Autoconhecimento

O que significa SUCESSO para você?

Três pessoas no topo da montanha com os braços levantados
Ievgenii Biletskyi / 123RF
Escrito por Eu Sem Fronteiras

A palavra “sucesso” poderia ser descrita da mesma maneira por pessoas muito diferentes. Provavelmente elas diriam que esse termo se refere a algo positivo, que foi resultado de um grande esforço, ou que é uma maneira de classificar um evento que saiu de acordo com o planejado.

No entanto, ao refletir sobre como o sucesso se manifesta na vida de uma pessoa, as respostas podem ser muito diferentes. Para alguns, o sucesso é ter uma carreira financeiramente confortável. Para outros, é construir uma família cheia de amor. Algumas pessoas entendem que sucesso é sentir-se bem consigo mesmo.

A seguir, pense sobre o que é o sucesso para você, enquanto reflete sobre as múltiplas aplicações desse termo. Assim, você terá a inspiração de que precisa para buscar uma vida confortável, feliz e que te traga mais alegria do que tristeza!

O que é sucesso?

De acordo com o dicionário, é possível encontrar duas definições principais para a palavra “sucesso”. A primeira delas é a mais comum, e se refere ao resultado de uma ação. Dessa forma, é possível obter um bom sucesso, ou um mau sucesso, ainda que a segunda forma seja mais rara.

A segunda definição de “sucesso” é como um sinônimo de “acontecimento”. Por exemplo, ao final do ano é possível dizer que “os sucessos dos últimos meses deixarão marcas na história”, ou “os sucessos trágicos ao redor do mundo dificilmente serão esquecidos”.

Para interpretar o que é sucesso para uma pessoa, porém, é preciso se ater à primeira definição. Com base nela, compreendemos que todas as consequências das nossas atitudes são uma forma de sucesso, independentemente de ser boa ou ruim.

Comumente, associa-se o sucesso a algo necessariamente positivo. Então uma vida de sucesso não poderia conter eventos traumáticos, situações difíceis ou falhas, certo? Por causa disso, imagina-se que o sucesso é um bom emprego, uma família unida, estabilidade financeira, controle emocional e muita autoestima, tudo ao mesmo tempo.

Pessoa andando em uma montanha e em sua frente a palavra "sucesso" para ele caminhar e atravessar a ponte
niserin / 123RF

Mas o sucesso é tudo aquilo que acontece na vida de uma pessoa. É o resultado de uma decisão errada, é a promoção no trabalho, é a discussão familiar, é uma reunião de amigos depois de muito tempo, e assim por diante.

Ao adotar essa perspectiva sobre o que é sucesso, é possível entender que uma atitude inadequada ou uma derrota não diminuem o nível de sucesso de uma pessoa. Isso porque os bons e os maus momentos fazem parte da nossa existência e nos auxiliam a enfrentar os desafios que sempre vão aparecer.

Levando isso em consideração, você está comemorando os seus bons sucessos diários e aprendendo com seus maus sucessos? Pense sobre isso antes de seguir para o próximo tópico!

A busca pelo sucesso baseada em comparações

Mesmo quem sabe que cada um tem a própria história pode sofrer com as comparações. É inevitável, em algum ponto da vida, questionar: “Por que aquela pessoa conseguiu o que eu não consegui?”, ou: “Tudo que aquele indivíduo tem é melhor do que o que eu tenho”.

Nem sempre essas comparações são feitas pelos próprios pensamentos de uma pessoa. Às vezes, elas surgem como um comentário de parentes, em uma conversa entre amigos e até no ambiente de trabalho. Assim é ainda mais difícil impedir que elas se manifestem.

Nesse contexto, a ideia de obter sucesso na vida não foge das comparações. Basta uma rápida observação das redes sociais de uma pessoa influente para identificar uma série de fatores que a tornam mais bem-sucedida do que os cidadãos comuns.

