Comportamento

Pai…

Pai negro ensinando filho a andar de bicicleta ao ar livre
ammentorp / 123rf
André Parísio
Escrito por André Parísio

Figura singela e muito importante em nossa vida, exemplo de inspiração moral e profissional. Meu grande amigo, meu confessor e defensor. Um dia sem dúvida é muito pouco para comemorar uma data que representa alguém tão importante em nossa vida. Mas como começou a ser comemorado o Dia dos Pais?

A história conta que tal data começou a ser comemorada em meados do mês de junho do ano de 1910, a partir da sugestão de uma moça chamada Sonora Louis Dodd, que quis homenagear seu pai, sr. William Jackson Smart.

O sr. Smart, como era conhecido, foi um veterano da Guerra Civil Americana que após a morte de sua amada esposa teve que criar sozinho sua filha Sonora e os seus outros filhos. A data em questão para comemoração do Dia dos Pais inicialmente foi o dia 19 de junho, data do nascimento do sr. Smart. Nos anos 70, o presidente americano Richard Nixon decretou como data oficial o terceiro domingo do mês de junho como data comemorativa oficial do Dia dos Pais no país.

Você também pode gostar

No Brasil a primeira vez que foi comemorado o Dia dos Pais da qual temos registro foi em 16 de agosto de 1953. Diferentemente do que ocorreu nos Estados Unidos, por aqui a comemoração foi pensada como uma data com fins comerciais com o objetivo de aquecer as vendas do comércio, e o seu idealizador foi o publicitário Sylvio Bhering.

Hoje esta data é comemorada em diversos países, e sendo ou não uma data comercialmente atrativa o importante é que celebra uma figura icônica em nossa vida, responsável em parte por nossa formação moral.

Pai negro com filho levantado em seus ombros
Luis Quintero / Pexels

Mas será que somos pais presentes? Será que participamos da educação de nossos filhos?

Ser presente é participar ativamente da criação e educação moral de seus filhos, é o acordar noturno, é ter 50% da responsabilidade dos filhos, é ser amigo, é ser confessor, é ser rígido, é ser um exemplo.

Sobre o autor

André Parísio

André Parísio

Consultor de gestão comercial, consultoria de franchising, publicitário, Consultor de Marketing. Mais de 20 anos de experiência na área comercial e de Marketing.

Email: [email protected]
Linkedin: linkedin.com/in/andreparisio