Alimentação de animais Nutrição Pet - Animais de estimação

Alimentação natural para animais de estimação

Escrito por Eu Sem Fronteiras

Todo mundo que tem um bichinho de estimação em casa já se deparou com a pergunta: “Será que posso dar algo para ele comer além de ração?”.

Com a febre dos alimentos naturais nos seres humanos, muitos donos estão submetendo seus bichos a esse mesmo tipo de alimentação. Essa nova prática tem a ver com a nova tendência em buscar a essência dos cães e gatos, dando a eles alimentos parecidos com os que eles eram acostumados a comer quando eram soltos na natureza.

Apesar de ser um estilo de alimentação muito benéfico para os bichinhos,  a atenção com os alimentos que vão ser oferecidos a eles deve ser redobrada e acompanhada por um profissional capacitado. Além de ficar atento com a procedência dos alimentos, é preciso tomar cuidado, pois certos animais tem algumas necessidades de vitaminas e substâncias difíceis de se encontrar nos alimentos de hoje em dia.

shutterstock_198124685

A alimentação natural dos bichinhos consiste em alguns tipos diferentes. Veja alguns deles:

Crua com ossos

Esse tipo é bem arriscado, já que ao se alimentar de carnes com ossos, existe o risco de alguma lasca do osso ferir o trato digestivo do animalzinho. Ao mesmo tempo, o consumo do osso é bom, pois é uma excelente fonte de cálcio. Outro perigo é a contaminação por carne crua, como infecção e a disseminação de doenças.

Crua sem ossos

A comida quando não é cozida preserva alguns itens da sua estrutura, como proteínas e vitaminas. Esse é um dos benefícios de alimentar os bichinhos com carne crua, mas existe o risco de contaminação da carne por falta de higiene.

Cozida

A alimentação com comida cozida só facilita a vida no quesito do manuseio, já que ao cozinhar um alimento, ele perde boa parte dos seus nutrientes.

Agora que você já sabe que seu animalzinho pode comer comida natural, é hora de descobrir o que ele não pode “colocar para dentro” de jeito nenhum:

Chocolate: pelo fato do cacau possuir um ingrediente que o organismo animal não consegue metabolizar, esse doce não é bem vindo ao estômago do seu bichinho.

Açúcar em geral: os gatos e cães não possuem uma capacidade digestiva muito ampla para os açúcares. O consumo de alimentos desse tipo pode gerar transtornos digestivos muito graves e até fatais aos nossos bichinhos.

Você também pode gostar:

Uva: por possuir alta concentração de açúcar, essa fruta não é nenhum pouco bem-vinda na alimentação natural do seu bichinho.

Se você se interessou pelo tema e quer aderir à alimentação saudável para seu bichinho, opte sempre por alimentos naturais, orgânicos e fique longe do açúcar.

Lembre-se sempre que consultar um profissional capacitado da área é a melhor opção.


  • Escrito por Marcela Cappato da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br