Comportamento

Brinquedos recicláveis: conheça essa ideia sustentável!

Imagem de uma mesa com vários itens para a fabricação de brinquedos recicláveis. A mão de uma criança segura dois bonecos já prontos.
Daria Kolpakova / 123RF
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Segundo estudo divulgado em 2019 pelo Fundo Mundial para a Natureza (WWF), somos o quarto país no mundo que mais produz lixo, ficando atrás apenas da Índia (3.º), da China (2.º) e dos Estados Unidos (1.º). O cenário atual preocupa, mas instiga, igualmente, a criação de medidas que contribuam com a diminuição dos impactos provocados por essa realidade. A reciclagem é pauta constante como prática importante à preservação do meio ambiente.

De acordo com informações analisadas pelo Banco Mundial, o estudo também revela que, no Brasil, mais de 2,4 milhões de toneladas de plástico são despejados a céu aberto de maneira irregular; dessa quantia, cerca de 7,7 milhões de toneladas desses resíduos vão para aterros sanitários receber tratamento adequado. A ajuda em reversão a esse quadro vem de artesãos, catadores de materiais recicláveis e demais profissionais que atuam para o progresso da conscientização ambiental.

Começar desde cedo, ensinando aos pequenos sobre a importância da sustentabilidade, pode gerar resultados positivos no futuro das novas gerações. Os brinquedos recicláveis, por exemplo, são fáceis de fazer e podem ser criados com itens habituais da casa, descartados facilmente. Além de estimular a criatividade e a imaginação da garotada, a atividade é garantia de grandes aprendizados.

Veja como é simples e fácil construir brinquedos recicláveis com ideias originais e sem gastar quase nada. Divirta-se!

Imagem de um brinquedo reciclado feito de tampinha. É um inseto (aranha) na cor azul.
Guillermo Avello / 123RF

Insetos de tampinhas

O que precisa:

— Tampas de garrafas PET;
— Tinta acrílica preta e cores variadas;
— Olhinhos decorativos;
— Cola instantânea.

Como fazer:

Com o auxílio de um palito de dente, faça pintinhas pretas na tampinha com a tinta acrílica. Mescle cores, abuse da criatividade e finalize colando os olhos decorativos. Abelhas, formigas e joaninhas são sugestões mais comuns.

Imagem de um brinquedo reciclado feito de caixa de ovos. É uma cobra na cor verde.
Juan Garcia / 123RF

Bichinhos de caixa de ovos

O que precisa:

— Caixa de ovo;
— Material em EVA;
— Tinta (guache);
— Cola instantânea.

Como fazer:

Corte a caixa de ovo, deixando-a em pares. Cole as partes correspondentes, fechando-as como se formassem um copo. Após seco, é hora de caprichar na pintura e nos detalhes. Corte o EVA para finalizar com orelhas, patas, braços e bicos que caracterizem o animal escolhido.

Imagem de um brinquedo reciclado feito de garrafa pet. São vários cofrinhos coloridos para guardar moedas.
Nonthawan Pisessith / 123RF

Cofre de garrafa PET

O que precisa:

— Garrafa PET;
— Tampas de garrafas;
— Papel colorido;
— EVA;
— Cola instantânea ou quente;
— Estilete.

Como fazer:

Reserve uma garrafa PET lavada e seca (de preferência achatada para combinar com o formato de um porquinho). Corte as orelhas, o nariz e os olhos, com EVA, e cole nos espaços reservados. Passe em volta da garrafa um pedaço de EVA para deixá-la uniforme. Use o estilete para abrir a entrada de moedas do cofre e está pronto!

Imagem de um brinquedo reciclado feito de rolo de papel higiênico. É uma bonequinha bem colorida usando uma sainha rosa de bolinha branca.
Olga Yastremska / 123RF

Bonecos com rolo de papel higiênico

O que precisa:

— Rolo de papel higiênico;
— EVA;
— Cola instantânea;
— Canetinhas coloridas.

Como fazer:

O rolo de papel higiênico será a base para a estrutura corporal do boneco, portanto a decoração dependerá dos apetrechos. Corte o EVA para fazer os ajustes da roupagem do personagem. Pinte o rosto, cole braços, pernas e adereços.

Imagem de um brinquedo reciclado feito com papelão da caixa de leite. É uma linda casinha com 3 janelas.
RATTANAKUN THONGBUN / 123RF

Casinha de caixa de leite

O que precisa:

— Caixa de leite;
— Tesoura comum;
— Tinta (guache);
— Recortes;
— Canetinhas;
— Estilete.

Como fazer:

Com a caixa de leite higienizada e seca, corte, com apoio do estilete, divisões reservadas às janelas e portas. Passe uma demão de tinta guache ou até obter o aspecto desejado. Após secar, o cenário estará livre para receber as cores das canetinhas, os recortes, os rabiscos etc.

Você também pode gostar

Antes de jogar algo fora, observe e analise as possibilidades de reutilizar. Incluir a participação das crianças nesse processo é um modo recreativo de entreter, e, ao mesmo tempo, colaborar com a construção de uma nova consciência, mais preocupada com a situação do planeta.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]