Convivendo

Gestão de ações efetivas

Homem vestido de social, escrevendo com canetão vermelho em uma lousa de vidro.
Thales Kroth de Souza

Muitas pessoas vão te dizer que é difícil encontrar o amor, é complicado entender a outra pessoa, os gostos, as afinidades. Não caia na ideia de que se foi difícil para outras pessoas será difícil para você também. É relativo.

Os relacionamentos são interdependentes e um bocado relativos, pois a relação com seus familiares não será a mesma de afinidade com seus amigos. Pode haver uma coerência entre si, porém a família você não escolhe, já está planejada, enquanto os amigos são colocados do lado esquerdo do peito.

Pessoas de diversas etnias, todas vestidas de social, cercando um quadro negro com diversos post it's coloridos com coisas escritas.

Muitos relacionamentos amigáveis possuem longa data e isso é belo quando se constrói com opiniões adversas e concordantes. Imagine se todos gostassem da mesma cor que você, não existiria competitividade, marketing ou estratégia. Nessa questão, a pluralidade de ideias se faz genial para que possamos entender os pensamentos alheios.

Entender o outro é essencial para contribuir com um relacionamento.
 Os negócios para serem acertados precisam chegar a um consenso que fique bom para ambas as partes. Ninguém entra em uma negociação para perder dinheiro, valorização ou credibilidade. Mesmo em um edital no qual se avaliam concessões para o bem público, a análise é fundamental quando se põe à mesa o custo, a despesa e o lucro. O ganha-ganha é a peça por trás da gestão nesse caso.

No amor não é diferente, as pessoas precisam entender que cada indivíduo tem um gosto: um pode gostar de esportes, o outro de novela. Para não haver conflito, divide-se o tempo para que cada um divirta-se com seu entretenimento.

Credos, clubes de futebol, associações partidárias, grupos de WhatsApp, grupos em redes sociais são exemplos de contendas inúteis em que não se chega a acordo nenhum. Discordar ou concordar não é a questão, o desenvolvimento das pessoas deve ser mais importante. Não deve haver perda de tempo com coisas sem valor, as pessoas desejam ações efetivas.

Se um time está perdendo e acaba o primeiro tempo, a torcida e os sócios esperam ações para o segundo tempo, como motivação, palavras de comando, estratégia esportiva. Se a equipe continua com o mesmo toque de bola, com a mesma expressão no segundo tempo não adiantará nada, e a derrota virá com certeza. Aí o bom senso precisa ocorrer e as alterações táticas, as substituições, as armações precisam vigorar.

Duas mulheres negras, vestindo roupas sociais, sorridentes e trabalhando em um computador enquanto um homem está atrás delas comentando algo.

A carreira segue a mesma linha de raciocínio: se o profissional que adquire experiência enxerga que o mercado está mais competitivo, mas não procura formação, atividades extracurriculares, cursos de atualização, sua recolocação ou promoção no mercado de trabalho será muito complicada. A dificuldade criada não está lá para lhe fazer mal, está lá para ajudá-lo a se desenvolver como ser humano, como profissional.

Ações efetivas são aliadas de gestores e operadores da aliança conjunta com outros setores.
 A empresa irá crescer quando todos trabalharem para uma união de trabalho, energia e impulsividade. A corrente do bem é mais forte se as mãos são dadas e seguras. Apoie a ideia se te desenvolve. Questione sua contribuição em uma atividade. Quem ganha com isso é você.

Avante para o sucesso e para você.


Você também pode gostar de outros artigos do autor: Quem quer ser um profissional de sucesso?

Sobre o autor

Thales Kroth de Souza

Thales Kroth de Souza

Gaúcho de coração, formado em Técnico em Contabilidade pelo Instituto Rubén Darío, graduando em Gestão Financeira e Administração pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Palestrante pela ODAC - Organização do Aluno Consciente, Voluntário na ONG Parceiros Voluntários e profissional com experiência nas áreas financeira e bancária.
Amante de corrida, gostar de malhar, leituras e manter-se informado.
Solteiro, procura o amor nas entrelinhas da vida.

Email: [email protected]
Facebook: thales.desouza.9655
Linkedin: thales-kroth-de-souza