Faça você mesmo

Ideias para um Valentines Day especial

Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Para as pessoas que são apaixonadas, existe uma data mundial para celebrar esse sentimento: o Valentine’s Day, celebrado em 14 de fevereiro. A data foi criada em homenagem ao São Valentim, que durante a Roma Antiga, continuou a celebrar casamentos ainda que o Imperador Cláudio II os tivesse proibido.

No Brasil, uma data que é interpretada como o Valentine’s Day é o Dia dos Namorados, comemorado em 12 de junho. Embora a comemoração nacional seja focada em celebrar os casais de namorados, o Valentine’s Day pode adquirir um sentido mais amplo. Se você tem pessoas na sua vida por quem você sente muito amor, pode celebrar esse sentimento em 14 de fevereiro.

Existem inúmeras maneiras de demonstrar todo o amor que você sente por alguém. Uma das formas de fazer isso é com trabalhos manuais. Elaborar um presente com as suas mãos, dedicando seu tempo a personalizar cada detalhe, é um gesto de carinho e de cuidado.

Se você acredita que não tem qualquer habilidade manual para elaborar um presente, você pode se surpreender com a simplicidade de algumas lembrancinhas. Confira, a seguir, os melhores presentes para o Valentine’s Day. Com eles, você não precisa ser um gênio da arte para surpreender quem você mais ama.

Marca página

Mão segurando diversos marcadores de página.

Se a pessoa que você ama é uma leitora ou deseja ser, ela deve estar precisando de um marca página. E por que não transformar essa ferramenta para não se perder na leitura em um lembrete do quanto essa pessoa é amada?

Existem muitas possibilidades que você pode explorar para executar o marca página perfeito. Se você é uma pessoa romântica, pode recortar pequenos corações em uma cartolina. Recorte um retângulo de outra cor de papel e cole os corações nele.

Se você é uma pessoa viajante, que está sempre fazendo trilhas com o seu amor, que tal fazer um marca página usando folhas e flores secas? Você vai precisar de flores e folhas secas, papel acrílico (que é transparente e resistente) e fita adesiva transparente. Selecione a melhor vegetação e a organize em uma tira de papel acrílico. Coloque outra tira por cima dela e então una as duas pelas bordas, usando a fita adesiva transparente.

Outra possibilidade para marca página é usar um pouco de humor. É ideal para tornar uma leitura pesada um pouco mais leve e divertida. Pense nas piadas que você e a pessoa que você ama já fizeram, ou nos elementos que sempre a fazem rir. Você pode desenhar um animal engraçado, escrever uma piada ou o que achar melhor, em um retângulo de cartolina.

O mais importante para esse presente é deixar a sua marca. Se você não é uma pessoa que sabe desenhar, por exemplo, faça um desenho do seu jeito. A pessoa que você ama irá amar de qualquer jeito! O seu presente de Valentine’s Day será útil e carinhoso.

Cartão divertido

Os cartões para datas comemorativas são muito populares. Ao mesmo tempo em que você pode comprar um em uma loja, ou se inspirar em algum que viu na internet, você também pode criar um cartão de Valentine’s Day completamente inovador.

Para isso, você precisa conhecer muito bem a pessoa que será presenteada. Quais são as cores preferidas dela? Ela gosta de cartões românticos ou é mais reservada? Existe alguma série ou algum filme que essa pessoa sempre assiste? Pense nos interesses de quem você ama e só então comece a elaborar o cartão.

Se você não quiser escrever nada muito romântico, pode usar algum trecho de filme, de novela, de série ou até algum meme para traduzir o seu amor. Além de encantar, irá divertir a pessoa que vai receber. Se for um cartão pequeno, ela vai até poder guardar na carteira, para lembrar-se de você sempre.

Para um presente ainda mais especial, você pode apostar em um cartão que tenha uma foto de vocês na parte de dentro. Com o avanço das formas de armazenamento de fotos, é cada vez mais raro ter uma imagem em papel. Pode ser um jeito romântico e diferente de dizer que essa pessoa estará sempre no seu coração.

