Autoconhecimento

Mérito nosso

Mulher no topo da montanha pulando com os braços para cima
Temo Berishvili / Pexels
Escrito por Vander Luiz Rocha

Assim com a água da fonte, em seu curso, corre por pedregulhos, lança-se em cachoeiras e se agiganta em torrente volumosa para ser merecedora do oceano; conosco lágrimas nos correm pelo rosto agitadas pelas pedradas da calúnia. Busquemos alívio no exemplo da água que se fez digna do mar, fortalecendo-nos ao usar do amor para conosco, não nos deixando marcar pela dor, para sermos merecedores do aconchego da vastidão espiritual à qual voltaremos.

Da mesma maneira que a poda desgalha a árvore, que no reviver dos ramos é enriquecida de frutos, também sentimos como se pedaços de nós fossem arrancados, quando entes amados se vão. No entanto, bendizendo com a paz os que foram e, com o equilíbrio, ajustando os que ficaram, estaremos, tal como o vegetal, frutificando-nos em espírito.

Ao trilharmos o caminho áspero da incompreensão alheia, somos feridos pelo escárnio daqueles que nos têm segundo seus conceitos. Apoiemo-nos, contudo, no exemplo do cacto que, embora incompreendido pelos seus espinhos, oferece frutos saborosos; continuemos em frente.

Nas olimpíadas, a prova nobre é a última delas, a maratona. O estádio repleto espera do vencedor e quando ele rompe a fita da chegada, a plateia, de pé, o aplaude.

Homem correndo em uma estrada
Tembela Bohle / Pexels

O maior mérito dele não foi ter vencido a corrida, foi o de acreditar em si e ter dado o primeiro passo. Os demais também chegaram um a um, não foram perdedores, pois persistiram, e o público deixou as arquibancadas após a passagem do último, aplaudindo-o também.

Tal como se vê na simplicidade da natureza e no exemplo olímpico, dá-se, com mais apuro, no nosso atual estágio de evolução espiritual, noviços que somos no seminário terreno.

Não é necessário que atinjamos a perfeição para entramos no cosmo divino, basta que acreditemos em nós e daremos o primeiro passo para o acerto, tal como o atleta. Na maratona há muitos competidores, nós só temos um: nós mesmos, difícil de ser vencido.

Sigamos por nossa estrada sem nos atentar para aqueles que, à margem, permanecem parados apedrejando os que caminham.

Você também pode gostar

Passo a passo vamos fazendo por merecer o infinito áureo, numa jornada sem fim, lutando a melhor das batalhas que é triunfar sobre nós mesmos.

A vida é eterna, em eterna atividade, não acaba. Ao superar as vicissitudes terrenas, aos poucos, encontramos o nosso verdadeiro eu, fortalecendo-nos cada vez mais, para que sejamos aplaudidos pelos que nos esperam no excelso etéreo e aos quais nos juntaremos após o declínio do nosso envoltório carnal.

Preparemos esse dia.

Obrigado por me ouvir.

Sobre o autor

Vander Luiz Rocha

Nascido em Conselheiro Lafaiete–MG em 19/09/1939, é um escritor e palestrante brasileiro, conhecido por suas contribuições na área de literatura e desenvolvimento pessoal. Com uma abordagem que combina a arte de dissertar, usando técnicas de roteiristas e escritores para transmitir uma mensagem de forma inesquecível com reflexões profundas sobre a vida, ele visa inspirar e motivar seu público através de suas obras e palestras.
Como autor, aborda temas variados, desde ficção até não ficção, sempre buscando transmitir mensagens que promovam o autoconhecimento e a superação.

Suas palestras costumam ser dinâmicas e envolventes, permitindo que os participantes se conectem com suas experiências e aprendizados.
Além de sua atuação como escritor e palestrante, Vander também é colunista em portal web e está envolvido em projetos sociais ou iniciativas que visam impactar positivamente a comunidade.

Seu trabalho é uma combinação de criatividade, empatia e um forte desejo de auxiliar os outros a encontrarem seu próprio caminho.

Suas obras são:
1. Manual do Passe Espírita;
2. O Andarilho do Cosmo. (Metáfora sobre o caminhar do espírito);
3. Confluências–Coletânea de novelas. (Ou macrocontos);
4. Voltei, Quero Viver. (História contada por um abortado);
5. Deixo-lhe a Rosa;
6. O Baile do Palhaço;
7. Alma maculada;
8. A Noite da Formatura (Espiritualista)
9. Escapando da Paranoia. — Relata momentos difíceis vividos nos dias da ação militar em 1964;
10. Acidente no Motel;
11. Ady-Hes: A Missão;
12. Um Artista Brilhante;
13. Seja Bem-vindo, Filho!

Os livros são encontrados em: Amazon

Contatos
Email: correiovlr@outlook.com
Facebook: nossos.literatos
Instagram: @vanderluizrocha
Youtube: @vanderluizrocha398
Telefone: (11) 994069005