Educação Natureza

Lenda do Minhocão

O monstro minhocão, aparecendo no deserto
William Terres / Shutterstock
Escrito por Eu Sem Fronteiras

Uma criatura gigante que habita as águas e vem à superfície assustar e matar pessoas. Seria o monstro do Lago Ness, na Escócia? Não, é o minhocão dos rios brasileiros! Você conhece a lenda dessa criatura mística do nosso folclore? Não? Pois aproveite este artigo para saber tudo sobre ele!

Origem do Minhocão

Antes de mais nada, é preciso dizer que o minhocão não é uma única criatura, como a Cuca, mas uma série de criaturas cuja existência foi relatada em muitos lugares do nosso país. O primeiro relato escrito sobre o minhocão foi feito pelo padre Ernesto Barreto, em 1880, no Mato Grosso.

De acordo com o relato do padre, ele havia comprado um terreno próximo a Cuiabá, onde corria um rio. Nas margens desse rio, eventualmente, era possível ver grandes sulcos, sulcos de um tamanho que nenhuma criatura conhecida até então poderia fazer.

A origem do minhocão é incerta, mas acredita-se que ele tenha surgido no Brasil e migrado para Portugal, ao contrário da Cuca, que surgiu por lá, na figura da Bruxa de Évora, e veio parar em terras brasileiras, transformando-se em nossa Cuca.

Enfim, por ter relatos de sua existência espalhados por todo o país, o minhocão é uma das lendas do nosso folclore mais conhecidas e mais difundidas pela nação, mostrando que um povo pode chegar a uma mesma conclusão, mesmo estando tão distante geograficamente.

Lenda do Minhocão

De acordo com as descrições mais comuns da lenda do minhocão, essa criatura teria um tamanho gigantesco e viveria em rios ou às margens deles. Alguns dizem que, na verdade, ele não é uma minhoca, mas uma verdadeira serpente gigante ou uma espécie de enorme peixe esguio, como uma enguia.

A verdade é que não existem relatos de pessoas que tenham encontrado o minhocão e visto como ele é, apesar de algumas histórias de pessoas que foram perseguidas por ele ou viram o tamanho de sua silhueta na água, por exemplo.

Entre as “maldades” do minhocão estão fazer buracos e sulcos pelo chão para prender pessoas e se alimentar delas, virar barcos nos rios para comer os tripulantes, roubar a pesca de pescadores e, se confrontado, alimentar-se também dos seres humanos.

Minhoca andando em uma planta.
icon0.com / Pexels

Por fim, a lenda do minhocão é mais verossímil e realista do que outras do nosso folclore, como o saci-pererê ou o curupira. Apesar de apresentar uma criatura mais próxima de animais que realmente existem, não há fotografias ou vídeos que mostrem um minhocão ou que apresentem uma prova de que ele realmente exista.

Minhocão no Brasil

O minhocão não tem características bem definidas porque cada região e mesmo cada população que vive à beira de um lago cria sua própria versão de um monstro assustador em forme de minhoca ou serpente que habita o lago.

Enquanto nas regiões Centro-Oeste, Sudeste e Sul ele é associado à forma de uma minhoca mesmo, nas regiões Norte e Nordeste, onde cobras são mais comuns, ele costuma ser descrito como uma serpente gigante.

No Mato Grosso, uma lenda comum diz que não se pode reformar ou restaurar a Igreja Matriz de Cuiabá, porque o minhocão só está preso ao submundo por causa dos fios dos cabelos de Nossa Senhora, padroeira daquela igreja.

Nas margens do Rio Pari, em São Paulo, que costumava encher e alagar cidades, o minhocão era descrito como uma criatura que aproveitava essas oportunidades para navegar pelas águas das enchentes matando pessoas.

Curiosidades sobre o Minhocão

A lenda do minhocão inspirou o nome de uma obra arquitetônica importante da cidade de São Paulo, o viaduto Elevado Presidente João Goulart, popularmente conhecido simplesmente como minhocão.

A lenda do minhocão tem semelhanças com uma das lendas mais famosas do mundo, a do monstro do Lago Ness, na Escócia. Segundo esse mito, as profundezas do Lago Ness são habitadas por um misto de dragão e serpente que ataca seres humanos.

Minhoca andando na grama.
Karolina Grabowska / Pexels

A lenda do minhocão é uma das que mais se espalhou pelo Brasil. Mas não é bem assim. As pessoas que acreditam na existência de um minhocão na Amazônia, por exemplo, mal sabem da existência do minhocão do Pantanal. A verdade é que sulcos e grandes marcas no chão suscitam a curiosidade e eventualmente as pessoas inventam a lenda de uma criatura gigante e perigosa.

Minhocão nos filmes, séries e livros

Confira obras artísticas nas quais o minhocão foi retratado:

“O mistério do minhocão de Pari” (2016) — curta-metragem animado produzido pela Rede Globo contando a história da versão da lenda das pessoas que moram às margens do rio Pari, em São Paulo.

“A lenda do minhocão: lendas do Pantanal” (2017) — Neste livro curtinho, de Tânia Mara, o minhocão é apresentado de forma mais infantil e de fácil entendimento por crianças de todas as idades.

“Além da lenda” (2018) — Esta série animada, disponível no YouTube, teve um episódio dedicado à lenda do minhocão. No desenho, crianças se sentam em volta de uma fogueira e contam as lendas que ouviram das pessoas mais velhas.

Você também pode gostar

E aí, ficou curioso a respeito da lenda do minhocão? Então consuma os conteúdos que indicamos para saber cada vez mais sobre essa criatura lendária dos mais diversos povos do nosso país.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para colunistas@eusemfronteiras.com.br