Energia em Equilíbrio

A sensitividade dos gatos

Gato olhando para o lado
Wieland Teixeira / Getty Images / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Há pessoas que são verdadeiros “gateiros”: amam gatos e os consideram carinhosos seres de luz. Por outro lado, porém, há quem prefira manter distância dos bichanos, acreditando que eles são um mau agouro para qualquer ambiente. Se você é do segundo tipo, já parou para estudar um pouco mais sobre os felinos? Você pode se surpreender ao descobrir que os bichanos e a espiritualidade têm tudo a ver e que “gatos” e “energia” são duas palavras que combinam muito.

A seguir, veja como eles são importantes para o desenvolvimento da espiritualidade e o porquê de ser sempre bom ter um gatinho por perto.

Por que os gatos são sensitivos?

Se você convive com um felino, já deve ter reparado que eles passam horas e horas sentados olhando para a janela ou mesmo olhando para o nada, sem nem mudar de posição – às vezes de olhos abertos, às vezes de olhos fechados. E isso se dá porque os gatos meditam constantemente! O empenhado hábito da meditação culmina num avançado estágio de evolução espiritual, como é sabido pela cultura budista e outras crenças hindus, e resulta na potente característica sensitiva dos gatos.

Gato preto do olho verde
aleksandr yakoviev / Getty Images / Canva

Por estarem munidos de tamanha sensibilidade, os gatos funcionam como uma esponja de energias negativas e têm o poder de removê-las de qualquer lugar. É evidente que o fazem de maneira inconsciente, afinal é algo que já está intrínseco aos costumes deles, e é isso que torna tudo mais interessante. Depois que promovem a limpeza das energias negativas, os bichanos liberam ao ambiente somente as melhores vibrações. É como um duplo trabalho, no qual eles removem o que faz mal e entregam o que faz bem, trazendo muitos benefícios espirituais para os donos e para o lar. Que tal saber mais sobre essa ligação entre os gatos e a espiritualidade?

Gatos e espiritualidade

Você já deve ter ouvido falar que, no Antigo Egito, no Império Chinês e em outras culturas orientais e africanas que eram muito evoluídas para suas épocas, à frente de seus tempos, os gatos foram adorados e idolatrados por diversas gerações, como deuses. Isso porque, desde esses tempos, os humanos acreditavam que esses felinos tinham uma forte conexão com o mundo espiritual, e os utilizavam como intermédio para comunicar-se e pedir sinais a entidades superiores, além de se utilizarem deles também como amuletos de proteção. Os bichanos que conhecemos hoje, então, apesar de serem fofos animais domésticos, guardam uma forte memória de suas vidas ancestrais e herdam a sensibilidade e espiritualidade de seus parentes desses antigos tempos.

Os gatos são animais conhecidos por serem criaturas místicas e mágicas. Acredita-se que os motivos para essas crenças estejam no comportamento dos gatos; porque são animais atentos, observadores e sempre prontos para agir, porque têm a flexibilidade e mantêm hábitos semelhantes aos da prática da yoga e porque meditam. Todas essas são características muito singulares dessas criaturas e despertam muita curiosidade a respeito delas.

No Egito Antigo, os gatos foram responsáveis por proteger as civilizações das piores e mais ameaçadoras pragas, inclusive cobras, e há mitos que apontam que esses pequenos felinos também já realizaram a façanha de repelir e expulsar guerreiros de fora. Tudo isso culmina em endeusamento e veneração, claro! Mas, se optamos por acreditar na misticidade dos gatos, o que será que significa quando um gato se aproxima de você?

Quando um gato se aproxima de você

Se um gato já foi para o seu lado ou para a sua casa de maneira espontânea, isso é um sinal de que existem energias negativas te rodeando e que elas precisam ser neutralizadas. Se um gato, porém, não consegue se tornar amigo de uma pessoa, mesmo depois de muitas tentativas, é provável que algo na energia dessa pessoa não lhe agrade ou até mesmo lhe sobrecarregue, a ponto de ele não conseguir mais filtrar.

Quando os gatos dormem por muito tempo, o que é bastante comum, eles estão recuperando as energias para voltarem a filtrar tudo que um ambiente (ou que uma pessoa) está recebendo. Se você tiver o prazer de dormir ao lado de um gato, por exemplo, tenha certeza de que ele quer o seu bem acima de tudo e que está trabalhando para te proporcionar isso. A hora de dormir é um momento de muita vulnerabilidade para os felinos, no qual eles abaixam a guarda; então, se um deles dorme com você, é porque confia em você. Aproveite!

Significado espiritual das cores dos gatos

Agora que você já percebeu como os gatos podem ser importantes companheiros, está na hora de conhecer de forma aprofundada cada um deles. Identifique a cor do seu amiguinho e veja o que ela diz sobre o tipo de energia que ele atrai!

Gato branco com heterocromia nos olhos
Lucas Pezeta / Pexels / Canva

Os gatos brancos representam a energia da Lua. São responsáveis por promover o equilíbrio energético e a cura de qualquer ambiente ou pessoa. Além disso, são companheiros essenciais na hora de reduzir o estresse e a tensão.

Os gatos cinzas atraem muito afeto para a sua casa. Eles farão com que você tenha mais carinho, mais sensibilidade e mais amor para distribuir. Outra característica importante é que eles trarão estabilidade para o seu lar.

Os gatos pretos são importantes protetores para um ambiente e para os donos. Eles conseguem absorver qualquer tipo de energia negativa e tornam qualquer ambiente mais leve e mais feliz, como um amuleto que você pode acariciar e amar muito.

Os gatos laranjas são um pouco mais raros, mas ainda assim são poderosos. Representando a energia do Sol, eles trazem alegria, criatividade, prosperidade e muita riqueza para um lar. Assim, enquanto você tiver um gato laranja, terá muita abundância na sua vida!

Os gatos bicolores e os tricolores apresentam a união de energias que as cores deles estimulam. Isso significa que eles trazem ainda mais proteção, amor, boas energias e tranquilidade para um lar.

Você também pode gostar

Caso você ainda tenha medo de gatos, tente descobrir de onde isso vem. É por causa da reputação que eles têm? Algum deles já fez algo contra você? Reflita sobre esse assunto e dê uma segunda chance para os bichanos, porque eles podem te surpreender! Além de trazerem boas vibrações para a sua vida, podem também te proporcionar muitos momentos de fofura e boas risadas.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br