Saquinhos de amor

Se a pessoa que você ama é uma grande conhecedora de produtos naturais, ou acredita no poder que ervas e pedras preciosas, podem ter uma boa ideia de presente é um saquinho de amor. Usando um saquinho de tecido, você pode guardar um conjunto de ervas ou de pedras que tragam boas energias e amor para essa pessoa.

A pedra mais indicada para isso é o quartzo rosa, que irá estimular as vibrações positivas e amorosas que a pessoa que você ama precisa para enfrentar um dia longo e estressante. Você também pode usar canela em pau e cravo dentro do saquinho, para obter um perfume inconfundível. Arruda para proteção é essencial para que seu amor esteja sempre bem.

O saquinho de amor também pode ser preenchido com algum objeto que faz vocês lembrarem-se do amor que sentem um pelo outro. Pode ser uma joia, um artigo de escritório, uma concha, qualquer item que tenha significado para vocês. Até grãos de café ou sachês de chá podem nos fazer lembrar-se da pessoa amada.

E se no Valentine’s Day você pedir a pessoa que você ama em casamento? Você pode colocar a aliança dentro dele e torcer para servir no dedo dela!

Artigos de decoração

Um bom presente para o Valentine’s Day pode ser um artigo de decoração, principalmente se você e a pessoa que você ama já moram juntas ou estão no processo para isso. É a sua oportunidade para produzir um vaso, um quadro, uma luminária ou o que seu coração desejar.

É claro que existem artigos de decoração mais elaborados, mas você pode encontrar possibilidades mais simples usando itens reciclados. Um pote de vidro, quando enrolado em barbante, pode se transformar em um vaso. Ou então, você pode colocar luzes de led dentro do pote para uma decoração estrelar.

Você pode fazer um quadro usando uma tela de pintura ou um papel grosso. Use tinta, canetinha, lápis de cor ou qualquer outro material para fazer um desenho realista ou abstrato. Se quiser representar de forma literal o amor que há entre vocês, desenhe um coração!

Para as pessoas que têm afinidade com jardinagem, um terrário não será muito difícil de elaborar. Você só precisa de um vidro, terra, pedras de drenagem, um pedaço de tecido e plantas pequenas. Para os terrários que ficam abertos, as melhores plantas são as suculentas. Para os que ficam fechados, use musgo e plantas tapete, além de um vidro com tampa.

Você deve montar o terrário seguindo esta ordem: pedras de drenagem, pedaço de tecido, terra e plantas. Lembre-se de acrescentar um pouco de água no caso do terrário fechado. Você terá criado um ecossistema especialmente para a pessoa homenageada no Valentine’s Day! Se quiser, pode ainda acrescentar miniaturas nesse pequeno jardim.

Balinhas em caixa de fósforos

Se você quer dar um presente comestível no Valentine’s Day, mas sabe que não é uma boa ideia exagerar no açúcar, comece comprando um tubo de confetes de chocolate. Esvazie uma caixa de fósforos e use um papel para embrulhá-la, dando alguns toques de decoração no resultado final.

Coloque os doces dentro da caixinha, amarre um cordão fechando a gaveta da caixa e acrescente um cartãozinho junto ao seu presente. Se você adorou a ideia, mas acredita que uma só caixinha é pouca coisa, dê um conjunto de caixinhas de fósforos recheadas. Você pode escrever uma coisa que ama na pessoa presenteada em cada uma delas!

Cartas

E se quiser um Valentine’s Day ainda mais expressivo, você pode acrescentar uma carta a qualquer um dos presentes sugeridos. Agora, você pode até imaginar que não sabe como traduzir todo o amor em palavras, ou que não sabe como escrever com o coração. Nesse caso, você pode fazer uma lista ou um texto dizendo tudo que você ama ou admira na pessoa que você escolheu homenagear em 14 de fevereiro, Valentine’s Day.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]