Autoconhecimento

O ensinamento que ilumina

Perfil de jovem branca.
Riccardo Mion / Unsplash
Escrito por Vander Luiz Rocha

Se nos são dadas exposições de caminhos para o acerto, não fiquemos apenas na contemplação do texto ou da fala. Adentremos o pensamento exposto sem nos desviarmos do ensinamento que nos iluminam.

A simples contemplação não é suficiente. É como olhar o rio e não perceber os peixes; olhar o horizonte e não reparar as montanhas; olhar o mar e não valorizar as ondas.

Se nos detivermos apenas na admiração do brilho da superfície, inúteis serão as inspiradoras palavras. É preciso abrir nosso coração ao entendimento para que o sentimento as absorva, transformando-as em atos espontâneos.

Inúmeros são aqueles que afirmam não entender os escritos sagrados do seu credo, porém, ao observamos com mais cuidado, perceberemos que o interesse desses no tema se dispersa em pensamentos descuidados, levando-os a caminhos outros que não os do interesse do aprendizado.

Se o dia está claro, mas não abrirmos a janela, o sol não entrará, logo somos nós que damos ignição ao aprendizado. É preciso boa vontade para que a compreensão se faça em nosso íntimo.

Vemos por aí religiosos divulgando ensinamentos, às vezes gritando para ouvidos que não querem ouvir. Tal procedimento leva muitos de nós ao descrédito daquilo que diz respeito ao espiritual, porquanto somos uns desses ouvidos.

Havemos de nos deter e nos perguntar em que estágio estamos no conhecimento do espiritual e na respectiva prática do que nos é dito seja pelo pregador, seja pelo que está escrito ou pelo que nos é inspirado. Dediquemos algum esforço à lição para que a graça do entendimento nos alcance.

Mulher branca de olhos fechados.
Adrià García Sarceda / Unsplash

Entendamos que se estivermos abertos à assimilação do ensinado, sintonizaremo-nos aos amigos espirituais que nos ampararão no processo de entendimento.

Jorge Adoum, escritor e ensaísta equatoriano (Ambato, 29 de junho de 1926 — Quito, 3 de julho de 2009), em seu livro “Poderes ou o Livro que Diviniza”, diz, no capítulo vinte:

“A ressurreição não é a imortalidade. Somos todos imortais, porém poucos sabem ressuscitar na imortalidade. A imortalidade da alma é uma ideia abstrata, sua ressurreição é uma EXPERIÊNCIA REAL. A ressurreição da alma acontece durante a vida e é a mais experimental de todas as vivências.”

Você também pode gostar

Destacando: “A ressurreição da alma acontece durante a vida”.

É necessário nos darmos à sabedoria para que ressuscitemos em espírito, pois, se não, permaneceremos mortos em um corpo vivo.

Obrigado por me ouvir.

Sobre o autor

Vander Luiz Rocha

Vander Luiz Rocha, nascido na cidade de Conselheiro Lafaiete, no estado de Minas Gerais, Brasil, em 1939.

Criado dentro dos princípios da tradicional família mineira, teve no catolicismo a sua primeira religião.

Na adolescência, dos 7 aos 14 anos, fez, como interno, o Seminário Menor da Ordem dos Redentoristas, na época em Congonhas do Campo, MG. Naqueles momentos o cenário de vida foi o barroco e o fundo musical o canto gregoriano.

Deixando o seminário, tornou-se não religioso e se dedicou aos estudos e ao trabalho em Belo Horizonte. Inicialmente se formou em contabilidade e, posteriormente, graduou-se em administração, com o título de bacharel. A sua vida privada foi alimentada por essas profissões.

Em 1973, mudou-se com a família, esposa e três filhas para São Paulo, indo residir no ABC Paulista, em São Caetano do Sul, trabalhando em empresas da região, tendo se interessado pelo espiritismo e adotando-o em 1976 como escola de vida.

Após preparar-se em cursos feitos sob supervisão da Federação Espírita de São Paulo, SP, tornou-se servidor, no segmento palestrante, e expositor de cursos em casas de socorro espiritual, e com os socorridos muito aprendeu.

Nos dias atuais, continua a se dedicar à filosofia espiritualista, adaptando as palestras para textos escritos.

Possui várias obras editadas e ganhou prêmios literários.

Vide seus livros em nossosliteratos.com.br/livros-vlr.html

Contatos:
Email: vander@nossosliteratos.com.br
Site: nossosliteratos.com.br
Facebook: nossos.literatos
Instagram: @vanderluizrocha
Youtube:
Vander Luiz Rocha