Convivendo

O poeta Nilo Deyson Monteiro em sua essência poética

Pessoa escrevendo em um papel branco com uma caneta de ponta fina
Marfernavphotos / Canva

“Quanto de minha poesia poderá se agasalhar em você se ainda quiser me ler, me sentir em minhas poesias?”

A questão do amor é, para mim, um elo entre meio e fim, em que movimento no tempo um espírito novo que pode iniciar o inédito, então, neste momento, morre a idéia de que amamos somente uma vez. Se somos energia em movimento, mudamos no tempo pela dose mais forte que me tomaria por intermédio do amar recíproco. Amar é talvez suspirar e perceber que a vida só vale se for com você, assim diria uma coração apaixonado.

A sensação do prazer no amor é a realização da extrema alegria em ser recíproco, tal força que une pequeninos corações.

“Ler minhas poesias pode servir como bússola, contudo pode também ser um perigo por se tratar de… Ah, vai lá, me leiam e depois… POETA NILO DEYSON

“Antes de te encontrar, meu mundo era tal qual a Terra no início: vazia e sem forma, agora, pois, em 100 tons de formas, com você são posições diferentes para uma complexidade em meu universo, sou letra, você é verso; juntos, somos uma sintonia de prazer e alegria até a próxima esquina…”

“Não espere de mim o óbvio das expectativas; sou um furacão, difícil, meio sei lá, até de doido podem me chamar, porém quem vai me criticar também deverá me tocar com a sensibilidade da alma, pois somente assim poderiam me sentir por compreensão, porquanto Deyson é todo coração, sendo sofista como muitos nele são, só em ser muitos em si; só podem compreender quem a ele puder ouvir” — Poeta Nilo Deyson

Paixão: Ah, essa é devastadora e deixa muitas marcas.

Livro aberto com uma rosa em cima da página
Hissetmehurriyeti / Pexels / Canva

Vou aqui, em poesia, falar o que é a paixão em meu universo.

“Entre risos, lágrimas ou silêncio, existe uma fortíssima emoção que traga qualquer razão para dentro deste vulcão de sensação inconsequente, que faz arder o coração e que faz o ser selvagem na gente servente dessa forte paixão”

A paixão é um estado de demência, dura meses e até anos, porém, com o tempo, ela toma outras roupagens e, de tempo em tempo, traz lapsos de complexidades dentro de suas posses. Dizem que o coração é enganoso, porém quem quer saber de deixar de viver por querer morrer sem sentir, sem arriscar, sem partir para a loucura doce da paixão?

Mulheres e homens, muitos não compreendem isso por jamais terem sentido tal força, então criticam, dão rótulos como quem está fora de si, de cabeça virada ou que estão endemoniados por sentirem tal força.

DEYSON, O QUE É ESSA FORÇA?

Essa força chamada paixão é inexplicável. Ela simplesmente toma todo seu dia, seu pensamento, suas emoções, tudo que você vai fazer inevitavelmente passa por pensar 24 horas por dia na sua outra metade. De verdade, penso que essa energia é proporcional ao tanto que ambos sentem e, no universo romântico, diria que são dois cometas de uma mesma estrela, um dentro do outro, cada vez mais fortes, cada vez mais juntos. É bobagem querer sair da cidade, fugir dessa paixão, porque ela vai para sempre com você e se um dia, por obra divina, essa pessoa morrer antes de você, inevitavelmente você morrerá mesmo vivo, pois viverá por muito tempo preso no sentimento por ter sido algo muito forte, então a vida pode até perder o sentido.

Duas mãos entrelaçadas em uma imagem com fundo preto
Iconogenic / Getty Images Signature / Canva

A neurociência, que trata do cérebro humano e de suas tomadas de decisão, mostra em estudos científicos que a paixão é a causadora de mais de 80% da mudança de comportamento das pessoas que perderam a chance de viver com a pessoa amada, e isso faz essas pessoas serem tristes e sem estímulos por muitos anos — ou até para o resto da vida. A paixão é algo tão lindo, tão forte, mas tão forte, que pode surtar uma pessoa a tomar decisões pautadas na emoção do momento do sentimento, de sorte que essas decisões são sempre dolorosas para alguém, mas acontece com frequência.

POESIA

“Queria tanto ter tido com você

Nossos dias, nosso lazer não só na

Cama, não só no prazer,

Queria, contudo, poder te ver

Acordar pela manhã descabelada,

De cara amarrotada e sorrir

Com você, participar de

Seu dia, sua rotina e com

Alegria, ter podido te

Levar até as alturas para

Te fazer tocar os céus com

Os dedos e com a ponta dos

Lábios beijar as estrelas.”

A minha poesia é imparcial, não particular; apenas é para você.

Vocês podem pesquisar no Google: Poesias Nilo Deyson e vão encontrar muitas poesias em imagens ao acessar meu nome.

Enfim, a complexidade em meu espírito poético é uma incógnita. Sou um misterioso ser que só deixo você ver aquilo que eu permito que seja visto; e quem quiser se aprofundar em poeta Nilo Deyson Monteiro Pessanha terá que pesquisar, estudar minha filosofia e se perder depois.

Você é importante, ame-me antes de se dar tanto. Enquanto não se pode ter, tenta não se perder. Prender seu coração para quê?

Ame-se muito, seja você seu primeiro admirador, valorize seu modo de ser, então serás um conquistador.

Você também pode gostar:

Deixa o TEMPO passar, ame quem você ama.

Deixe o UNIVERSO fazer, apaixone-se e saiba viver.

Deixa o MUNDO se acabar, mas antes viva aquilo que dá.

A vida é curta e você vai morrer daqui um pouco de tempo, então seja responsável, justo, puro, prudente, disciplinado, temente às leis de Deus, contudo amanhã você pode se arrepender de não ter…

NILO DEYSON MONTEIRO

Um poeta extremamente romântico.

100% emoção e prazeroso em ser lido.

Suas poesias são sempre para pessoas que enfrentam as diversidades do coração, do amor, das desilusões, da paixão e de tudo que envolve a alma e o intelecto.

Sobre o autor

Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Sou filósofo, escritor, poeta, colunista e palestrante.
Meus trabalhos culturais estão publicados em diversas plataformas. Tenho obras e livros publicados.

Podem também pesquisar no Google: filósofo Nilo Deyson Monteiro Pessanha

Sou uma incógnita que deve ser lida com atenção e talvez somente outras gerações decifrem meu espírito artístico. Sou muitos em mim e todos se assentam à mesa comigo. Posso não ser uma janela aberta para o mundo, mas certamente sou um pequeno telescópio sobre o oceano do social.

Contato:
Email: dyson.11.monteiro@hotmail.com
Site: rota-om.com.br/
YouTube: FILOSÓFO NILO DEYSON MONTEIRO PESSANHA
Instagram: @nilo_deyson_monteiro_pessanha
Facebook: Nilo Deyson Monteiro Pessanha