Espiritualidade Judaísmo

Pessach

Denis Schaefer
Escrito por Denis Schaefer
Pessach, também chamada de “Festa da Libertação”, é comemorada de 15 a 22 de Nissan (mês de Áries), do pôr do sol do dia 19/04/2019 ao pôr do sol do dia 27/04/2019.

É a celebração da libertação dos israelitas, sob a liderança de Moisés e pela força do Criador, da escravidão no Egito, comandado pelo Faraó, há mais de 3400 anos. O Faraó cedeu a liberdade aos israelitas, após todo o Egito ter sido castigado por dez pragas, sendo a última a morte dos primogênitos.

Prato típico judaico decorado com ilustrações de casas em suas bordas contendo sete divisões dispostas de maneira circular. Cada círculo possui um alimento, como ovo, alface, frango, batata... No meio dos seis círculos, há um círculo maior com uma inscrição judaica.

Para os cabalistas, entretanto, este evento significa não apenas a libertação do povo israelita do Egito, mas também a nossa libertação pessoal da escravidão dos nossos desejos egoístas que nos impedem de compartilhar.

Quando vivemos em função de nossos desejos pessoais, sem se importar com o próximo, nos aprisionamos em celas intransponíveis, que nos impedem de viver a vida em sua plenitude. O controle do ego e a eliminação de nosso lado negativo, por sua vez, permite que os grilhões que nos prendem sejam quebrados, abrindo as portas para a liberdade.

A nossa jornada rumo à liberdade e à vida plena pode ser difícil e requer uma transformação interior.

Não por acaso, Pessach ocorre no mês de Áries, que é o mês dos inícios, quando plantamos novas sementes. É quando temos a oportunidade de mudar nosso destino. O mês de Áries, por sua vez, é regido pelo planeta Marte, que nos dá forças para lutar pela nossa liberdade e pela transformação pessoal e coletiva.

Mãos levantadas para o céu, libertando-se de algemas.

Este é o significado intrínseco de Pessach: a elevação de nossa consciência robótica, baseada somente na dimensão do mundo físico, no desejo egoísta de satisfação pessoal, para a realidade do mundo infinito, a dimensão espiritual dos mundos cósmicos, o desejo de amar o próximo, a união dos mundos inferiores com os mundos superiores.

Chag Pessach Sameach! Feliz Pessach!

Você pode gostar de outros artigos desse autor. Confira também: Purim.

Sobre o autor

Denis Schaefer

Denis Schaefer

Denis Schaefer, oficial da Marinha do Brasil - formação em ciências navais, com ênfase nas matérias de administração, Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo, Cabalista, Escritor e Palestrante.

Estuda e divulga os conhecimentos da cabala, sabedoria que desvenda os códigos ocultos da Torá (Bíblia). Segue os ensinamentos de Isaac Luria (ARI), renomado cabalista do século XVI, que viveu em Israel, tendo estudado em diversas escolas, sendo as mais recentes dirigidas pelos rabinos cabalistas Rav Berg e Rav Joseph Saltoun. Realizou suas primeiras palestras após viagem iniciática em Israel, Marrocos e Espanha, onde visitou as principais fontes e teve muitas inspirações. Promove encontros de cura e meditação.

A missão de minha vida é de revelar a luz do Criador ao mundo, para que todos vivam em sua plenitude, alegria e paz.

CONTATOS:
Grupo no Facebook: Estudos da Cabala
Celular: (11) 997120833
E-mail: [email protected]
Instagram: @schaeferdenis