Cabala Espiritualidade

Imortalidade e a qualidade dos nossos relacionamentos

Olho que tudo vê sobre o universo
Bestdesigns / Getty Images / Canva
David Hugo Peczenik
Escrito por David Hugo Peczenik

A Cabalá é um vasto campo de conhecimento, uma sabedoria milenar que tem por objetivo eliminar a dor e o sofrimento do mundo.

Entendendo que a realidade aparentemente está dividida em mundo físico e espiritual, e considerando que para cada um de nossos pensamentos, palavras e ações sempre haverá uma resposta, de acordo com a Lei de Causa e Efeito, praticamente todos os eventos podem ser analisados à Luz do saber cabalístico.

Dessa forma, alguns dos temas abordados são a astrologia cabalística, os sonhos, o medo, a alimentação, o poder da oração, as letras hebraicas, a Mulher, o sexo, a prosperidade, as reencarnações, a tecnologia e muito mais.

Eu citei a tecnologia? Sim, isso mesmo. Por mais estranho que possa parecer, a tecnologia apresenta pontos muito importantes em comum com a Cabalá; se não fosse por ela, muitos dos mais reveladores conceitos não seriam facilmente compreendidos pela sociedade de hoje.

Um dos campos científicos mais promissores, sem dúvida, é a nanotecnologia. As incalculáveis formas de revolucionar a medicina, a economia, nossa relação com o meio ambiente e muito mais tem sido estudado nas últimas cinco décadas.

Imagem da árvore-da-vida da Cabalá sobre escrito judaicos.
Volodymyr Zakharov / Getty Images / Canva / AnonMoos / Creative commons

O manuseio da matéria em escalas microscópicas permite rearranjar materiais de múltiplas maneiras com diversos objetivos. Em um futuro próximo, próteses não mais precisarão ser de material sintético; rejeições em operações de transplante tenderão a zero; poderemos rearranjar moléculas, desenvolvendo novos materiais mais resistentes, versáteis e mais baratos; revolucionaremos a reciclagem; possivelmente, assim, conseguiremos dar um fim mais proveitoso ao lixo que diariamente geramos em todo o planeta. Esses exemplos são apenas uma pequena fração do que a nanotecnologia promete para um futuro não tão distante.

Mas o que a Cabalá tem a ver com isso?

Cada um de nós é uma unidade do Criador. Somos os átomos divinos da Criação. Assim como o rearranjo de átomos pode mudar estruturas moleculares por meio de ligações mais fortes entre os átomos que formam a matéria, nosso trabalho espiritual constitui esforços para evoluir. Entenda-se por esforços buscar o autoconhecimento e aprimorar seus relacionamentos.

Uma camiseta comum tem um certo período de vida útil se cuidarmos dela de forma regular. Com o passar do tempo, porém, seu tecido sofre o desgaste, sua trama se enfraquece e a camiseta não serve mais para uso. Isso acontece porque as ligações entre os átomos que compõem a matéria se enfraquecem até o desgaste do material.

Átomos são “imortais”; a matéria se decompõe, oxida, degenera em função do desgaste das ligações entre eles. A areia da praia é formada por conchas do passado, vidro e outros materiais que foram se desgastando ao longo das eras, por exemplo. Mas os átomos que um dia formaram as conchas ainda estão presentes.

Silhueta de um homem no topo de uma montanha com os braços erguidos contemplando o universo
Jankovoy / Getty Images Pro / Canva

Pense agora nas pessoas que você mais ama, que mais sente prazer em ter por perto. Suas companhias lhe trazem prazer, leveza e harmonia. É fato que quando estamos nos sentindo felizes e amados, nosso sistema imunológico se fortalece. Mas se lembrarmos de pessoas com quem não nos relacionamos muito facilmente, logo percebemos um desequilíbrio de nossa harmonia, em nossa paz de espírito, o que se reflete em uma baixa em nossa imunidade.

O conjunto de relacionamentos que vivemos pode ser usado como analogia à trama de uma camiseta; algumas “fibras” são mais resistentes do que outras. Mas esse desequilíbrio acaba levando ao desgaste, ainda que desigual, do tecido.

A nanotecnologia promete camisetas cujos tecidos sejam muito mais confortáveis, práticos, resistentes e, por isso, mais duradouros.

Você também pode gostar

Já parou para pensar na qualidade do tecido que você veste em sua vida? Como é a qualidade dos seus relacionamentos?

Rearranje seus relacionamentos, melhore a qualidade deles, construa relações mais sólidas e prazerosas.

A Cabalá ensina que quando aprendermos finalmente a nos relacionarmos norteados pelo amor incondicional, nossa saúde se fortalecerá de forma inédita, porque teremos finalmente ligações poderosas e amorosas e alcançaremos a imortalidade.

Sobre o autor

David Hugo Peczenik

David Hugo Peczenik

Judeu, tive meu primeiro contato com a cabala aos 8 anos, por meio do meu avô materno.

Em 1998 me afiliei à Ordem Rosacruz, onde comecei a dar palestras e cursos sobre o tema, no estado do Rio de Janeiro.

Escrevo em minhas páginas do Facebook e Instagram intituladas “O Pomar dos Aprendizes”.

Assinei uma coluna sobre cabala em um jornal online de uma cidade no Rio de Janeiro e fui convidado a escrever um artigo para uma revista de bairro de grande tiragem.

Atualmente realizo lives e dou cursos à distância.

Contatos:
Email: [email protected]
Facebook: opomardosaprendizes
Instagram: @opomardosaprendizes