Convivendo

Lenda da Pisadeira

Você já sentiu uma falta de ar enquanto estava dormindo? Ou acordou de repente, com a sensação de que alguém estava em cima de você? Talvez tenha sido só uma impressão ruim que te atormentou no meio da madrugada. Mas também pode ser que você tenha recebido a visita da Pisadeira.

Personagem do folclore brasileiro, a Pisadeira é conhecida principalmente na região Sudeste do país. De acordo com a lenda, durante a madrugada, ela pisa na barriga de quem está com o estômago cheio. Por causa disso, a figura provoca falta de ar. Aprenda mais sobre a Pisadeira a seguir!

Origem do Pisadeira

Originária da região Sudeste do Brasil, a Pisadeira é uma lenda comum em Minas Gerais e em São Paulo, sobretudo no interior desses Estados. Porém a personagem é conhecida em todo o país como aquela que pisa na barriga de quem foi dormir depois de comer muito. Por isso ela recebe o nome de Pisadeira.

Além disso, acredita-se que a aparência da Pisadeira é composta por um corpo de mulher magro, dedos alongados, unhas compridas e sujas, pernas curtas, cabelos brancos embaraçados, nariz grande e peludo, olhos vermelhos, queixo virado para cima e dentes esverdeados.

Como se a própria figura da Pisadeira já não fosse horripilante, ela também tem uma gargalhada estridente e constante. Se você tiver o azar de encontrá-la um dia, vai perceber que a Pisadeira está sempre com a boca aberta e com os olhos malignos arregalados.

Embora seja uma personagem assombrosa, a Pisadeira é uma maneira de conscientizar as pessoas sobre um problema que elas podem ter enquanto dormem. Para entender melhor essa relação, descubra qual é a lenda da Pisadeira, no próximo tópico.

Como surgiu a lenda da pisadeira?

A maioria das lendas folclóricas surge com o objetivo de explicar algo que, aparentemente, não apresenta uma explicação racional. Sendo assim, a lenda da Pisadeira se desenvolveu quando houve a necessidade de entender a causa de pesadelos ou da paralisia do sono.

Como era difícil explicar esse tipo de interrupção no sono, que poderia incluir a visualização de uma criatura assustadora, criou-se uma personagem que resolvia esses questionamentos.

Ilustração de uma pessoa dormindo com um ser em cima dela.
delcarmat / Shutterstock

Lenda do Pisadeira

Depois de entender qual é a aparência da Pisadeira, você deve estar torcendo para nunca encontrá-la. E o melhor jeito de impedir que isso ocorra é entendendo o que pode atrair essa assombração e como ela pode se manifestar na sua vida.

Durante o dia, a Pisadeira fica escondida entre os telhados das casas, observando as pessoas que moram dentro delas. Após o jantar, ela identifica quem está indo dormir de barriga cheia, por ter comido muito ou por não ter esperado o final do processo de digestão.

Com um alvo em mente, ela desce do telhado, entra no quarto da pessoa e se prepara para o ataque. A Pisadeira se posiciona em cima da barriga do indivíduo escolhido e começa a pisar sobre ela, com muita força e crueldade. Diferentemente do que se pode imaginar, a personagem não é discreta.

Para garantir que será vista pela pessoa que está sendo atacada, a Pisadeira cai na gargalhada. Apesar do barulho, quem está sofrendo com os pisões não consegue pedir ajuda ou se mover, sentindo falta de ar e muito pânico. No entanto há uma forma de se proteger dela. Aprenda!

Pisadeira no Brasil

Uma vez que a lenda da Pisadeira é conhecida em todo o Brasil, muitas cabeças pensantes já se juntaram para definir uma maneira de afastar essa figura terrível. Se você acredita no poder do conhecimento popular, só precisa esfregar os pés um no outro três vezes e batê-los um no outro antes de dormir, então a Pisadeira vai te deixar em paz.

Por outro lado, se a Pisadeira aparecer para você durante a madrugada, o ritual que mencionamos acima pode garantir que ela não retorne ao seu quarto. Dessa maneira, você terá um sono mais tranquilo, como se você tivesse acordado de um pesadelo.

Inclusive, a Pisadeira é frequentemente interpretada como uma metáfora para a paralisia do sono. Isso porque, quando isso acontece, uma pessoa pode visualizar uma criatura aterrorizante e sentir dificuldade para se movimentar ou pedir ajuda, como a lenda descreve.

Como se livrar da Pisadeira?

Você acabou de aprender uma dica do conhecimento popular para afastar a Pisadeira ou para impedir que ela retorne para o seu quarto. Porém, se você quer uma solução mais lógica para expulsar essa personagem, deve procurar auxílio médico.

O motivo disso é que a Pisadeira que você visualiza pode ser um sinal de paralisia do sono, como vimos anteriormente, que só pode ser tratada por profissionais. Então, se a falta de ar no meio da madrugada está te impedindo de viver normalmente, procure ajuda o mais rapidamente possível.

Pisadeira nos filmes, séries e livros

Já deu para perceber que é melhor ficar longe da Pisadeira, não é? Mas você ainda pode saber mais sobre essa lenda com segurança, a partir de obras ficcionais que abordam essa figura folclórica. Conheça algumas delas:

1) Novela “Os Mutantes: Caminhos do Coração”, 2007 a 2009

Na novela “Os Mutantes: Caminhos do Coração”, apresentada entre 2007 e 2009, pela emissora Record, uma das personagens representava a Pisadeira. Na trama, ela conseguia anular os poderes de outros mutantes e matava as pessoas pisando sobre elas.

2) Livro “A Velha Pisadeira”, 2018

No livro infantil “A Velha Pisadeira”, de 2018, vemos uma interpretação da lenda folclórica. Nela, uma velha que assusta as crianças ao anoitecer encontrará uma oponente à altura, que vai tentar acabar com o terror que a Pisadeira espalha pela cidade.

Você também pode gostar

3) Filme “Pisadeira”, 2017

No filme “Pisadeira”, lançado em 2017, uma cientista elabora um experimento com cinco crianças, para investigar o que ocorre durante a paralisia do sono. Infelizmente, o resultado dessa experiência acompanha uma das crianças até a vida adulta, causando um trauma difícil de superar.

Levando em conta as informações apresentadas, observamos que a Pisadeira é uma lenda bastante explorada no Brasil. Sendo uma explicação para a paralisia do sono ou até para os pesadelos que podemos ter depois de comer muito, a personagem é aterrorizante e cruel. Ainda bem que você já sabe como se proteger dela!

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br