Natureza

Lenda da Vitória-Régia

Lago repleto de vitórias-régias com flores
Alexas_fotos / Pixabay / Canva
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Você provavelmente já deve ter visto uma vitória-régia, aquela planta que fica flanando sobre a superfície da água, aberta e geralmente em um grupo bastante grande, dando a impressão de que poderíamos ir saltando por elas até onde queremos chegar.

Mas você sabia que a vitória-régia está envolvida em uma das lendas mais populares do nosso folclore, especialmente na região Norte e na área da Amazônia? Por isso preparamos um artigo para explicar todos os detalhes dessa lenda do nosso folclore. Conheça todos os detalhes sobre ela!

Origem da Vitória-Régia

A vitória-régia é uma planta aquática e flutuante, pertencente à família da Nymphaeaceae, típica da Floresta Amazônica. Elas só abrem à meia-noite, e isso foi um dos motivos da origem desse mito.

Muitos pensam que todas as vitórias-régias são verdes. Contudo existem vitórias-régias de muitas cores, como amarelo, rosa, roxo, lilás e branco. Além disso, elas são consideradas as maiores plantas a América, podendo chegar a até 30 cm.

A origem exata da lenda da vitória-régia é incerta, mas os historiadores costumam chegar a um consenso de que ela surgiu na região Norte, provavelmente nas tribos tupi-guarani.

Essa conclusão é incerta, mas o indício mais forte é de que a vitória-régia, por ser natural da Amazônia, não poderia ter se popularizado tanto quanto se popularizou naquela região se fosse natural de outra região do país.

Lenda da Vitória-Régia

De acordo com a lenda da vitória-régia, muitas tribos indígenas acreditavam que a Lua (que chamavam de jaci) era, na verdade, uma deusa que iluminava as índias virgens, levando consigo suas preferidas quando se recolhia para dar lugar ao nascimento do dia e ao surgimento do Sol.

Em resumo, a lenda conta que uma bela e jovem índia chamada Naiá sonhava com esse encontro com jaci (a Lua), pois tinha o desejo de ser mais do que uma pessoa, de ser levada por ela para se tornar uma estrela. Apesar de ser alertada de que deixaria de ser humana se isso acontecesse, ela insistia em seu sonho.

Todas as noites, Naiá saía pela floresta desejando que jaci finalmente viesse ao seu encontro. Certa noite, de tanto andar, estando exausta, ela parou para descansar à beira de um lago e viu, refletida na superfície dele, a Lua. Obcecada por jaci, Naiá se jogou no lago e, consequentemente, acabou se afogando.

Quando soube do destino de Naiá, jaci se compadeceu e decidiu dar a ela um bom destino. Em vez de transformá-la em estrela, como fez com muitas outras, ela transfigurou Naiá na planta que hoje conhecemos como vitória-régia, então ela se eternizou e se espalhou por todos os lagos da Amazônia.

Múltiplas vitórias-régias na água
Omm-on-tour / Getty Images / Canva

Curiosidades sobre a Vitória-Régia

A história da obsessão de Naiá com jaci e o destino dela, afogada em um lago por causa dessa obsessão, guarda muitas semelhanças com o mito grego de Narciso, que, apaixonado por si mesmo, viu sua imagem refletida em um lago e se afogou nele ao tentar beijar seu belo rosto.

Em tupi-guarani, a palavra usada para falar sobre a vitória-régia significa, em português, “estrela das águas”, mostrando o nível em que essa lenda está enraizada no imaginário do povo daquele lugar, a ponto de criar o significado da palavra.

Encantado pela lenda da vitória-régia e da índia Naiá, o célebre cantor de soul brasileiro Tim Maia decidiu fazer sua própria homenagem à índia, tendo nomeado a banda que o acompanhava em seus show justamente como Vitória-Régia.

Vitória-Régia nos filmes, séries e livros

Confira algumas obras nas quais aparece a lenda da vitória-régia:

“Conta pra mim — A Lenda da Vitória-Régia” (2020) — Esta série de livros digitais gratuitos disponibilizados pelo Ministério da Educação apresenta várias lendas do nosso folclore, e o mito da vitória-régia recebeu um volume na coleção.

“Turma da Mônica: Lendas Brasileiras — Vitória-Régia” (2018) — Nesta história protagonizada pelo indiozinho Papa-Capim, criação do desenhista Mauricio de Sousa, conhecemos a lenda da vitória-régia entre a tribo habitada por Papa-Capim.

“A lenda da vitória-régia” (2017) — Este livro do autor Paulinho Tapajós apresenta uma versão mais moderna e mais adulta do mito, em que um casal de apaixonados de tribos inimigas, tal qual Romeu e Julieta, encontra somente na noite e à luz da Lua a oportunidade de estarem juntos.

Você também pode gostar

E aí, você já conhecia todos os detalhes sobre a lenda da vitória-régia? Se você ficou mais curioso e quer saber mais sobre esse mito do nosso folclore, confira os livros que indicamos para se aprofundar ainda mais a respeito dessa história sobre amor e sobre a natureza.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br