Espiritualidade

Ensinamentos zen para aplicar na sua vida

Young woman meditating in a forest sitting on a wooden floor. Zen, meditation, relax, spiritual health, healthy breathing
Eu Sem Fronteiras
Escrito por Eu Sem Fronteiras

O Zen é um termo em japonês que resume uma filosofia que tem as suas origens na mistura de ensinamentos do budismo e do taoismo chinês. É conhecido pelo zen-budismo, mas alguns estudiosos preferem que o Zen seja visto como algo a parte do budismo, devido as diferenças de ensinamentos contidos neles.

Mas o que importa para nós é que o Zen chegou no ocidente com uma sabedoria que é muito aplicável nos dias de hoje. Principalmente levando em conta a rotina rápida e ansiosa que muitas pessoas vivem.

De forma simplificada, podemos dizer que o Zen ensina que devemos esvaziar a nossa mente para podermos viver o presente. Longe do sofrimento do passado e longe da ansiedade do futuro, você deve viver o agora. Muitos ensinamentos, como esse, são transmitidos na forma de parábolas. Que tal conhecer algumas e aprender ensinamentos para aplicar no seu dia a dia?

Zen Circle And Buddha Illustration

Uma xícara de chá

Certa vez, um professor de filosofia foi encontrar um mestre zen para aprender os ensinamentos dele. Ao chegar ao encontro, o mestre ofereceu chá e começou a encher a xícara do visitante. Ele encheu até transbordar e continuo enchendo. O professor interferiu e falou para o mestre parar. Então o mestre disse: “A sua xícara é como a sua mente, que está cheia de opiniões e ideias. Como posso te ensinar o zen sem antes você esvaziar a sua xícara?”.

Você está aí?

Um mestre zen tinha um hábito estranho. Diversas vezes ao dia ele parava e perguntava para si mesmo em voz alta: você está aí? E então respondia: sim estou aqui. E voltava aos seus afazeres. Certo dia um visitante intrigado com o comportamento do mestre (ele achava que ele estava louco) criou coragem para perguntar a ele por que ele fazia isso. O mestre então respondeu: “Sempre que me pego devaneando chamo por mim mesmo para focar a minha atenção no presente. Quando respondo que estou aqui, é porque acabei de trazer a minha consciência novamente para o agora. Você já reparou quantas vezes você está em um lugar, mas a sua mente não está presente?”

Essas duas parábolas nos ensinam dois dos pensamentos mais importantes do zen: a importância de esvaziar a mente e estar aberto ao novo sem preconceito e a viver o aqui e agora. A vida acontece no presente, sempre. O passado não existe, é somente memória, e o futuro ainda não aconteceu. Você só pode viver no presente, mas se a sua mente estiver cheia de opiniões, ideias, preconceitos, devaneios e preocupações, a vida vai passar diante de você e, quando chegar no final dela, você vai perceber que na verdade não viveu. Por isso o mais importante que você pode fazer agora é focar no presente. Viva o agora e se sinta vivo novamente!


  • Escrito por Ricardo Sturk da Equipe Eu Sem Fronteiras.

Sobre o autor

Eu Sem Fronteiras

Eu Sem Fronteiras

O Eu Sem Fronteiras conta com uma equipe de jornalistas e profissionais de comunicação empenhados em trazer sempre informações atualizadas. Aqui você não encontrará textos copiados de outros sites. Nossa proposta é a de propagar o bem sempre, respeitando os direitos alheios.

"O que a gente não quer para nós, não desejamos aos outros"

Sejam Bem-vindos!

Torne-se também um colunista. Envie um e-mail para [email protected]