amigos amados, claro, mas sem depositar nos mesmos os fracassos existenciais, que só respondem às minhas ações e vibrações. Para encerrar, gostaria de convidar você, que lê agora, para começar a fazer o mesmo. Para buscar auxílio, se necessário e se conectar com energias mais elevadas, para buscar o seu caminho de cura. Acredito que os livros de Joanna possam ajudá-lo, se assim for a sua Vontade e o seu caminho.

Um grande abraço!

Sobre o autor

Gabriella Hausen

Gabriella Hausen

Olá! Sou a Gabriella e trabalho com terapias holísticas, envolvendo cromoterapia, radiestesia e estudo das energias. Mas me dedico com mais intensidade aos cursos de Reiki, os quais administro principalmente online, e aos atendimentos em astrologia, feitos também online.

Gosto muito de assuntos envolvendo mitologia, astrologia, psicologia (em especial psicanálise, analítica e ACT) e espiritualidade em geral.

Tenho alguns projetos online, que envolvem um canal pessoal, e outros em conjunto no YouTube. Administro também um curso gratuito de cromoterapia.

Contatos
Email: [email protected]
Youtube: Psique Holística l Espiritualidade e Psicologia
Instagram: @linguagem_novaera