Pessach, também chamada de “Festa da Libertação”, é comemorada de 15 a 22 de Nissan (mês de Áries), do pôr do sol do dia 19/04/2019 ao pôr do sol do dia 27/04/2019.
É a celebração da libertação dos israelitas, sob a liderança de Moisés e pela força do Criador, da escravidão no Egito, comandado pelo Faraó, há mais de 3400 anos.
O Faraó cedeu a liberdade aos israelitas, após todo o Egito ter sido castigado por dez pragas, sendo a última a morte dos primogênitos.
Para os cabalistas, entretanto, este evento significa não apenas a libertação do povo israelita do Egito, mas também a nossa libertação pessoal da escravidão dos nossos desejos egoístas que nos impedem de compartilhar.
Quando vivemos em função de nossos desejos pessoais, sem se importar com o próximo, nos aprisionamos em celas intransponíveis, que nos impedem de viver a vida em sua plenitude. O controle do ego e a eliminação de nosso lado negativo, por sua vez, permite que os grilhões que nos prendem sejam quebrados, abrindo as portas para a liberdade.
A nossa jornada rumo à liberdade e à vida plena pode ser difícil e requer uma transformação interior.
Não por acaso, Pessach ocorre no mês de Áries, que é o mês dos inícios, quando plantamos novas sementes. É quando temos a oportunidade de mudar nosso destino. O mês de Áries, por sua vez, é regido pelo planeta Marte, que nos dá forças para lutar pela nossa liberdade e pela transformação pessoal e coletiva.
Este é o significado intrínseco de Pessach: a elevação de nossa consciência robótica, baseada somente na dimensão do mundo físico, no desejo egoísta de satisfação pessoal, para a realidade do mundo infinito, a dimensão espiritual dos mundos cósmicos, o desejo de amar o próximo, a união dos mundos inferiores com os mundos superiores.
Você também pode gostar
Chag Pessach Sameach! Feliz Pessach!
Você pode gostar de outros artigos desse autor. Confira também: Purim.