Autoconhecimento

A essencial arte de saber ouvir para o desenvolvimento pessoal

Menina sorrindo e ouvindo concha do mar na praia.
Herica Rodrigues
Escrito por Herica Rodrigues

Um dos pré-requisitos fundamentais para o aprendizado, o crescimento, o desenvolvimento pessoal e a expansão da consciência é a essencial arte de saber ouvir.

Ao longo da vida, tenho observado que muitas pessoas não desenvolveram essa arte, ou simplesmente não dão a devida importância. E é aí que elas perdem! Ou melhor, simplesmente deixam de ganhar!

Ouvir com atenção e interesse é uma habilidade que nem todos possuem. Infelizmente!

Mulheres conversando em balanços.

Algumas pessoas querem se desenvolver nas diversas áreas de suas vidas, mas não querem pagar o preço. Elas querem ter prosperidade financeira, mas nem todas procuram aqueles que sabem a respeito do assunto para ajudá-las. Querem espiritualidade, mas não disponibilizam nem mesmo 10 minutos diários do seu dia para ouvir uma meditação guiada, ou até mesmo uma motivação. Querem relacionamentos felizes, mas nem sempre procuram as pessoas adequadas para ajudá-las. Elas simplesmente não querem pagar o preço. Muitas delas não têm paciência para ouvir uma palestra de 30, 50 minutos ou 1 hora, mas passam horas nas redes sociais, ou em frente à televisão vendo programas que nem sempre as levarão a lugar algum. Outras vivem correndo de um lado para o outro, cuidando apenas das tarefas e dos compromissos diários. E, quando questionadas, dizem não terem tempo. Não querem disponibilizar uma parte de seu dia ou de sua semana para o próprio desenvolvimento.

É como se a solução estivesse fora. Como se o sucesso ou o fracasso da vida dependesse exclusivamente das ações externas. Grande engano! Tudo começa dentro! De dentro para fora!

Mão ao lado da orelha.

Não há como desenvolvermos, crescermos e evoluirmos sem aprender com aqueles que são mais sábios do que nós em determinada área.

Mas, infelizmente, a grande maioria parece não entender isso! “Ninguém ouve ninguém”. É uma loucura total! Muitas pessoas apenas querem falar e falar! Querem mostrar o seu ponto de vista, querem mostrar que já sabem e que estão certas. Outras interrompem a conversa sem esperar a conclusão e, mesmo antes de ouvirem o desfecho da fala, tiram suas conclusões precipitadas. Com isso, liberam seus julgamentos, muitas vezes alimentados por um modelo mental distorcido. E outras simplesmente não desejam nem mesmo ouvir, porque acreditam estarem perdendo o precioso tempo delas.

Você também pode gostar de:

Ouvir é uma habilidade que requer humildade, sabedoria e, principalmente, inteligência!

Alguém que não ouve não se expande mentalmente.

Ouvir os mestres, ouvir uma palestra, algum especialista em determinada área, ouvir os livros, SIM, OS LIVROS! E por que não? Não significa que você tem que concordar e praticar aquilo que está sendo dito, sem questionar. Não é isso que eu me refiro aqui. Refiro-me ao fato de parar, calar-se, ouvir, analisar, testar e só depois questionar. Isso é saudável! Isso é benéfico, isso é inteligência!

As pessoas se destroem por não ouvirem! E, ao se confrontarem umas com as outras, deixam entrar em xeque a guerra de egos. E é aí que toda inteligência dá lugar à tolice, em que o mais vaidoso vence, levando, assim, o prêmio de sua pequenez! E saindo como vencedor de uma grande ilusão!

Homem gritando para mulher com mão no ouvido.

Ouvir não significa se diminuir!

Não significa perder! Não significa perda de tempo! Ouvir significa sabedoria, inteligência, equilíbrio emocional! Ouvir significa evoluir! Interagir! Abra os seus ouvidos! Mas, claro, é muito importante que se selecione com cautela aquilo que se disponibilizará a ouvir!

Dê uma parte de seu tempo para ouvir àquilo que o enriquecerá, que acrescentará em sua vida e que o ajudará a se desenvolver. O grande sábio rei Salamão já escreveu a respeito disso há milhares de anos.

“Os planos fracassam por falta de conselho, mas são bem-sucedidos quando há muitos conselheiros”.

Provérbios 15:22

Sobre o autor

Herica Rodrigues

Herica Rodrigues

Olá! Meu nome é Herica Rodrigues.

Tenho formação em Letras, sou professora e sou formada em Direito.

Atualmente estudo PNL (Programação Neurolinguística com nível de Practitioner) e brevemente iniciarei meus estudos no campo da psicanálise.

Pretendo seguir por toda a minha existência trabalhando com o desenvolvimento de pessoas. Isso me fascina!

Sou apaixonada pelo autoconhecimento e pelo desenvolvimento humano! Amo escrever sobre a vida! Sou uma eterna buscadora da expansão da consciência. Adoro assuntos ligados à Lei da Atração, Leis Universais, Metafísica da Saúde, Astrologia, enfim, sou fascinada pelo descobrimento humano e universal! Acho que o Universo é riquíssimo em conhecimentos e abundância! E tenho toda a disposição desse mundo para estudá-los e descobrir cada dia um pouco mais desse presente que nos foi dado, chamado vida! Gosto bastante da psicologia de Carl Yung e pretendo me aprofundar nisso no decorrer de minha vida. Amo os animais e a natureza! Gosto de ler e me interesso por diferentes culturas.

Contatos
Email: [email protected]
Site: pausaparaaquecerocoracao.com
Facebook: HericaRodriguess
Instagram: @hericarodrigues
LinkedIn: Herica Rodrigues
YouTube: Pausa Para Aquecer o Coração