É como se o sucesso pudesse ser medido pelo dinheiro, pelas viagens, pelas fotos de família, pelo cargo que se ocupa em uma empresa. E, é claro, tudo aquilo que pertence ao outro parece melhor do que o que pertence a nós mesmos.

O motivo desse fenômeno está na padronização da sociedade que é cada vez mais almejada. Um indivíduo não tem o desejo de ser diferente, porque isso pode torná-lo um alvo de comentários negativos. Ele quer ser como todos, ter o que todos têm, e isso é o resultado do capitalismo na sociedade, que anula nossas individualidades.

Dessa maneira, o verdadeiro sucesso seria encaixar-se em um grupo admirado pela população. Isso inclui ter um emprego de grande prestígio, ser uma pessoa conhecida, viver em uma família de comercial de margarina, viajar para lugares incríveis e resolver qualquer problema com muita facilidade.

Homem marrom de óculos sorrindo.
sean hall / Unsplash

Quanto mais disseminamos essa mentalidade, mais nos distanciamos de uma vida bem-sucedida. Isso porque o sucesso não é pautado em uma competição ou na tentativa de suprir uma sensação de inferioridade. E todas as maneiras de comparação são permeadas por esses dois conceitos.

Sendo assim, o sucesso de uma pessoa só pode ser definido e estabelecido por ela mesma, a partir dos próprios parâmetros. Você diria que um gato tem menos sucesso do que um peixe porque o peixe sabe nadar e o gato não sabe, por exemplo?

Então, se você continuar se comparando e moldando sua ideia de sucesso fundamentado nisso, vai anular a sua essência e ignorar o que poderia te fazer realmente feliz. Lembre-se dessa perspectiva sobre a vida quando alguém tentar lhe dizer o que é melhor para você. Apenas você sabe o que te traz uma sensação de dever cumprido!

Definições de sucesso para refletir

Agora que você já sabe um pouco mais sobre como o sucesso pode se manifestar na sua vida, confira cinco definições que vão te encorajar a lutar pelas melhores conquistas!

1) Sucesso é ter coragem de ser você

Em uma sociedade que ainda é tão tomada por preconceitos e julgamentos, ter a coragem de ser você mesmo é sinônimo de sucesso. Então não tenha medo de mostrar a sua essência, de se amar, de se expressar e de lutar pelos seus sonhos.

2) Sucesso é tomar as próprias decisões

Com as melhores intenções, muitas vezes tomamos decisões que vão agradar apenas às outras pessoas, e não a nós mesmos. Fazemos isso para evitar as tão temidas comparações, ou para nos sentirmos aceitos. No entanto, o verdadeiro sucesso está em tomar as próprias decisões, assumindo a responsabilidade por cada uma delas.

3) Sucesso é alcançar as próprias metas

Uma vez que você sabe o que quer para a sua vida, o próximo caminho é definir maneiras de alcançar essas metas. Não trabalhe para realizar o sonho de outra pessoa, porque é só o seu que importa! Use sua coragem para conquistar a vida que você quer ter.

Você também pode gostar

4) Sucesso é enfrentar as dificuldades

Uma vida de sucesso não é uma vida sem dificuldades. Na verdade, é uma vida de constante enfrentamento de qualquer problema que surja. Então interprete os momentos ruins como uma chance de obter sucesso ao vencer cada um deles.

5) Sucesso é acreditar em si

Não existe sucesso maior do que acreditar em si. Ao fazer isso, você terá firmeza nas suas decisões, resiliência para superar as falhas e coragem para continuar lutando por aquilo em que você acredita. Exercite a sua autoconfiança diariamente!

Com base em cada informação apresentada, é possível considerar que “o sucesso é a soma de pequenos esforços repetidos dia após dia”, como defendeu Robert Collier. Se você quer ter uma vida bem-sucedida, então, respeite a sua essência e defina os seus sonhos. Esqueça as opiniões alheias e as comparações, porque apenas você é capaz de encontrar o que te faz bem!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br