Cabala

Estudos da Cabala – Pessach

cabala
Denis Schaefer
Escrito por Denis Schaefer

“Eu sou o Eterno, seu Deus, que te tirei da terra do Egito, da casa dos escravos.” (Êxodo 20:2 – 1º Mandamento)

Pessach, que se inicia ao pôr do sol desta sexta-feira, dia 30 de março, significa “passagem”. É a passagem da escravidão para a liberdade, a fuga do Egito em direção à Terra Prometida.

Depois de 210 anos de opressão e servidão, o povo hebreu foi liberto tão rapidamente, que não houve tempo de fermentar o pão que foi preparado para a fuga. Em nossas situações de sofrimento pessoal, também temos que estar preparados, pois podemos ser libertos, bastando para isso apenas um instante.

Na noite de Pessach, uma refeição especial é servida, chamada de Seder, que relembra o episódio e contém uma série de significados, sendo recitado o Haggadah, que compõe a ferramenta para a nossa libertação espiritual.

A libertação do Egito é a semente de toda a consciência da espiritualidade humana, a fundação e as raízes da Torá e de todos os mandamentos, a fé completa na liberdade concedida pelo Criador.

Este não é tão somente um feriado religioso registrado em um calendário, como recordação da libertação dos hebreus. O povo estava aprisionado de maneira profunda, em seu 49º nível de negatividade, estando quase no limite de sua escuridão plena. A libertação veio após a 10ª praga, a morte dos primogênitos, que revela a morte de nosso lado negativo em seu aspecto mais elevado e de nossas amarras com o ego destrutivo. Ao marcarem os umbrais das casas com o sangue do cordeiro, sinalizaram a intenção e escolha em serem salvos da morte espiritual. Deus sempre está presente para nos livrar, mas temos que ter fé a agir, sinalizando nossa crença no poder absoluto do Eterno, na realidade acima da matéria. É unicamente nossa a escolha de nos unirmos à consciência divina, nosso livre-arbítrio.

Pessach é, acima de tudo, deixar nossa consciência escravizada no passado, atravessar nossa crença na existência de um mundo limitado e de dificuldades intransponíveis, rumo a uma liberdade infinita, em plenitude. É a travessia da consciência limitada rumo à imortalidade da alma e da vida eterna, em um mundo infinito e em paz absoluta.

*Qual o Faraó na sua vida? Qual é o seu Egito, sua vida escravizada?

*Qual é seu mar vermelho? Quais seus medos e angústias que te impedem de seguir adiante? Quais seus bloqueios aparentemente intransponíveis, que te fazem retroceder ao nível de escravidão?

*Medite na Terra Prometida, na vida sem limitações, perfeita e abundante. Ela existe e foi feita para você.

*Deixe seu Egito pessoal e caminhe com fé rumo à liberdade!

Viva uma vida de liberdade absoluta e consciência plena!

Chag Pessach Sameach! 

Feliz Pessach!

Sobre o autor

Denis Schaefer

Denis Schaefer

Denis Schaefer, oficial da Marinha do Brasil - formação em ciências navais, com ênfase nas matérias de administração, Agente Fiscal de Rendas do Estado de São Paulo, Cabalista, Escritor e Palestrante.

Estuda e divulga os conhecimentos da cabala, sabedoria que desvenda os códigos ocultos da Torá (Bíblia). Segue os ensinamentos de Isaac Luria (ARI), renomado cabalista do século XVI, que viveu em Israel, tendo estudado em diversas escolas, sendo as mais recentes dirigidas pelos rabinos cabalistas Rav Berg e Rav Joseph Saltoun. Realizou suas primeiras palestras após viagem iniciática em Israel, Marrocos e Espanha, onde visitou as principais fontes e teve muitas inspirações. Promove encontros de cura e meditação.

A missão de minha vida é de revelar a luz do Criador ao mundo, para que todos vivam em sua plenitude, alegria e paz.

CONTATOS:
Grupo no Facebook: Estudos da Cabala
Celular: (11) 997120833
E-mail: [email protected]
Instagram: @schaeferdenis